Notícias

FOMC indica em ata que a inflação nos EUA pode provocar mudanças na política de compras de ativos

2 Minutos de leitura

A segunda semana de maio é marcada no mercado global pelos dados inflacionários dos Estados Unidos, e como isso pode impactar a economia dos países durante esse período de recuperação da normalidade.

De acordo com o Departamento do Trabalho dos Estados Unidos (DOl em inglês), a inflação nos Estados Unidos ficou muito acima do esperado de 0,2%, fixando em 0,8% em abril. A soma dos últimos 12 meses é de 4,2%. De cara, isso pode significar aumentos nas taxas de juros no país, medida mais usada para tentar frear a alta dos preços.

Acontece que os Estados Unidos estão em sua baixa histórica de taxas, de 0% a 0,25%. Isso porque o país está fomentando a retomada da economia, mantendo os juros baixíssimos e estimulando investimentos. Aliado a isso, planos trilionários foram aprovados para beneficiar a população do país, aumentando mais ainda o poder de consumo.

A baixa histórica nas taxas já provoca inclusive um superciclo das commodities, já que os EUA e China estão fazendo extensos investimentos em infraestrutura. Isso beneficia diretamente países exportadores como o Brasil, que viu os preços das matérias-primas subirem em 66%.


Saiba mais

Entenda como o ‘boom’ das commodities deve levar o Brasil a um inédito superávit externo


Segundo o Fed, a alta é temporária, mas políticas podem mudar

Embora a reação do mercado tenha sido negativa, o Sistema de Reserva Federal dos Estados Unidos (Fed) garantiu, após a publicação da inflação norte-americana, que a alta é temporária.

Após a publicação da ata do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC), a ideia é reforçada, mas já sinalizando mudanças nas compras de ativos.

“Vários participantes sugeriram que se a economia continuasse a progredir rapidamente em direção às metas do Comitê, poderia ser apropriado em algum ponto das próximas reuniões o início das discussões um plano para ajustar o ritmo de compras de ativos”, diz a ata divulgada.

As projeções para a inflação dos Estados Unidos já estão acima da meta estipulada pelo Fed. Segundo o Fed, a alta dos preços pode representar uma subida de 2,4% em 2021, acima da meta de 2%.

A sinalização de que as políticas de juros dos EUA podem mudar em um futuro próximo esfria o mercado, mas os efeitos não devem ser tão drásticos. No caso do Brasil, além da alta nos preços de commodities, a economia depende da resolução de fatores internos, como a vacinação em massa.

Foto: Reuters / Reprodução

Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…