Notícias

IBGE: desemprego mantém recorde e fica em 14,7% no primeiro trimestre

1 Minutos de leitura

De acordo com os dados publicados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o desemprego no Brasil ficou em 14,7% no primeiro trimestre do ano, representando um recorde na série histórica que iniciou-se em 2012.

É também um aumento de 0,8 p.p. comparado com a taxa de desemprego registrada no quarto trimestre de 2020 (13,9%).

A pesquisa Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), publicada pelo IBGE, indica que são 14,8 milhões desocupados no país no fim do período que marca o primeiro trimestre do ano, número que reflete a deterioração da economia com a chegada da pandemia de COVID-19 em 2020.

Confira a série histórica do desemprego no Brasil desde 2012:

Fonte: IBGE

Saiba mais

IPCA-15: prévia da inflação acelera em junho e fica em 0,83%


Outros destaques

“A população ocupada, no 1º trimestre de 2021, estimada em 85,7 milhões de pessoas, era composta por 65,4% de empregados (incluindo empregados domésticos), 4,4% de empregadores, 27,8% de pessoas que trabalharam por conta própria e 2,4% de trabalhadores familiares auxiliares”, diz o IBGE.

O IBGE também destaca que no período de janeiro a abril, 500 mil brasileiros ficaram desempregados. Quando comparado com o mesmo período do ano passado, o número de desocupados subiu 2 milhões.

85,9 milhões de pessoas estão ocupadas no país, mostrando estabilidade estatística. Na comparação anual, porém, existe uma queda de 3,3 milhões.

O rendimento médio dos trabalhadores brasileiro somou R$ 2.532, representando um aumento comparado com o quarto trimestre de 2020 (R$ 2.511).

Foto: Agência Brasil / Divulgação

Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…