Notícias

Quase metade das estatais de saneamento básico podem ter suas contas reprovadas

1 Minutos de leitura

De acordo com um estudo conduzido pela pela consultoria GO Associados, pelo menos 40% das estatais de saneamento básico no Brasil correm o risco de terem suas contas reprovadas de acordo com o Novo Marco Legal do Saneamento, que foi aprovado em julho do ano passado.

De acordo com a lei, as empresas precisam cumprir uma série de requisitos mínimos para estarem com as contas saudáveis e em dia. Os recortes feitos pela pesquisa analisam lucratividade, endividamento e geração de caixa, avaliando se as companhias possuem condição para manter a linha de investimentos para universalizar os serviços de água e esgoto dos próximos anos.

De acordo com o levantamento, pelo menos 10 das 26 estaduais estudadas podem correr o risco de privatizarem. 9 delas são da região norte e nordeste, como a Caema (Maranhão), Caern (Rio Grande do Norte), Cosanpa (Pará) e Cosama (Amazonas).

A medida aprovada pelo governo federal no ano passado barra a sobrevida das estatais públicas de saneamento, autorizando a renovação dos contratos de programa (sem licitação) atuais e vencidos por mais 30 anos.


Saiba mais

Novo marco do saneamento impulsiona interesse no setor privado


De acordo com uma nota divulgada pelo Planalto na época, barrar o apelo era necessário para manter a competitividade:

“Ademais, os dispositivos foram vetados por estarem em descompasso com os objetivos do novo marco legal do saneamento básico, que orientam a celebração de contratos de concessão, mediante prévia licitação, estimulando a competitividade da prestação desses serviços com eficiência e eficácia, o que por sua vez contribui para melhores resultados.”, dizia a nota do Planalto.

As companhias têm até março de 2022 para prestar contas, demonstrando solidez financeira e capacidade de realizar investimento de acordo com o plano de de metas atuais de universalização, que quer garantir acesso à água potável a 99% da população, e saneamento básico a 90%.

Foto: Agência Pará / Divulgação

Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…