Internacional

Fotógrafo ganhador do Pulitzer morre no Afeganistão; COI alerta atletas sobre “manifestações políticas” na Olimpíada; mercado internacional e mais

3 Minutos de leitura

FOTÓGRAFO GANHADOR DO PULITZER MORRE NO AFEGANISTÃO

O fotojornalista indiano Danish Siddiqui, da agência Reuters, foi morto nesta sexta-feira (16) no Afeganistão. O fotógrafo, que tinha no currículo um Prêmio Pulitzer, morreu enquanto cobria um confronto entre tropas do exército afegão e o Talibã.

O presidente da Reuters, Michael Friedenberg, e a editora-chefe da agência, Alessandra Galloni, emitiram um comunicado sobre a morte do jornalista hoje. “Danish era um jornalista excepcional, um marido e pai dedicado e um colega muito querido. Nossos pensamentos estão com sua família neste momento terrível”, apontaram.

Segundo o comunicado, a Reuters está em busca de maiores informações junto às autoridades afegãs. Segundo a agência, o fotógrafo informou pela manhã que havia sofrido um ferimento com estilhaços, mas já havia se tratado e estava em recuperação. De acordo com autoridades afegãs, Danish estava junto de um militar afegão de alto escalão, os dois foram mortos em um “fogo cruzado” do Talibã, conforme algumas testemunhas decreveram.

Na Reuters desde 2010, Danish Siddiqui era um fotojornalista de destaque dentro da agência. Ele cobriu as guerras do Iraque e do Afeganistão, os protestos em Hong Kong e a crise dos refugiados Rohingya. Este último, inclusive, rendeu à equipe da Forbes a qual Danish fazia parte um Prêmio Pulitzer de Fotografia em 2018.

COI ALERTA ATLETAS SOBRE “MANIFESTAÇÕES POLÍTICAS” NA OLIMPÍADA

(Agência Brasil) – Os atletas não deveriam fazer “manifestações políticas” ou expressar suas opiniões pessoais nos pódios dos Jogos de Tóquio, disse o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, nesta sexta-feira.

O COI afrouxou neste mês sua Regra 50, que proibia quaisquer protestos dos atletas, mas agora permite que eles façam gestos durante as provas, contanto que sem interrompê-las e com respeito pelos outros competidores.

Mas ainda existe uma ameaça de sanções se quaisquer protestos forem feitos nos pódios de medalha durante o evento de 23 de julho a 8 de agosto.

“O pódio e as cerimônias de medalhas não são feitos… para uma manifestação política ou outra”, disse Bach ao jornal Financial Times.

“Eles são feitos para homenagear os atletas e os ganhadores de medalhas por conquistas esportivas, e não por suas (opiniões) particulares.”

“A missão é ter o mundo inteiro junto em um lugar e competindo pacificamente um com o outro. Isto você nunca conseguiria se os Jogos (se tornassem) polarizadores”, disse.

Embora os protestos de atletas nas Olimpíadas sejam raros, nos Jogos do México de 1968 os velocistas negros norte-americanos Tommie Smith e John Carlos foram expulsos do evento depois de abaixarem as cabeças e erguerem os punhos com luvas negras no pódio para protestarem contra a desigualdade racial.

Na Olimpíada Rio 2016, o maratonista etíope Feyisa Lilesa ergueu os braços e cruzou os pulsos ao atravessar a linha de chegada para mostrar apoio aos protestos de sua tribo oromo contra planos do governo para realocar terras de cultivo.


Saiba mais

Via tem aprovação de licença de sociedade de crédito, Tenda tem recorde de vendas; saiba mais da Eztec, Lojas Renner, Petrobras…


TORRE EIFFEL É REABERTA APÓS MAIS DE 8 MESES

A Torre Eiffel foi reaberta ao público nesta sexta-feira. Principal ponto turístico da França, ela estava há mais de oito meses devido às medidas de distanciamento social no país. Foi o maior período que a Torre Eiffel passou sem receber público desde a Segunda Guerra Mundial.

A reabertura do principal cartão-postal da capital francesa se dá em meio a um processo de flexibilização das medidas sanitárias de prevenção contra a Covid-19. Em junho, por exemplo, o governo francês havia retirado a obrigatoriedade do uso de máscaras ao ar livre.

Ainda assim, os turistas deverão respeitar alguns requisitos para poder visitar a Torre Eiffel. O uso de máscara é obrigatório para maiores de 11 anos de idade e os elevadores da torre devem operar com 50% da capacidade máxima.

Por fim, visitantes deverão apresentar a partir do dia 21 de julho um “passe sanitário” para entrar no local. Será obrigatório apresentar um documento que comprove a vacinação completa ou um teste para Covid-19 com resultado negativo feito até 48 horas antes da visita.

BOLSAS E CÂMBIO

Confira os números do mercado europeu:

  • STOXX 600 (STOXX): -0,32% (454,74)
  • DAX (GDAXI):-0,57% (15.540,31)
  • FTSE 100 (FTSE): -0,06% (7.008,09)
  • CAC 40 (FCHI): -0,51% (6.460,08)
  • FTSE MIB (FTMIB): -0,33% (24.792,78)

Confira os números do mercado asiático:

  • Hang Seng (HK50): +0,39% (28.082,00)
  • KOSPI (KS11): -0,28% (3.276,91)
  • Shanghai Composto (SSEC): -0,71% (3.539,30)
  • Nikkei 225 (N225): -0,98% (28.003,08)
  • Shanghai Shenzhen CSI 300 (CSI300): +1,10% (5.094,77) 

Confira os números do mercado norte-americano:

  • Dow Jones (DJI): -0,86% (34.687,85)
  • S&P 500 (SPX): -0,75% (4.327,16)
  • Nasdaq Composto (IXIC): -0,80% (14.427,20)

Confira a cotação das principais moedas estrangeiras:

  • Dólar: -0,01% (R$ 5,11)
  • Euro: -0,07% (R$ 6,03)

Imagem em destaque: ABC News / divulgação

Guilherme Guerreiro

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1383 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
InternacionalNotícias

Federal Reserve mantém taxa de juros e interrompe ciclo de aperto monetário

2 Minutos de leitura
Em uma decisão que estava alinhada com as expectativas do mercado, o Comitê de Mercado Aberto (FOMC) do Federal Reserve, o Banco…
Internacional

Mercado de trabalho dos EUA surpreende mercado e gera 253 mil vagas em abril

1 Minutos de leitura
De acordo com o relatório do Payroll do Departamento do Trabalho dos Estados Unidos, a geração de emprego não-agrícola nos Estados Unidos…
Internacional

Vendas no varejo caem 1,2% na zona do euro

1 Minutos de leitura
As vendas no varejo na zona do euro recuaram 1,2% em março 2023 na série com ajuste sazonal ante fevereiro. Os dados…