Notícias

Boletim Focus: inflação sobe 0,25% e mercado aposta em Selic mais alta

1 Minutos de leitura

De acordo com dados do Boletim Focus, publicado semanalmente pelo Banco Central (BC) contando com a participação de 100 instituições financeiras, a inflação brasileira deve terminar o ano em 6,56%.

Comparado com a semana passada, a projeção do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 0,25 p.p., indicando que os recentes efeitos inflacionários vem preocupando o mercado financeiro.

A tendência da inflação para 2021 já era alta no início do ano, mas a situação se agravou com o início da crise hídrica, que afeta as regiões Sudeste e Centro-Oeste.

Com a crise no abastecimento de energia elétrica, o governo autorizou o uso de usinas termelétricas para suprir a demanda. Como a geração de energia ficou mais cara, a conta de luz do brasileiro sentiu o impacto negativo.

Com uma inflação acima do esperado, o mercado também aposta em mais altas na meta Selic, juros básicos do país. O aumento das taxas é um dos instrumentos que o Banco Central (BC) possui para frear a alta nos preços.

De acordo com o boletim desta semana, a meta Selic terminará o ano em 7,0% a.a., um aumento de 0,25 p.p. comparado com o boletim da semana passada.

A próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) está marcada para acontecer nos dias 2 e 3 de agosto.


Saiba mais

IBGE: inflação desacelera em junho e fica em 0,53%


PIB e câmbio

O Boletim Focus indica um Produto Interno Bruto (PIB) robusto até o fim do ano. As projeções aumentaram em 0,02%, indo a 5,29%.

Para 2022, 2023 e 2024, o PIB deve ficar em 2,10%, 2,50% e 2,50%, respectivamente.

Quanto ao câmbio, as projeções aumentaram em R$ 0,04 na variação semanal, com especialistas indicando um Dólar custando R$ 5,09 ao término do ano.

Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…