Notícias

SmartTech: Facebook trava nova briga com Apple e Google; El Salvador está prestes a oficializar o uso do Bitcoin; Hackers roubam códigos-fonte da EA; fique por dentro das novidades do Pix, Barbie e Elden Ring

4 Minutos de leitura

Facebook

Mais um capítulo da briga das gigantes techs foi aberto nesta semana. A menos de 2 horas antes da conferência de desenvolvedores da Apple, a Worldwide Developers Conference (WDC), Mark Zuckerberg prometeu realizar uma verdadeira exposição das duas empresas donas do iOS e Android.

O CEO do Facebook prometeu lançar uma plataforma que expõe quanto de dinheiro os desenvolvedores de aplicativos perdem ao lançarem suas invenções nas lojas virtuais.

Prévia da nova plataforma do Facebook
A plataforma de Zuckerberg deve mostrar quanto dinheiro é perdido nas taxas. Divulgação: Facebook

A briga do Facebook com as duas empresas produtoras de celulares não é de hoje. Recentemente, uma atualização no sistema iOS da Apple travou uma longa batalha que não tem data pra terminar.

Ao atualizar os iPhones para a nova versão do iOS, os usuários poderão optar por barrar trackers. Essa funcionalidade é chamada de App Tracking Transparency (ATT) pela Apple.

O tracking de dados funciona da seguinte maneira: toda vez que você cria uma conta no Facebook, por exemplo, um ID eletrônico é criado. Com esse ID, o Facebook grava suas ações dentro da rede social, e começa a distribuir propagandas (Adsense) de acordo com seus interesses e padrões de uso. Mais ainda, esse ID eletrônico é compartilhado com todos os aplicativos em que você é cadastrado, como redes sociais e até aplicativos de meditação. 

Em uma ligação com acionistas em abril, o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, disse que “a Apple pode dizer que está fazendo isso para ajudar as pessoas, mas as medidas claramente visam seus interesses competitivos”.

Futuramente, essa briga entre as duas das mais valiosas companhias do ramo de tecnologia deve acirrar. Enquanto isso, agências de publicidade e marketing já tentam se ajustar à nova realidade.

El Salvador

O pequeno país da América Central, El Salvador, deve ser a primeira nação a adotar a criptomoeda mais popular do mundo, o Bitcoin, de forma oficial. O anúncio foi feito pelo presidente do país, Nayib Bukele.

Caso a decisão seja consolidada, o Bitcoin passa a ser uma moeda obrigatória a ser presente nos comércios e bancos, da mesma forma que o dólar é no país.

O presidente do país também disse investir pesado em energia 100% limpa e renovável para a mineração de Bitcoins. A pauta sobre energia limpa é uma preocupação latente da criptomoeda. Recentemente, o CEO da Tesla, Elon Musk, suspendeu pagamentos que usam o ativo digital justamente por problemas ambientais.

O avanço tecnológico, porém, é visto com olhos negativos no Fundo Monetário Internacional (FMI). Segundo Gerry Rice, diretor de comunicações da entidade, a aplicação do Bitcoin em El Salvador levanta uma série de preocupações.

“Estamos acompanhando de perto os desdobramentos e continuaremos nossas consultas com as autoridades”, disse Gerry Rice na quinta-feira (10).


Saiba mais

SmartTech: Dogecoin valoriza após listagem na Coinbase; Amazon anuncia datas do Prime Day; Canon vai fechar fábrica na Zona Franca de Manaus; saiba as novidades do Twitter, Tiktok e cibersegurança


EA

A Electronic Arts (EA) divulgou que foi vítima de um ataque hacker nesta quinta-feira (10). A produtora de FIFA, The Sims e Battlefield disse que nenhuma das informações pessoais dos jogadores foi comprometida.

“Estamos investigando um incidente de intrusão em nossa rede na qual uma quantidade limitada de códigos-fonte de jogos e ferramentas relacionadas foram roubadas”, disse um porta-voz da empresa ao G1.

Os hackers dizem ter obtido mais de 700gb de dados da EA, incluindo o código-fonte da Frostbite, uma das engines mais usadas pela companhia para o desenvolvimento de jogos.

Em teoria, uma invasão no código-fonte pode significar que os hackers podem distribuir ou vender o que conseguiram obter. Isso pode, eventualmente, acarretar em um aumento de hackers dentro dos jogos.

Pix

O Banco Central (BC) anunciou a criação do Mecanismo Especial de Devolução do Pix. O serviço entra em operação em 16 de novembro, segundo a entidade, no aniversário do pagamento instantâneo.

“A criação do mecanismo padroniza as regras e os procedimentos para viabilizar a devolução de valores nos casos em que exista fundada suspeita de fraude ou nas situações em que se verifique falha operacional nos sistemas das instituições envolvidas na transação”, disse o BC.

A devolução poderá ser iniciada pelo prestador de serviço (PDS) de pagamento do usuário recebedor, por iniciativa própria ou por solicitação do PDS do usuário.

Mattel Launches Barbie Loves the Ocean; Its First Fashion Doll Collection  Made from Recycled Ocean-Bound* Plastic | Business Wire
Imagem: Barbie

Barbie

A Mattel anunciou que sua nova linha de bonecas, que é uma das mais famosas do mundo, será feita com plástico que seria destinado, eventualmente, ao oceano após despejo.

“Nossos esforços de sustentabilidade representam o próximo passo na missão e evolução social da Barbie”, disse Lisa McKnight, vice-presidente sênior da Mattel e chefe global do portfólio de bonecas Barbie da empresa, à CNN Brasil.

A nova linha faz parte de uma parceria firmada da Mattel com a Envision Plastics, importante empresa recicladora de plástico polietileno de alta densidade.

A linha “Barbie Loves the Ocean” custa US$ 10 por boneca, e US$ 20 no caso do conjunto com cabana de praia.

Elden Ring

Para os amantes de jogos e de novas novidades do mundo tecnológico dos games, um dos jogos mais esperados da desenvolvedora From Software teve seu primeiro trailer e data de lançamento revelados.

Elden Ring vem da mesma desenvolvedora de Dark Souls, Bloodborne e Sekiro: Shadow Dies Twice, e a história conta com a colaboração de George R. R. Martin, autor da série Game of Thrones.

O jogo está previsto para ser lançado no dia 21 de janeiro de 2022 para PC e para as gerações antigas do XBOX e Playstation.

Imagem: The Wall Street Journal / Divulgação

Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…