Notícias

Inflação dos EUA surpreende economistas e acelera 0,9% em junho

1 Minutos de leitura

Segundo dados publicados pelo U.S Bureau of Labor Statistics, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) dos Estados Unidos, considerado o principal índice inflacionário do país, fechou em 0,9% em junho, muito acima da média esperada pelos economistas (0,4%).

Na base comparativa anual, a inflação nos EUA já soma 5,4%, maior valor desde 2008.

Quanto ao núcleo IPC, que desconsidera a variação nos preços de alimentos e energia, a subida é de 0,9% em junho ante o mês de maio. Na comparação anual, a alta é de 4,5%.

Acompanhe a série histórica do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) na base comparativa anual.


Saiba mais

Com superciclo das commodities, Brasil tem superávit de US$ 9,2 bilhões, a maior da história para o mês de maio


Uma pressão inflacionária norte-americana maior que o esperado é um fator de preocupação para o setor econômico mundial, e pode inclusive afetar o mercado brasileiro.

Com a retomada dos serviços e rodada massiva de investimentos na infraestrutura do país, as taxas de juros do país estão sendo mantidas de 0% a 0,2%. Isso aquece a economia, beneficiando países exportadores de commodities, como o Brasil.

Por conta da alta nos preços, porém, a expectativa do mercado é que os juros sejam aumentados mais cedo que o previsto, esfriando o crescimento econômico e consequentemente afetando o mercado global.

Segundo o Federal Reserve (Fed) do país, as recentes pressões inflacionárias são temporárias, e são provocadas pela retomada do pós-pandemia. Mesmo assim, a entidade indica que as políticas já podem ser revisadas em 2022.

Além disso, segundo o Labor Department, a alta nos preços de carros e caminhões usados (10.5%) representou mais de um terço do impacto na inflação do mês de junho. Por isso, alguns setores econômicos acreditam que a inflação já atingiu um pico.

Mesmo assim, a publicação da inflação já enviou uma onda de choque em Wall Street, que abriu em queda nesta terça-feira (13).

Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…