Destaques do dia

Brasil conquista ouro inédito no surfe, nova reforma ministerial deve ser formalizada; e mais

4 Minutos de leitura

O primeiro ouro olímpico da história do surfe masculino é brasileiro. O campeão mundial de 2019 derrotou o japonês Kanoa Igarashi após um início difícil na prova.

Bolsonaro deve formalizar a nova reforma ministerial ainda nesta semana. A nova investida visa aproximar o Planalto com o maior bloco de apoio do presidente no Congresso Nacional.

Na agenda, o destaque do Brasil fica para a publicação das transações correntes.

As bolsas sentem o impacto da variante Delta do novo Coronavírus, enquanto esperam a sinalização do Fed quanto à taxa de juros dos EUA.

Esses e outros destaques você confere agora.

BRASIL CONQUISTA OURO INÉDITO NO SURFE

O primeiro ouro olímpico da história na categoria do surfe masculino é brasileiro. O potiguar de Baía Formosa, que foi campeão mundial em 2019, superou o japonês Kanoa Igarashi, que eliminou o brasileiro Gabriel Medina nas semifinais.

“Muito feliz. Foi um dia incrível, especial, trabalhei muito para isso e acreditei. É incrível.”, disse Ítalo ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Na soma, Ítalo Ferreira fez 15,14, contra 6,60 de Igarashi. Pode parecer que a vitória foi relativamente fácil, mas o brasileiro teve que trocar de prancha, que quebrou logo nos primeiros minutos da partida.

Mesmo assim, a 2 minutos do fim sua vitória estava consagrada. É o primeiro ouro do Brasil nas Olimpíadas de Tóquio, e o primeiro medalhista olímpico do surfe masculio.

No surfe feminino, a medalha inédita é da americana Carissa Moore. A brasileira Silvana Lima foi eliminada nas quartas de finais.

REFORMA MINISTERIAL DEVE SER FORMALIZADA NESTA SEMANA

Em uma tentativa de assegurar o apoio de sua base no Congresso Nacional, o presidente Jair Bolsonaro deve formalizar uma nova reforma ministerial ainda nesta semana.

A ideia é integrar o senador Ciro Nogueira (PP-PI), líder do centrão, no governo. Para isso, mudanças em três pastas devem acontecer:

Casa Civil: sai o general Luis Eduardo Ramos, entra o senador Ciro Nogueira (PP-PI).

Secretaria-Geral da Presidência: sai Onyx Lorenzoni, entra o general Luis Eduardo Ramos.

Ministério do Trabalho: a pasta deve ser desmembrada do Ministério da Economia e deve ter como ministro o Onyx Lorenzoni.

“Está praticamente certo. Vamos botar um senador aqui na Casa Civil que pode manter um diálogo melhor com o parlamento brasileiro. Conversei com ele já, ele aceitou. Ele está em recesso, chega em Brasília segunda-feira, converso com ele, acertamos os ponteiros”, disse Bolsonaro à Rádio Banda B na quinta-feira (22).

Nesta terça-feira (27), o presidente deve se encontrar com o senador Ciro Nogueira para oficializar a nomeação. A investida, porém, sofre resistências na Casa Civil. Segundo Eduardo Ramos, o senador deveria ir ao comando de outras pastas que tratam do relacionamento com o Congresso.

Com a imagem desgastada pela CPI da Covid, pandemia de COVID-19 e pressões inflacionárias, Bolsonaro tenta recuperar a popularidade se aproximando cada vez mais do bloco que sempre criticou no Congresso Nacional, o centrão.

À rádio B, Bolsonaro disse: “eu sou do centrão. Eu nasci de lá”.


Saiba mais

Alteração na Reforma Tributária isenta FIIs e coloca o Brasil próximo da quota de um paraíso fiscal


AGENDA

No Brasil, o destaque do dia fica para a publicação das transações correntes no país. Os dados são publicados às 9h30 pelo Banco Central.

Também é destaque a publicação do Índice Nacional de Custo da Construção – Mercado (INCC-M), divulgado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Pela madrugada foi publicado o resultado da massa monetária M3 da Zona do Euro. O índice mede o volume total de ativos em moeda e líquidos em caixa. Em teoria, uma alta massa monetária indica crescimento, alta nos preços e inflação acelerada.

Para junho, a massa monetária M3 da Zona do Euro ficou em 8,3% em junho, uma leve desaceleração ante ao 8,4% de maio.

Também pela madrugada, foram publicados os dados de empréstimos a empresas não financeiras e ao setor privado na Zona do Euro.

Às 9h30 nos Estados Unidos, o núcleo de pedidos de bens duráveis referente ao mês de junho é publicado pelo Census Bureau.

Às 10h nos EUA, o índice de preço de imóveis é publicado pelo Office of Federal Housing Enterprise Oversight (OFHEO).

Ainda nos EUA, às 11h é publicado o índice de confiança do consumidor pelo Conference Board (CB).

BOLSAS E CÂMBIO

Após o resultado da massa monetária da Zona do Euro, os índices europeus iniciam a manhã desta terça-feira (27) registrando quedas nos seus principais índices.

Investidores também reagem à alta de casos da nova variante Delta de COVID-19, que continua sendo um alto fator de preocupação no mercado financeiro.

O receio é que a nova variante provoque mais medidas de restrição e lockdown para conter o avanço da doença, atrasando mais ainda a lenta recuperação econômica dos países europeus.

Às 8h da manhã:

  • STOXX 600 (STOXX): -0,36%, indo a 459,46 pontos
  • DAX (GDAXI): -0,37%, indo a 15.561,20 pontos
  • FTSE 100 (FTSE): -0,35%, indo a 7.000,65 pontos
  • CAC 40 (FCHI): -0,15%, indo a 6.568,80 pontos
  • FTSE MIB (FTMIB): -0,36%, indo a 25.106,50 pontos

No aguardo do Fed dos Estados Unidos quanto ao possível aumento nas taxa de juros mais cedo que o esperado, o mercado asiático fecha de forma mista nesta terça-feira (27).

  • Hang Seng (HK50): -4,42%, indo a 25.060,87 pontos
  • KOSPI (KS11): +0,24%, indo a 3.232,53 pontos 
  • Shanghai Composto (SSEC): -2,49%, indo a 3.381,18 pontos
  • Nikkei 225 (N225): +0,49%, indo a 27.970,22 pontos
  • Shanghai Shenzhen CSI 300 (CSI300): -3,53%, indo a 4.751,31 pontos 

Às 8h da manhã, os índices futuros dos EUA apresentam resultados positivos:

  • Nasdaq 100 Futuros: +0,00%, indo a 15.126,60 pontos
  • Dow Jones Futuros: -0,25%, indo a 35.057,10 pontos
  • S&P 500 Futuros: -0,15%, indo a 4.415,60 pontos

Acompanhe as cotações do Dólar e o Euro na manhã desta terça-feira (27):

  • Às 9h05, o Dólar subiu +0,38%, a R$ 5,18
  • Às 9h05, o Euro subiu +0,32%, a R$ 6,12

Foto: Globo Esporte / Reprodução

Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
AÇÕESDestaques do dia

Digerindo a decisão de política monetária do Reino Unido, as bolsas amanhecem mistas nesta quinta (11)

1 Minutos de leitura
Na agenda do dia, dados do mercado trabalhista são destaque ainda na parte da manhã.  Nas bolsas, resultados mistos marcam a primeira…
AÇÕESDestaques do dia

Bolsas caem na manhã de quarta (10) no aguardo pela inflação dos EUA

2 Minutos de leitura
Na agenda brasileira, destaque para o setor industrial. No mercado internacional, a inflação dos EUA rouba as atenções.  Nos mercados, quedas marcam…