Notícias

Crise no abastecimento de insumos e crise hídrica podem impactar o setor industrial brasileiro

1 Minutos de leitura

Segundo uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV), encomendada pelo Estadão, a atual crise no abastecimento de insumos pode prejudicar o setor industrial brasileiro, que está se recuperando em 2021.

O atual momento do país, que vem se recuperando do baque da pandemia de 2020, impactou positivamente a produção industrial do país. Em maio, segundo dados publicados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção industrial cresceu em 1,4% após três meses de quedas seguidas.

A economia brasileira, que retraiu -4,1% em 2020, deve crescer em 5,18%, segundo dados publicados pelo Boletim Focus do Banco Central (BC) na segunda-feira (05), impulsionado pela retomada da normalidade e continuidade do Auxílio Emergencial, criado no ano passado para atender a população informal do país.

Mesmo com o momento propício para o crescimento, a indústria deve sentir impactos que devem atrasar a recuperação no setor. Um deles é a crise hídrica que afeta o Sudeste e Centro-Oeste, que já provocou altas na inflação e aumentou a conta de luz do brasileiro.

Do ponto de vista industrial, o preço da energia elétrica pode afetar a produção. O agravante da crise hídrica ainda trás a possibilidade de apagões e racionamento de energia.

Outro ponto que prejudica o setor é a crise de insumos no país. De acordo com a FGV, boa parte das fábricas estava operando abaixo da capacidade normal:

  • Minerais não metálicos: 33,1% operava abaixo dos níveis normais;
  • Produtos de metal: 15,3% operava abaixo dos níveis normais;
  • Metalurgia: 13,5% operava abaixo dos níveis normais;
  • Produtos plásticos: 5,5% perava abaixo dos níveis normais;
  • Máquinas e equipamentos: 4,9%.

Saiba mais

IBGE: inflação desacelera em junho e fica em 0,53%


Segundo a pesquisa realizada, embora a demanda tenha aumentado no setor com a normalização dos serviços e alta do dólar, a crise dos insumos se deu pela capacidade de abastecimento, não por inabilidade de suprimento.

O efeito cascata da crise hídrica, que só deve acabar em novembro, e a crise no abastecimento de insumos, pode gerar um Produto Interno Bruto (PIB) um pouco abaixo do esperado atualmente pelo setor econômico.

Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…