EntrevistasNotícias

Conheça Felipe Molero, prodígio do mundo dos investimentos e YouTuber sobre economia

3 Minutos de leitura

Com o crescimento da Bolsa de Valores oficial do Brasil, a B3, milhões de brasileiros começaram a criar um interesse pelo mundo dos investimentos. De acordo com dados publicados pela B3, o número investidores ativos saltou 93% em 2020, chegando a 3,2 milhões de pessoas.

Com a expansão considerável do número de CPFs que agora fazem parte da família da Bolsa de Valores, também cresceu no Brasil a produção de conteúdo sobre investimentos e mercado financeiro, com pessoas de todas as idades procurando fontes confiáveis que falam sobre finanças.

Esse interesse não é limitado ao público adulto. Segundo a B3 do ano passado, a Bolsa de Valores tem mais de 10 mil contas registradas abaixo dos 15 anos de idade.

O mundo econômico é complexo e muitas vezes inacessível para um público muito jovem. É com esse objetivo de disseminar o conhecimento que Felipe Molero, de 13 anos, criou o seu canal no YouTube.

Felipe é conhecido pelo seu nome ‘persona’ Kid Investor, e começou a ter interesse pelo mercado econômico desde muito cedo. Quando ainda não tinha canal no YouTube, nem sabia muito bem como funcionava a Bolsa de Valores, ele se questionava: “Como as pessoas ao redor do mundo ficaram ricas?”.

“Fui pesquisar a lista das dez pessoas mais ricas do mundo. O que todas elas têm em comum? O que todas elas fizeram?”, comentou Felipe. “Fui analisar a história de cada uma delas, para tentar colocar tudo em prática o que eles fizeram, para eu tentar fazer isso também”.

Em um certo momento, Felipe notou um padrão: todas essas pessoas realizaram empreendimentos e investimentos em algum momento da vida.

Assim, seus primeiros experimentos com investimentos aconteceram quando ele tinha apenas 10 anos de idade. Na época, Felipe começou a vender sucos, balas, livros, entre outras coisas, na escola onde estudava. Isso porque ele notou que a cantina estava cobrando valores muito acima do mercado.

Com o tempo, ele conseguiu juntar uma quantia de R$ 1.500. Com a Bolsa de Valores como meta, ele começou a pesquisar sobre o assunto e investir nas ações.

Atualmente, seu canal no YouTube conta com mais de 36 mil inscritos, e vários vídeos mensais sobre diversos assuntos do mundo econômico.

Felipe conta que alguns de seus colegas começaram a investir no mercado financeiro graças a ele e sua produção de conteúdo para o YouTube e Instagram. Ele também disse que a maior parte do contato com pessoas de sua idade acontece na internet.

“Recebo milhares de mensagens todos os dias de pessoas de 12, 13 anos, falando que começaram a apreender por minha causa”, comentou. “Eu fico muitíssimo feliz com isso. É muito gratificante pra mim, sinto que estou cumprindo minha missão, meu propósito”.

Segundo ele, isso mostra que as pessoas da sua faixa de idade estão dispostas a aprender sobre o assunto, quebrando um pouco do estereótipo de que temas do mercado financeiro são inacessíveis.

Além de dar acesso à informação, Felipe ressalta para a cautela e responsabilidade na hora de investir, principalmente para pessoas novas que recém criaram interesse no assunto.

Segundo ele, “tem que tomar um pouco de cuidado com isso”, pois tudo na internet grita ‘invista, invista, invista’, e muitas vezes o novo investidor vai começar a ter uma condição financeira precária por achar que investir é tudo na vida. “O primeiro, talvez segundo salário da pessoa, é bom que ela gaste, viva um pouquinho”.

Para ele, os mercados conservadores são um bom ponto de partida para novos investidores, como fundos imobiliários e fundos que possuam gestores.

“A gente precisa entender que não somos mestres do mercado financeiro, mas existem mestres do mercado financeiro que podem estar gerindo nosso dinheiro por nós”, diz ele.


Saiba mais

50 escritórios e R$ 100 bi em custódia: os planos da Messem Investimentos


Parceria com a Smart Money 

Recentemente, o Kid Investor fechou uma parceria com o portal Smart Money e com a Messem Investimentos, um dos maiores escritórios brasileiros de agentes autônomos da XP. A campanha visa falar sobre liberdade financeira, assunto importantíssimo tanto para novos investidores como veteranos do mercado financeiro.

Para Felipe, a liberdade financeira é atingida quando trabalhar se torna uma coisa opcional. “A importância disso é que você consegue ficar mais livre, viver a vida que você bem quer, sem depender da preocupação com o pagamento de contas e coisas do tipo”.

A campanha também consiste na apresentação de uma planilha automatizada, de autoria da Smart Money. A ideia é que investidores possam inserir suas informações, e por meio de uma leitura extensiva de dados, a planilha ajuda a atingir a liberdade financeira através da organização, diagnóstico, plano de ação e controle.

“Eu nunca vi uma planilha tão bem estruturada e tão completa como a que nós estamos fazendo”, comentou Felipe. “Ela fala exatamente seu plano de ação. Se você vai precisar cortar gastos ou organizá-los, além de ser bem organizada”.


Participe da campanha:

Conquiste Sua Liberdade Financeira


Além de canal no Youtube, Felipe Moleiro possui um perfil no Instagram e um canal no Telegram.

Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…