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GIRO CORPORATIVO: SuperFrango se prepara para IPO no fim do ano; Gol conclui aumento de capital; Carrefour anuncia pagamentos de JPC; saiba mais sobre Azul, Petrobras, Odontoprev, AES Brasil, Via e Casas Bahia

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SuperFrango

Segundo apurações do jornal Estadão, a São Salvador Alimentos (SSA), dona da gigante marca SuperFrango,  deve retomar planos para a realização de sua oferta pública inicial (IPO) no fim do ano.

O IPO da SSA estava programado para acontecer no primeiro semestre do ano, mas foi adiado para reavaliação de seu Conselho Administrativo.

A SSA é uma marca que viu suas vendas de frango dispararem durante a pandemia de COVID-19, como o consumo de aves aumentando por conta da disparada de preços da carne vermelha. Mesmo assim, o setor agropecuário ainda não viu uma recuperação completa.

O IPO da marca deve gerar R$ 1 bilhão, a ser destinado aos planos de expansão da companhia.

Gol (GOLL4)

A Gol divulgou via Comunicado ao Mercado nesta segunda-feira (14) a conclusão do prazo para exercício de preferência pelos seus acionistas com relação ao seu processo de aumento de capital anunciado no dia 28 de abril de 2021.

A Gol divulgou um aporte de R$268 milhões pelo acionista controlador da Companhia, os irmãos Constantino. Os acionistas minoritários da GOL contribuíram com outros R$ 155 milhões, elevando o total captado para R$ 423 milhões, em linha com as expectativas.

Neste mês, a companhia emitiu aproximadamente R$ 1,0 bilhão em capital (equity) novo, tornando a GOL a única empresa aérea sul-americana a aumentar seu capital, em conjunto com aumento do capital da Companhia de R$ 607 milhões relativo à incorporação da participação minoritária da Smiles.

Combinado com o recente re-tap nos Secured Notes da companhia, a GOL levantou mais de R$ 2,7 bilhões em capital de longo prazo neste trimestre.

“Nosso sucesso em manter a liquidez durante essa pandemia é o resultado de esforços concentrados para o adequado dimensionamento do nosso balanço patrimonial nos últimos cinco anos”, disse Paulo Kakinoff, Diretor Presidente da Gol. “Ao minimizar a diluição nos últimos 12 meses e executar duas transações estratégicas importantes, estamos posicionados para um crescimento significativo dos lucros, à medida em que o aumento da imunização e o início da alta temporada impulsionam o crescimento da demanda por viagens aéreas no Brasil”.

Carrefour (CRFB3)

O Carrefour divulgou na sexta-feira (11) o pagamento de juros sobre capital próprio (JCP) a ser realizado no dia 24/06/2021.

Montante totalValor por ação
R$ 175.000.000,00R$ 0,088148225

Terão direitos aos pagamentos acionistas com posição na companhia até o dia 18/06/2021, com ações serão negociadas na bolsa de valores “ex-direito” no dia 21/06/2021.

Azul (AZUL4)

A Azul divulgou na sexta-feira (11) seus resultados de tráfego para o mês de maio de 2021.

A companhia destaca que o tráfego de passageiros doméstico (RPKs) recuperou 81,4% dos níveis de 2019, enquanto a capacidade doméstica (ASKs) recuperou 86,9%, resultando em uma taxa de ocupação de 78,1%.

“Em maio, concentramos nossos esforços para gerenciar ativamente a capacidade de acordo com a demanda e continuamos a ver uma melhoria no tráfego doméstico de passageiros à medida que a vacinação avança. O tamanho e a conectividade de nossa malha, combinados com a flexibilidade de nossa frota, fornecem uma capacidade única para capturar ao máximo os benefícios da recuperação da demanda e otimizar a rentabilidade dos nossos voos. Ao mesmo tempo, nosso negócio de logística Azul Cargo teve mais um mês de receita recorde, suportado por uma forte demanda da nossa malha internacional”, disse John Rodgerson, CEO da Azul.

No total, o tráfego de passageiros domésticos cresceu 361,9% na variação anual.


Saiba mais

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Petrobras (PETR3; PETR4)

A Petrobras informou via nota na sexta-feira (11) que enviou à BR Distribuidora uma carta solicitando cooperação para implementar a oferta pública secundária (follow on) para a venda de sua participação remanescente de 37,50% no capital social daquela companhia.

A realização estará sujeita, entre outros fatores, às condições de mercado, à aprovação dos órgãos internos da Petrobras, notadamente quanto ao preço, e à análise da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), nos termos da legislação aplicável.

Odontoprev (ODPV3)

A Odontoprev anunciou via Aviso aos Acionistas na sexta-feira (11) o pagamento de juros sobre capital próprio (JCP).

Confira o cronograma de pagamentos sujeitos ao imposto de renda na fonte à alíquota de 15%, exceto para acionistas comprovadamente isentos ou imunes:

Valor total líquidoValor por ação
R$ 11.475.324,77R$ 0,0218314080

Os pagamentos serão realizados no dia 06/07/2021.

Terão direitos aos pagamentos os acionistas com posição na companhia até o dia 16/06/2021.

AES Brasil Energia (AESB3)

A AES Brasil divulgou via Comunicado ao Mercado a Política de Destinação de Resultados da Companhia, conforme as diretrizes:

  • Distribuição de proventos em periodicidade semestral, com percentual mínimo de 50% do lucro líquido ajustado do exercício social, buscando manter a prática vigente até o momento de distribuir 100% ou mais do lucro líquido ajustado sempre que justificável, considerado o plano de crescimento e a manutenção do equilíbrio financeiro da Companhia;
  • Entrada em vigor a partir do exercício social de 2022, com prazo de duração indeterminado.

“A aprovação da Política se dá no contexto da listagem da AES Brasil no Novo Mercado, o patamar mais elevado do ponto de vista de governança corporativa, e reforça o posicionamento da Companhia na adoção das melhores práticas ESG”, diz a companhia.

Via (VVAR3)

A Via, anteriormente conhecida como Via Varejo, divulgou na sexta-feira (11) a ampliação da estrutura da diretoria executiva da companhia.

“A mudança traduz o processo de transformação da companhia, está em linha com a nova cultura e objetivos da Via e garante a implementação eficaz e ágil das alavancas estratégicas recentemente divulgadas”, diz a companhia.

  • Helisson Lemos, que liderou o processo de transformação digital, assume a responsabilidade pelo Marketplace, e será também responsável por toda a estratégia de inovação da Via, incluindo parcerias estratégicas e aceleração de startups, com a posição de CINO e Marketplace;
  • Edson Tavares assume como CTO, com a missão de dar continuidade ao processo de transformação digital e o protagonismo da tecnologia;
  • Ilca Sierra assume a recém criada Diretoria Executiva de Clientes e Marketing, com a posição de CXMO, responsável por toda jornada do cliente;
  • Rosilane Balabram assume a Diretoria Executiva da Companhia com a posição de CPO;
  • Sandra Gebara assume a posição executiva de General Counsel, responsável pela área jurídica, GRC, Relações Governamentais e DPO;
  • André Calabro assume como CSFO, responsável pelo banQi, Crediário e toda plataforma de soluções financeiras da Via;
  • Helio Muniz, atual Diretor de Comunicação, assume também a responsabilidade por ESG, com a posição recém criada de CCO/ESG, responsável pela comunicação corporativa, sustentabilidade, diversidade da Via e, também, pela Fundação Casas Bahia.

Casas Bahia

Apostando no futuro do e-commerce, a Casas Bahia, varejo da Via, realizou na sexta-feira (11) a primeira transmissão live e-commerce da companhia.

O live e-commerce nada mais é que transmissões ao vivo promovidas por companhias de varejo, geralmente com a presença de celebridades e web celebridades, com a oportunidade de apresentar cupons de descontos, dicas de compra e produtos.

A Casas Bahia utilizou seu próprio aplicativo para realizar a transmissão ao vivo, em parceria com a Live Commerce Alive. As transmissões devem acontecer semanalmente, nas sextas-feiras, às 15h.

Foto: GOL / Divulgação

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