Notícias

Nova regra do BC que permite registro de recebíveis de cartão começa a funcionar hoje

1 Minutos de leitura

A nova regra do Banco Central (BC) sobre recebíveis de cartão de crédito começa a funcionar a partir desta segunda-feira (07). A mudança nas regras deve beneficiar principalmente as micro e pequenas empresas.

Com a mudança, os lojistas poderão registrar seus recebíveis de cartão de crédito em um sistema unificado. Segundo o BC, a medida, além de fomentar a competitividade das instituições financeiras, deve diminuir o spread bancário (diferença dos juros pagos por bancos e os juros que os bancos cobram de clientes).

“Com a entrada em operação desses comandos regulatórios, será possível ao lojista dividir suas agendas de recebíveis e as negociar com diversos financiadores simultaneamente, ampliando seus limites de crédito”, diz a nota divulgada pelo Banco Central (BC).

Segundo o BC, “sistemas autorizados e supervisionados pelo Banco Central do Brasil, irão atuar como uma espécie de interface entre o lojista que deseja obter crédito utilizando seus recebíveis e potenciais financiadores”.

Assim, as informações dos recebíveis são enviadas às registradoras por meio de credenciadoras ou subcredenciadoras escolhidas pelo lojista. As registradoras poderão, segundo o BC, “disponibilizar a qualquer financiador a quem o lojista consentir o acesso a essas informações, de forma simples e padronizada”.


Saiba mais

Após sucesso do Pix, BC aposta em sistema Open Banking


Além de resolver o problema de assimetria de informação, a mudança traz mais segurança jurídica e operacional nas operações com recebíveis.

A intenção do BC é de criar um verdadeiro ecossistema de recebíveis de cartão, democratizando o acesso e abrindo o caminho para a atuação e criação de novas fintechs no mercado, que podem atuar tanto na oferta de crédito como na prestação de serviços inovadores.

Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…