ArtigosCuriosidades

Home Broker: como surgiu e para que serve

3 Minutos de leitura

Se você conhece a história da Bolsa de Valores, uma coisa é inegável: estamos em um momento ímpar de avanços tecnológicos.

Em poucas décadas, operações que eram feitas na base do grito dão lugar a aplicativos de celular que, apenas com acesso a internet, fazem qualquer operação financeira na velocidade da luz.

Hoje em dia, o conceito de home broker está cada vez mais popular, especialmente depois de um ano marcado pela grande expansão no número de pessoas cadastradas na B3, a Bolsa de Valores oficial do Brasil.

De acordo com a B3, o número investidores ativos saltou 93% em 2020, chegando a 3,2 milhões de pessoas.

Home broker nada mais é que as plataformas que ligam os investidores ao mercado financeiro, sem a necessidade de negociar ações em mesas de operações, que contavam com inúmeros operadores. Antigamente, todas as negociações na Bolsa eram assim.

Foto: Bovespa

Voltando um pouco no tempo, de onde surgiu o home broker?

Nós já contamos a história das negociações nos pregões da Bolsa de Valores brasileira, desde a criação das primeiras bolsas nas principais capitais do país até o grande período de fusões que culminou na criação da B3 em 2017.

A criação do home broker foi ocorrer no fim da década de 90, pouco antes dos acontecimentos que marcaram o fim da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro (BVRJ). Na época, a grande revolução tecnológica estava a todo vapor, com a implementação da Mega Bolsa, sistema eletrônico de acesso a todas as corretoras.

O grande destaque da implementação da Mega Bolsa é a quantidade de informações processadas diariamente nas Bolsas, que agora contavam com técnicas de programação em HTML.

Embora o modelo esteja migrando para um formato 100% eletrônico no final da década de 90, essa transição durou até 2009. Na Bovespa, o pregão viva-voz acabou oficialmente em 2005.

Mais recentemente, em 2013, os sistemas foram integrados em uma plataforma só lançada pela B3, a Plataforma Unificada Multiativos Trading System (PUMA), sistema em vigor até hoje.

O que faz um home broker?

Segundo a Bovespa, o home broker é “o acesso ao sistema de operações da BOVESPA efetivado por um cliente final via Internet, através da página de uma corretora de valores mobiliários”.

De forma direta, é uma via de comunicação eletrônica entre o investidor e as corretoras que fazem operações nas bolsas. Como tudo é feito na base de internet e aplicativos, a facilidade é a mesma que acessar contas de bancos, atividade nomeada como home banking

A palavra chave do home broker é comodidade, pois do conforto da sua casa milhares de operações são possíveis, entre elas:

  • Ver negociações e cotações em tempo real: Todas as operações feitas na Bolsa de Valores podem ser vistas a qualquer momento no home broker, inclusive acompanhar a volatilidade das ações compradas. Antigamente, acompanhar a subida e descida do câmbio e ações não era a tarefa mais prática do mundo.
  • Carteira de investimentos: Em uma era marcada pela revolução da informação, a carteira de investimentos também passou por um processo de evolução com a chegada do modelo eletrônico. Com home broker, seu saldo na carteira está sempre disponível, e você pode visualizar outras ações de interesse.

Saiba mais

Do papel ao algoritmo: conheça a evolução dos pregões na Bolsa de Valores brasileira


Como escolho um home broker?

Da mesma forma que você escolhe um home banking, uma pesquisa prévia é imprescindível. Embora certos aspectos sejam pessoais, você deve estar atento a gama de serviços que cada home broker oferece, e as vantagens de assinar com uma determinada corretora.

Além disso, segurança e atendimento ao cliente são essenciais. Quando você opera com dinheiro, você quer ter o maior nível de segurança possível, e quer sempre contar com alguém para te ajudar quando algum problema, ou dúvida, surgir.

Além disso tudo, vale a pena dar uma olhada mais generosa em corretoras com o selo Retail Broker dado pela B3, que, segundo a Bolsa Brasileira, “possuem estrutura organizacional e tecnológica especializada na prestação de serviços de atendimento consultivo e de assessoria financeira, prospecção de clientes e execução de ordens e distribuição de produtos da B3 para os investidores pessoas físicas e jurídicas não financeiras”.

Abaixo, veja a lista de corretoras com esse selo de qualificação operacional da B3:

ÁgoraBTG PactualCM CapitalFator
Ativa InvestimentosC6Credit SuisseGenial Investimentos
BanrisulCitiEasynvestGuide
BradescoClearEliteH.Commcor
IcapInterItaúJ.Safra
Mercantil do BrasilMirae AssetModalNecton
Nova FuturaÓramaPlanner CorretoraSocopa
Terra InvestimentosTullett PrebonUBSVotorantim
XP Investimentos

Cada plataforma possui sua política de taxa de corretagem, especialmente as que possuem plataformas mais profissionais para day trading. Algumas corretoras até permitem a compra de pacotes de corretagem, que diminuem o custo geral.

Mesmo com a praticidade e facilidade de compra e venda de ações, é importante ressaltar que dinheiro é coisa séria, e que o melhor método de usufruir de lucros é consultando um assessor de investimentos profissional.

Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
ArtigosCuriosidadesDescomplicaEducação Financeira

4 erros de investir na previdência em dezembro

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Possivelmente você já saiba que a previdência privada do tipo PGBL é o único investimento que oferece um benefício…
ArtigosEducação Financeira

Recupere seu Dinheiro Agora! A Vantagem do PGBL que Você Não Pode Ignorar!

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Não sei se você já deu conta, mas o final do ano está logo ali. E antes da chegado…
ArtigosEducação Financeira

Investir no PGBL em 2023: Reduza Seu Imposto de Renda até o Final do Ano

1 Minutos de leitura
Com o ano de 2023 em pleno andamento, é hora de considerar estratégias inteligentes para pagar menos imposto de renda e, ao…