Internacional

Primeiro-ministro da Hungria anuncia referendo sobre lei anti-LGBTQIA+; Brisbane é eleita sede das Olimpíadas de 2032; mercado internacional e mais

3 Minutos de leitura

PRIMEIRO-MINISTRO DA HUNGRIA ANUNCIA REFERENDO SOBRE LEI ANTI-LGBTQIA+

Viktor Orban, primeiro-ministro da Hungria, anunciou nesta quarta-feira (21) que fará um referendo para avaliar o apoio da população à nova lei anti-LGBTQIA+ do país. No início deste mês, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, exigiu que o país retifique a lei para evitar “consequências legais” dentro da União Europeia.

A nova lei, válida desde o mês passado na Hungria, proíbe a “demonstração e promoção da homossexualidade” para menores de 18 anos. A sanção engloba, por exemplo, conteúdos educacionais ou séries e filmes que representem a comunidade LGBTQIA+.

O assunto tem sido pauta de diversas discussões dentro da UE, com 17 países do bloco já expressando descontentamento com a aprovação da lei na Hungria. No mês passado, o ministro das Relações Exteriores da Hungria, Peter Szijjarto, condenou as críticas e afirmou que a lei é uma forma de proteger os jovens do país de uma exposição à pedofilia.

O premiê húngaro, receoso com a possibilidade de perder o apoio da UE, tenta validar a lei através do apoio popular. As perguntas presentes no referendo, porém, podem parecer um tanto tendenciosas, confira:

  • Você apoia que as crianças encontrem conteúdo educacional sexual que mostre diferentes orientações sexuais sem o consentimento dos pais?
  • Você apoia que procedimentos de mudança de sexo devem ser promovidos para crianças?
  • Você apoia que tais procedimentos sejam disponibilizados para crianças?
  • Você apoia que os programas de mídia que influenciam o desenvolvimento das crianças sejam transmitidos sem restrições?
  • Você apoia que programas de mídia que retratam mudança de sexo estejam disponíveis para crianças?

A nova lei, e o referendo, são mais um capítulo da controversa gestão de Viktor Orban a frente do governo húngaro. O premiê governa o país há 11 anos, e desde então já promoveu diversas “cruzadas” contra a população LGBTQIA+ da Hungria. Anteriormente, a Hungria já havia retirado o direito à transição de gênero e adoção de crianças por parte de casais homoafetivos.

BRISBANE É ELEITA SEDE DAS OLIMPÍADAS DE 2032

O Comitê Olímpico Internacional anunciou nesta quarta-feira que a cidade de Brisbane, na Austrália, será a sede dos Jogos Olimpícos de 2032. A candidatura da cidade foi aprovada pela grande maioria em votação na manhã de hoje.

Será a terceira vez que as Olimpíadas serão sediadas na Austrália. O país havia sediado também os jogos em 1956 e 2000, quando o evento aconteceu nas cidades de Melbourne e Sydney, respectivamente.

O primeiro-ministro australiano, Scott Morrison, afirmou que a escolha de Brisbane é um momento histórico para a cidade, para o estado de Queensland e para o país. Morrison ainda declarou que o evento é uma afirmação de status para a cidade. “Somente cidades globais podem garantir os Jogos Olímpicos, então isso é um reconhecimento da posição de Brisbane na região e ao redor do mundo”, apontou.

A candidatura única foi aprovada por 72 dos 77 votos possíveis. A Austrália se tornou o segundo país do mundo a sediar os Jogos Olímpicos em três cidades diferentes, depois dos Estados Unidos.

A abertura da Olimpíada Tóquio 2020, adiada por conta da pandemia de Covid-19, acontece nesta sexta-feira (23). Em 2024 e 2028, os jogos serão sediados em Paris e Los Angeles, respectivamente.

EX-DIRETOR DO APPLE DAILY É DETIDO EM HONG KONG

Lam Man-chung, ex-diretor de redação do Apple Daily, foi detido nesta quarta-feira em Hong Kong. O anúncio foi feito pela polícia.

No final de junho, o Apple Daily, um jornal pró-democracia de Hong Kong, foi forçado a fechar após o congelamento de suas contas bancárias. Lam foi detido acusado de “conluio com forças estrangeiras”, crime que fere a lei de segurança nacional imposta pela China ao território em 2019.

Lam é o nono funcionário do jornal detido por infringir a lei de segurança nacional. O dono do jornal, Jimmy Lai, também está detido e, ao todo, o fechamento do periódico no dia 24 de junho deixou cerca de 1000 pessoas desempregadas.


Saiba mais

Vendas no e-commerce da Via cresceram 123%, Focus Energia fecha contrato com Trina Solar; saiba mais sobre Randon, IRB, Embraer…


BOLSAS E CÂMBIO

Confira os números do mercado europeu:

  • STOXX 600 (STOXX): +1,67% (454,06)
  • DAX (GDAXI): +1,36% (15.422,50)
  • FTSE 100 (FTSE): +1,70% (6.998,28)
  • CAC 40 (FCHI): +1,85% (6.464,48)
  • FTSE MIB (FTMIB): +2,36% (24.675,61)

Confira os números do mercado asiático:

  • Hang Seng (HK50): -0,04% (27.201,00)
  • KOSPI (KS11): -0,52% (3.215,91)
  • Shanghai Composto (SSEC): +0,73% (3.562,66)
  • Nikkei 225 (N225): +0,58% (27.548,00)
  • Shanghai Shenzhen CSI 300 (CSI300): +0,69% (5.144,04)

Confira os números do mercado norte-americano:

  • Dow Jones (DJI): +0,83% (34.798)
  • S&P 500 (SPX): +0,82% (4.358)
  • Nasdaq Composto (IXIC): +0,92% (14.631)

Confira a cotação das principais moedas estrangeiras:

  • Dólar: -0,78% (R$ 5,19)
  • Euro: -0,62% (R$ 6,12)

Imagem em destaque: Veja / divulgação

Guilherme Guerreiro

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1383 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
InternacionalNotícias

Federal Reserve mantém taxa de juros e interrompe ciclo de aperto monetário

2 Minutos de leitura
Em uma decisão que estava alinhada com as expectativas do mercado, o Comitê de Mercado Aberto (FOMC) do Federal Reserve, o Banco…
Internacional

Mercado de trabalho dos EUA surpreende mercado e gera 253 mil vagas em abril

1 Minutos de leitura
De acordo com o relatório do Payroll do Departamento do Trabalho dos Estados Unidos, a geração de emprego não-agrícola nos Estados Unidos…
Internacional

Vendas no varejo caem 1,2% na zona do euro

1 Minutos de leitura
As vendas no varejo na zona do euro recuaram 1,2% em março 2023 na série com ajuste sazonal ante fevereiro. Os dados…