Notícias

MP da privatização da Eletrobras é votada hoje no Senado: entenda os pontos polêmicos

1 Minutos de leitura

O Senado Federal deve votar nesta quinta-feira (17) o texto que permite a desestatização da Eletrobras. A votação era para acontecer ontem (16), mas foi adiada para hoje por conta da falta de alinhamento.

A Medida Provisória (MP) deve ser votada até o dia 22 de junho, que cai na próxima terça-feira. Caso o texto não tenha sido aprovado até lá, a MP corre o risco de caducar.

A recente preocupação de economistas e de congressistas é em relação aos “jabutis”, alterações ao texto original que podem causar desalinhamento e reações negativas do setor econômico.

Até o momento, o senador Marcos Rogério (DEM-RO), acatou 19 emendas das 43 sugestões totais. Esse número ainda pode mudar a depender das negociações e diálogos políticos.

Abaixo, entenda algumas propostas que foram retiradas, e outros pontos polêmicos que ainda estão na MP:

Programa de subsídios para a geração de energia na base do carvão

Outro recuo presente no parecer do relator desta quinta-feira (17) retira a previsão de extensão do programa de subsídios para a geração de energia elétrica na base de carvão, movimento promovido pela bancada de Santa Catarina, que possui uma economia sólida na base da extração de carvão. 


Saiba mais

Privatização da Eletrobras pode gerar R$25 bilhões para o governo


Contratação de térmicas

Uma das propostas que ainda está incluída no texto é a de contratação de 6 GW em térmicas no Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste, e outras 2 GW em áreas mais pulverizadas.

Esse trecho é mais um que causa polêmicas, pois faz pouco sentido economicamente, na visão de alguns congressistas. Os investimentos seriam bilionários e a Eletrobras pouco veria retornos, já que beneficiariam empresas privadas locais.

Atualmente, a MP da Eletrobras passa por uma corrida contra o tempo. Para tentar aprovar o texto até o dia 22, a disputa política pode criar ainda mais “jabutis”, o que não agrada o setor econômico.

Lembrando que caso o texto sofra alteração no Senado, ele ainda deve retornar à Câmara dos Deputados, correndo o risco de perder a validade.

Foto: Agência Brasil / Divulgação

Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…