AÇÕESNotícias

Fique por dentro dos assuntos mais relevantes desta quinta-feira (13)

3 Minutos de leitura

A CPI da Covid mais uma vez marca a quarta-feira (12) e quinta-feira (13). Após o depoimento tenso do ex-secretário da Comunicação do Governo, os senadores devem ouvir um representante da Pfizer, farmacêutica que ofereceu ao Brasil milhões de doses da vacina no ano passado.

Após pesquisa de intenções de votos para o segundo turno em 2022, o Datafolha expõe as consequências dos recentes desgastes do governo federal. Embora seja cedo para chutar um possível próximo presidente, a pesquisa serve como uma medição de temperatura política, que atualmente não está favorável para o Executivo.

Esses e outros destaques você confere agora.

CPI DA COVID: FABIO WAJNGARTEN QUASE SAI PRESO APÓS PEDIDOS DE SENADORES

A quarta-feira (12) da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid foi a mais tensa desde a abertura das investigações. Após uma comissão que durou um dia inteiro, o ex-secretário de Comunicação do Governo, Fábio Wajngarten, quase saiu preso após pedidos de senadores.

O maior motivo dos pedidos acontece por conta das inúmeras inverdades ditas pelo ex-secretário. No fim de abril, Wajngarten concedeu uma entrevista à VEJA, objeto principal usado pelos senadores. O ex-secretário negou ter dito inúmeras coisas da reportagem, incluindo o trecho em que ele diz que houve incompetência do Ministério da Saúde quanto à atuação na pandemia.

Durante a CPI, a revista VEJA liberou o áudio da entrevista na íntegra, provando inverdade dita por Wajngarten. A situação foi agravada quando o ex-secretário disse que durante a campanha “O Brasil não pode parar” pela Secom, ele estava afastado e não estava trabalhando.

Imediatamente, membros senadores mostraram à CPI uma transmissão ao vivo feita por Wajngarten com a participação do Eduardo Bolsonaro. Durante a live, o ex-secretário disse estar bem e trabalhando.

Os desvios e inverdades irritaram os senadores. O relator da CPI, Renan Calheiros, fez um dos primeiros pedidos de prisão em flagrante. Ele foi acompanhado do vice-presidente da CPI, Randolfe Rodrigues, e de vários membros da comissão.

O pedido, porém, foi negado pelo presidente da CPI, Omar Aziz, que preferiu encaminhar o caso para o Ministério Público (MP).

Nesta quinta-feira (13), membros da CPI devem ouvir o gerente-geral da Pfizer na América Latina, Carlos Murillo. O depoimento é importante, pois os senadores buscam descobrir os fatos quanto à oferta da Pfizer ao Brasil em 2020, quando a farmacêutica propôs milhões de doses de vacinas.

DATAFOLHA MOSTRA RECENTE DESGASTE DO PLANALTO

Ainda é cedo para chutar um segundo turno para as eleições presidenciais de 2022, mas as recentes pesquisas mostram como as crises do Planalto no início do ano causam um desgaste do Executivo.

Segundo o Datafolha, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem 55% das intenções de voto, contra 32% do presidente Jair Messias Bolsonaro para o segundo turno.

O desgaste acontece após embates quanto ao Orçamento para 2021, sancionado com inúmeros problemas fiscais. Além disso, a CPI da Covid arrasta a popularidade do Executivo para baixo, com senadores convocando membros importantes do governo federal.


Saiba mais

CPI da Covid e Orçamento podem atrasar agenda de reformas do Planalto


AGENDA

Às 9h no Brasil, sai o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br). O índice é considerado como uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB), e é publicado pelo Banco Central (BC).

Às 9h30, sai o número de pedidos por seguro desemprego nos Estados Unidos. A taxa vem caindo desde o início do ano, com projeções apontando com o mesmo caminho.

Também sai às 9h30 nos Estados Unidos o Índice de Preços ao Produtor (IPP). Como qualquer índice inflacionário no país, acompanhar a taxa é importante para medir a temperatura da economia global, que vem aproveitando a onda de investimentos massivos em infraestrutura e crescimento interno de países como EUA e China.

BOLSAS E CÂMBIO

Dados da inflação nos Estados Unidos empurram o mercado global para a negativa no início da manhã.

A preocupação dos investidores é que o governo de Joe Biden aumente as taxas de juros no país, que estão em baixa recorde para fomentar o crescimento econômico. Caso aumente, isso pode afetar o superciclo das commodities, que vem beneficiando países emergentes, como o Brasil.

Às 8h da manhã:

  • STOXX 600 (STOXX): 1,25%, indo a 432,44 pontos
  • DAX (GDAXI): -1,40%, indo a 14.938,55 pontos
  • FTSE 100 (FTSE): -1,86%, indo a 6.874,50 pontos
  • CAC 40 (FCHI): -1,06%, indo a 6.214,49 pontos
  • FTSE MIB (FTMIB): 1,37%, indo a 24.117,50 pontos

Acompanhando o mercado global, os índices asiáticos fecharam registrando baixas.

  • Hang Seng (HK50): -1,67%, indo a 27.715,37 pontos
  • KOSPI (KS11): -1,25% , indo a 3.122,11 pontos
  • Shanghai Composto (SSEC): -0,96%, indo a 3.429,54 pontos
  • Nikkei 225 (N225): -2,49%, indo a 27.448,01 pontos
  • Shanghai Shenzhen CSI 300 (CSI300): -1,02%, indo a 4.992,97 pontos

Às 8h da manhã, os índices futuros dos EUA apresentam resultados negativos:

  • Nasdaq 100 Futuros: -0,29%, indo a 12.960,25 pontos
  • Dow Jones Futuros: -0,47%, indo a 33.351,50 pontos
  • S&P 500 Futuros: 0,31%, indo a 4.046,12 pontos

Acompanhe as cotações do Dólar e o Euro na manhã desta quinta-feira (13):

  • Às 9h03, o Dólar subiu +0,07%, a R$ 5,30
  • Às 9h03, o Euro subiu +0,15%, a R$ 6,41

Imagem: TV Senado / Reprodução

Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…