Notícias

SmartTech: Sony deve fazer upgrade no PS5 em 2022; Ambev faz teste com drone para delivery; Donald Trump lança ‘rede social’ própria; saiba as novidades da IBM, Mercado Livre, Nintendo, STF e Aleksandar Mandic

4 Minutos de leitura

Sony

A Sony, uma das gigantes do ramo de tecnologia no mundo, anunciou que deve fazer upgrade em um de seus principais produtos, o Playstation 5, já no ano que vem.

O console, anunciado em 2019, foi lançado em novembro de 2020. Muitos ainda não conseguiram comprar a nova geração de videogames da Sony, pois além do preço, a companhia passa por dificuldades de re-estoque, devido a alta demanda do produto.

Mesmo assim, segundo o jornal DigiTimes, a Sony deve fazer um upgrade de hardware da nova linha Playstation para os 2º e 3º trimestres de 2022.

Segundo o jornal, a grande mudança será um CPU de 6 nm, que deve ser semi personalizado pela AMD. Nenhuma mudança externa, de design ou algo do tipo, será feita.

Assim como o resto da indústria, a produção de Playstations é prejudicada pela escassez de chips. Durante uma ligação com investidores, Hiroki Totoki, CFO da Sony, indicou que a falta de componentes pode provocar mais mudanças de hardware no console.

Ambev

A Ambev, maior empresa do ramo de bebidas alcóolicas no Brasil, fez um test-drive de sua tecnologia de delivery via drones. Os testes ocorreram em Jaguariúna, em São Paulo, com a parceria da startup Speedbird Aero.

O drone DLV-1 tem capacidade de carregar 2kg de carga, fazendo um trajeto de 2,5 km em 2 minutos.

Segundo a Ambev, o projeto tem a intenção de melhorar a mobilidade urbana, além de ajudar na preservação do meio ambiente, mas não sabe quando o drone deve entrar em vigor. 

Além dos desafios de logística, a Ambev precisaria da aprovação da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

Donald Trump

Após ser banido das maiores das grandes plataformas, o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, resolveu criar sua própria plataforma de rede social. Trata-se do ‘From the Desk of Donald J. Trump’ (Da Mesa de Donald J. Trump).

Embora a plataforma tenha sido lançada com ares de rede social, o site é, praticamente, um diário de Trump. Os usuários podem compartilhar as publicações no Twitter e Facebook, mas não podem engajar de forma direta, como deixar comentários.

Imagem: From  the Desk of Donald J. Trump

Enquanto Trump tenta ampliar sua presença na internet, ambos Twitter e Facebook dizem que baniram o ex-presidente de forma permanente. Até mesmo uma conta feita para publicar os textos do “From the Desk” foi banida das plataformas.

O impacto na imagem pública de Trump após os banimentos é enorme. Segundo a análise da NewsWhip, desde janeiro de 2021, o número de engajamentos sobre o republicano caiu em 91% nas principais redes sociais. Enquanto o número quase chegou a 50 milhões de interações por dia em janeiro, agora está em 1,9 milhões por dia em maio.

IBM

A IBM revelou ao mundo o que eles dizem ser o menor chip já criado. Segundo a empresa, o chip tem 2 nanômetros, muito menor que a média dos chips presentes em computadores, que variam de 7 a 10 nanômetros.

As produções do chip estão marcadas para acontecer entre 2024 e 2025.

De acordo com a IBM, o chip tem 50 bilhões de transistores. De maneira prática, a eficiência de um chip pode ser medida pela quantidade de transistores presentes em um chip, desde que o tamanho não aumente muito.

Por isso, o chip da IBM pode ter desempenho médio 45% maior que os chips comuns de computador, e usando 75% menos energia.


Saiba mais

SmartTech: Atualização no iOS irrita Facebook; CES 2022 deve ser presencial; LG chega em acordo com funcionários brasileiros; confira as novidades da Gucci, Facebook e Blue Origin


Mercado Livre

Em estratégia de proteção de reservas, o Mercado Livre fez a aquisição de US$ 7,8 milhões em Bitcoins, principal criptomoeda do mundo, no primeiro trimestre do ano. Os dados são segundo a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC, em inglês).

A empresa argentina não é a primeira a adentrar no ramo de criptomoedas. Assim como eles, a Tesla, do Elon Musk, já aceita pagamentos via criptomoeda, e possui milhões de dólares do ativo nas receitas.

Nintendo

Durante a apresentação dos resultados financeiros da companhia no 1T21, a Nintendo disse que a escassez global de chips deve prejudicar a confecção de novos Nintendo Switch, console da companhia.

As projeções da companhia apontam que as vendas do seu principal console devem cair em 12% até 2022 por conta da crise de abastecimento. A queda nas vendas deve acontecer após um ano de fartura da companhia, que vende um produto perfeito para aqueles que tiveram que ficar mais tempo em casa devido a pandemia.

A crise global de abastecimento de chips já atinge as principais fábricas de tecnologias. Além da Nintendo, a Sony e Microsoft já disseram que a escassez deve prejudicar a confecção de novos Playstation e Xbox.

Inicialmente, essa crise acontecia no setor automobilístico. Agora, ela deve afetar todos os setores de tecnologia do mundo.

STF

O site do Supremo Tribunal Federal (STF) ficou fora do ar depois da noite de quinta-feira (06). Ao que tudo indica, trata-se de um caso de injeção de SQL, que se aproveita de falhas de segurança presentes no site.

Agora, no site do Supremo, existe uma mensagem de esclarecimento sobre a falta de acesso:

Fonte: STF

Segundo o G1, técnicos do Supremo afirmaram que nenhum dado sigiloso foi comprometido, nem sequestro de ambiente virtual. Agora, o caso deve ser investigado pela Polícia Federal.

Aleksandar Mandic

O considerado pai da internet brasileira, Aleksandar Mandic, faleceu nesta quinta-feira (06). Empreendedor, Aleksandar foi o principal pioneiro pelo uso comercial da internet no país.

Aleksandar é criador e fundador do site de conteúdo iG, que entrou no ar em 1999. Um ano antes, em 1998, ele havia ganhado o prêmio Melhor Provedor iBest 97/98 por ter criado um dos primeiros provedores de internet do país, o Mandic BBS.

Foto: Reuters / Divulgação

Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…