EntrevistasNotícias

Para o fundador da Dellamed, o “pós-pandemia” em 2021 deve vir acompanhado de melhorias de gestão e inovações tecnológicas

3 Minutos de leitura

Com a paralisação promovida pela pandemia de COVID-19, diversos setores econômicos foram impactados com o cenário social e de serviços atípicos. Muitas companhias, que não tinham como se preparar com antecedência, se viram em um cenário que cobra a constante adaptação devido às circunstâncias.

Em um cenário atípico, o destaque positivo fica para as companhias que conseguem fazer melhorias constantes na gestão, com a oferta de serviços de qualidade mesmo em um ano parado.

É o caso da Dellamed, empresa importadora de produtos hospitalares. Fundada em Caxias do Sul e presente em todos os estados brasileiros, a empresa, criada em 2010 para a venda de produtos ortopédicos, viu seu crescimento quase passar de 300% em 2020 mesmo com todas as dificuldades.

“Nós da Dellamed, assim como todos os importadores, tivemos dificuldades com a falta e atraso de produtos devido ao fechamento dos portos internacionais provocado pela pandemia”, comenta Felipe Della Giustina, Diretor-Executivo e fundador da Dellamed. Segundo ele, a falta de disponibilidade de contêineres e navios provocou um aumento significativo do frete marítimo.

Além disso, a alta desvalorização do real ante o dólar foi um agravante nas dificuldades encontradas pela Dellamed. Segundo Felipe, “o aumento do câmbio e do frete marítimo impactou diretamente na margem da empresa”.

Outro grande problema enfrentado pela importadora com o agravamento da pandemia no país foi a alta na inadimplência. Isso por conta do comércio fechado, que zerou as receitas dos clientes. Mesmo assim, o cenário da pandemia trouxe oportunidades para a Dellamed passar de um momento difícil com boa gestão e venda de produtos essenciais.

“Temos produtos do nosso portfólio que são diretamente ligados a pandemia, como o oxímetro, que auxilia na triagem de pacientes infectados ou com suspeita de infecção de Covid”, comenta Felipe. “Ele foi um produto essencial no combate ao Covid”.

Mesmo com um produto fundamental, Felipe comenta que o crescimento só foi possível com a  constante melhoria contínua dos seus processos, da sua estrutura física, no desenvolvimento de profissionais qualificados, e na retenção de talentos. Para ele, a empresa estava “muito bem organizada administrativa e financeiramente”.

“Nós conseguimos atender a demanda gerada pela pandemia e crescer em um momento de crise”, comenta. “Os processos gerenciais e a organização administrativa financeira são fundamentais em momentos de crise. Esse é o grande legado que a pandemia vai deixar para as empresas”.

Felipe Della Giustina, Diretor-Executivo e fundador da Dellamed

Saiba mais

Após um ano marcado por desafios, 2021 deve ser positivo para o setor de logística e transportes


Atuante no setor a mais de 10 anos, a Dellamed está presente em todos os estados brasileiros, contando com um centro de distribuição em Santa Catarina, e possui uma ampla linha de produtos, como cadeira de rodas, camas hospitalares, muletas e guinchos.

A grande expansão da companhia, passando de vendedora de produtos ortopédicos para uma importadora de produtos hospitalares, nasceu de uma vontade de Felipe de empreender e explorar o setor, aproveitando as oportunidades que o mercado oferecia.

Hoje em dia, a companhia é “líder no mercado em colchões pneumáticos e um dos principais importadores de oxímetros do Brasil”, destaca Felipe.

A trajetória da companhia não foi sempre fácil. Quando fundou a Dellamed, o empresário passou por um verdadeiro período de aprendizado para compreender a visão sistêmica do gerenciamento de uma empresa. O entendimento é importante, visto que a Dellamed atua hoje em um mercado altamente competitivo com empresas consolidadas do setor.

“Eu tive que ser criativo. A empresa teve que desenvolver processos internos, melhorias contínuas, buscar inovações em produtos e processos, desenvolver tecnologia e design, além de aprimorar o custo benefício para ganhar espaço no mercado”, destaca o fundador da Dellamed.

Agora, com a empresa expandida no setor e a boa gestão constituindo bons resultados, Felipe destaca que o mundo pós-pandemia deve ser marcado pelos extensos processos tecnológicos e adaptação de processos, como o famoso home office.

“Em 2021 os clientes ainda estão cautelosos, existe um ambiente de incerteza quanto a pandemia, com um consumo reprimido que está sendo retomado aos poucos. Com a previsão de vacinação em massa até setembro, eu acredito que a demanda reprimida vai ser atendida, dando uma forte retomada na economia”, comenta. “Essa retomada da economia vai trazer grandes oportunidades. É o momento ideal para novos projetos e ganho de mercado”. 

Pensando nesse cenário de crescimento econômico para 2021, a Dellamed vai inaugurar no próximo mês seu novo centro de distribuição em Itajaí, em Santa Catarina. Segundo Felipe, isso aumentará em quase 200% a capacidade de armazenagem e distribuição da companhia. 

Além disso, aproveitando esse momento, a Dellamed irá aumentar sua participação no mercado lançando uma nova linha de produtos, focado totalmente na saúde e bem estar de seus consumidores.

“Esse segundo semestre será muito promissor e as oportunidades estão aí. Cabe a cada empresa aproveitar e buscar seu espaço”, conclui Felipe.

Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…