Notícias

Vendas do comércio crescem 10,1% no 1º semestre do ano, diz Serasa

1 Minutos de leitura

De acordo com dados do Serasa Experian, o Indicador de Atividade do Comércio (IAC) cresceu 10,1% no primeiro semestre do ano na comparação com o mesmo período em 2020.

No primeiro semestre de 2020, a queda havia sido de 15,9% em relação ao primeiro semestre de 2019.

“É preciso levar em consideração que a alta observada é uma recuperação parcial, pois não compensa a queda expressiva relacionada à pandemia em 2020”, diz o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.

Entre os grupos, o setor de móveis, eletrodomésticos, eletroeletrônicos e informática (13,6%) representou a maior alta do primeiro semestre de 2021. No primeiro semestre de 2020, o setor havia caído 18,6%.

Em seguida, os supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas cresceram 10,7% no primeiro semestre de 2021, recuperando a queda de -9,2% no primeiro semestre do ano passado.

Quanto ao setor de veículos, motos e peças, o crescimento foi de 12,1%, ante a queda de -20,7% no primeiro semestre de 2020. Por fim, material de construção expandiu 12,1% após cair -14,8%.

Apenas dois setores estudados pelo Serasa apresentaram queda no período. Tecidos, vestuário, calçados e acessórios retraíram em -6,5%, acentuando a queda de -19,9% do primeiro semestre de 2020.

Combustíveis e lubrificantes retraíram -3,5%, somando a queda de -10,1% no ano passado.


Saiba mais

IBGE: setor de serviços acelera 1,2% em maio e volta aos níveis pré-pandemia


Junho

O IAC cresceu 1,1% em junho, desacelerando na comparação mensal (3,6% em maio).

“Com o alto nível de desemprego e a diminuição do auxílio emergencial, as pessoas ainda estão seguindo o modelo de consumo por necessidade, o que afeta as vendas do varejo. A alta expressiva do setor de tecidos, vestuários, calçados e acessórios pode estar ligada ao período de frio iniciado em junho, que reforçou a demanda por esses itens”, disse Rabi.

Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…