Notícias

Entenda o que causou a pane geral em sites de redes sociais e portais de notícias nesta manhã

1 Minutos de leitura

Na manhã desta terça-feira (08) diversos sites de redes sociais e portais de notícias relataram estar com dificuldade de operação, com a maioria deles ficando fora do ar para milhões de usuários. Alguns dos serviços prejudicados são o site da CNN, The New York Times, Amazon, Spotify e Twitch.

Para muitos usuários, uma mensagem de Erro 503 apareceu em boa parte desses sites. Embora o erro possa causar uma confusão, ele não tem nada a ver com as provedoras de internet, ou problemas no navegador do usuário.

O Erro 503 mais é que problema no servidor do site em que o acesso está sendo requisitado. O servidor é responsável por fazer a ponte entre o usuário e os sites. Quando um sobrecarregamento do serviço acontece, ou quando ele entra em manutenção, o acesso fica prejudicado.

No caso dos sites prejudicados no início da manhã, o problema foi justamente no provedor de serviços baseado em nuvem, a Fastly.


Saiba mais

SmartTech: Dogecoin valoriza após listagem na Coinbase; Amazon anuncia datas do Prime Day; Canon vai fechar fábrica na Zona Franca de Manaus; saiba as novidades do Twitter, Tiktok e cibersegurança


Na prática, Fastly atua no processo de agilização do acesso aos sites pelo usuário. Quando alguém carrega uma página com imagens, vídeos e conteúdos pesados, usando serviços como os da Fastly, eles costumam carregar de maneira mais rápida.

A falha nos servidores foi relativamente comum, e os serviços foram restabelecidos em pouco tempo, mas evidencia um problema no mercado de provedores: a dependência de sites e companhias em poucos serviços.

Mesmo com um problema cuja solução foi relativamente rápida, os prejuízos somados dos sites que tiveram problemas de acesso são grandes. Não só companhias privadas, mas até sites estatais sofreram com a falha de servidor. Foi o caso da página do governo britânico (gov.uk), que também teve o acesso prejudicado no início da manhã.

Outra empresa do ramo, que também é muito bem consolidada no mercado, é a Cloudflare. No ano passado, um erro em seus servidores derrubou serviços como Patreon, HBO, Crunchyroll, GitLab e Medium.

Imagem: Fastly / Reprodução

Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…