Notícias

BC pretende lançar cartão do PIX ainda neste ano

1 Minutos de leitura

O PIX, sistema de pagamentos lançado pelo Banco Central (BC) em novembro do ano passado, vem ganhando uma série de novidades para o sistema ser cada vez mais aprimorado e melhorado.

Em junho, o BC anunciou que o serviço recebeu o Mecanismo Especial de Devolução, para facilitar devoluções no caso de fraudes e acontecimentos do gênero.

Recentemente, o presidente do BC também anunciou que a transferência de dinheiro para outros países também está em estudo, juntamente com o lançamento do futuro Real Digital.

Ontem (30), o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos, anunciou outra novidade que deve chegar ao sistema de pagamentos: o pagamento via PIX de forma offline, ou seja, sem estar conectado à internet.

“Em breve o Pix terá funcionalidade offline. Estudamos três tecnologias para isso, mas a principal delas deve ser em forma de cartão por aproximação. Em algum momento haverá cartão Pix de aproximação”, disse Roberto Campos.

A nova possibilidade deve ser lançada no quarto trimestre do ano. Até lá, o BC se prepara para lançar o Pix Saque e o Pix Troco.


Saiba mais

Após sucesso do Pix, BC aposta em sistema Open Banking


O BC abriu uma consulta pública sobre esse serviço no início de maio. Segundo a proposta, consumidores poderão sacar dinheiro usando o serviço Pix. Para isso, o usuário pode fazer Pix com um determinado valor e receber esse valor em espécie, ou realizar o pagamento de um produto com um valor adicional, e receber o troco em espécie.

A previsão do BC é que o serviço esteja disponível já no terceiro trimestre do ano, podendo beneficiar consumidores e comércio.

Seguir a linha de inovações é essencial para manter o Pix como a primeira escolha dos consumidores brasileiros. Segundo a Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária, publicada pelo Federação Brasileira de Bancos, o sistema de pagamentos instantâneo já representa 30% das operações do país.

Foto: Agência Brasil / Divulgação

Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…