Notícias

As tendências que devem marcar o futuro do mercado financeiro

4 Minutos de leitura

Não somos videntes, prever exatamente como vai ser o futuro do mercado financeiro não é um processo simples.

Porém, se fizermos uma releitura das inclinações atuais do mercado, principalmente as que foram impulsionadas pela pandemia, podemos ter uma visão clara das tendências que podem ditar a próxima década.

As inovações que marcam o mercado financeiro quase sempre são uma continuidade e aperfeiçoamento de processos. Mesmo assim, as tendências atuais indicam que teremos em um futuro próximo revoluções ou que mudarão, mesmo que um pouco, o funcionamento do sistema financeiro global.

A pandemia certamente acelerou esse processo tecnológico, com pessoas se adaptando ao modelo home office e priorizando o e-commerce.

Abaixo, confira uma lista de inovações e tendências do mundo econômico que devem marcar os próximos anos.

Moedas digitais

A próxima grande revolução no mercado financeiro deve ser a implementação das moedas digitais em todo o mundo. Elas são, de forma direta, aquelas que foram criadas e armazenadas de modo virtual.

Imediatamente, você pode ter se lembrado das criptomoedas, como o Bitcoin e Dogecoin, ativos que não saem das manchetes de revistas e que já existem há muito tempo.

A diferença é que as moedas digitais devem ser centralizadas, emitidas diretamente pelos Bancos Centrais dos países. É diferente do Bitcoin, por exemplo, que é descentralizado.

Atualmente, a China é um dos países mais avançados na implementação das moedas digitais com o Yuan Digital (eCNY). O país asiático já está fazendo testes controlados em algumas cidades através de aplicativos de bancos do país.

Os Estados Unidos já começaram a estudar sobre o tema, e o Brasil não está muito atrás. Recentemente, em uma videoconferência com o Conselho Diretor da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o presidente do Banco Central (BC) disse que o ‘Real Digital’, moeda virtual que deve seguir o mesmo padrão do Yuan Virtual, deve ser bem diferente do Bitcoin.

Fonte: Banco Central (BC)

Open Banking

Open Banking é o conjunto de tecnologias inovadoras do mercado que busca facilitar a troca de informações sobre clientes de bancos entre todas as instituições financeiras do país.

Essa tecnologia já está sendo implementada no Brasil desde o início do ano, facilitando a comunicação sobre clientes entre as instituições financeiras.

É importante dizer que o compartilhamento de informações é totalmente opcional. Mesmo assim, a tecnologia existe para benefício do próprio usuário, então fique atento às vantagens.

Uma delas é a oferta de crédito pelas instituições. Como o compartilhamento de dados acontece em tempo real, um determinado banco que oferece uma linha de crédito mais barata que um determinado segundo banco pode fazer propagandas para o consumidor que pagará taxas mais caras.

Blockchain

Para muitos, quando a palavra blockchain é dita, a primeira coisa que aparece na cabeça é o Bitcoin e outras grandes criptomoedas do mercado.

De fato, o Bitcoin usa o blockchain para o registro dos ativos virtuais, mas você sabia que a tecnologia já está beneficiando muitas empresas por aí?

De forma simples, blockchain é o registro de transações efetuadas virtualmente. É um sistema que além de ser seguro, é facilmente manuseável. A transação passa por verdadeiros blocos em cadeia — por isso o nome blockchain —, cada um deles validando as informações das transações

Uma das principais vantagens da implementação dessa tecnologia nas empresas é um maior controle de dados, além de reduzir os custos operacionais.


Saiba mais

Entenda o que são moedas digitais e como elas vão revolucionar o mercado financeiro


Automatização dos processos

As Inteligências Artificiais (IA) estão cada vez mais importantes no mercado financeiro, e são usadas de maneiras diferentes para diferentes propósitos.

Para investidores, robôs trader já começam a fazer parte da realidade de muitos. Trata-se de serviços que automatizam operações nas Bolsas de Valores. A ideia é efetuar decisões de maneira muito mais rápida e sem a desvantagem do fator emocional.

Quando falamos sobre empresas, diversos serviços já existem no mercado financeiro que oferecem uma automatização no processamento de dados, agilizando processos e poupando uma boa grana.

A tendência é que as IA fiquem cada vez mais inteligentes com o passar do tempo, se tornando um status quo em qualquer empresa do ramo de tecnologia.

Low Touch Economy

O termo, que significa “economia de pouco tato”, descreve o conjunto de tecnologias que mudam o comportamento dos consumidores quanto ao dinheiro e aos processos financeiros.

Uma dessas tecnologias é a implementação do PIX, sistema de pagamentos lançado pelo Banco Central (BC). O sistema passa por constantes inovações, que não devem parar tão cedo.

A grande questão do PIX é que ele pode representar uma verdadeira mudança no hábito social relacionado ao dinheiro. Caso boa parte dos comércios brasileiros acatem à tecnologia, pagar por serviços, seja estes um restaurante ou supermercado, fica cada vez mais prático.

Também entram nesse termo os aplicativos de Mobile Banking, que agora são comuns nos bolsos de todos os brasileiros. Essas tecnologias só devem evoluir com o passar dos anos.

XaaS

Everything As a Service (XaaS), ou Tudo Como Serviço é a tendência que descreve as inúmeras empresas já presentes no mercado que oferecem serviço ao invés de produtos.

Isso é possível graças às inovações promovidas pelo Cloud Computer, possibilitando que companhias especializadas no desenvolvimento de softwares e aplicativos vendam através do acesso remoto.

As vantagens da implementação de XaaS em uma empresa podem variar desde o aumento de lucro, agilidade nos processos, segurança de dados e redução de custos.

Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…