DestaqueEducação Financeira

Fundos de Investimento: o que são e quais suas principais características?

2 Minutos de leitura

Os Fundos de Investimentos (FI) funcionam sob a forma de condomínio. Isso mesmo! Assim como um condomínio residencial, onde os moradores transferem recursos para o síndico direcionar para melhorias que sejam um objetivo em comum, nos Fundos de Investimento a dinâmica é a mesma. O gestor faz o papel do síndico, alocando os recursos dos cotistas, que assim como os moradores possuem um único objetivo em comum: obter retorno.

Mas nem só de melhorias vive um condomínio. Nós sabemos existem várias regras de convivência para quem mora em um, e não seria diferente para os cotistas. Existe regra para entrada e saída com horários definidos, existem valores mínimos para aplicação e movimentação. E ainda, assim como um prédio pode proibir que animais de estimação sejam transportados pelo elevador, o fundo também pode determinar detalhes específicos na sua política de investimento.

Antes de investir em um Fundo de Investimento você precisa conhecer bem esse tipo de fundo e qual a estratégia adotada com base no seu público-alvo, política e objetivo de investimentos. Todos esses materiais são disponibilizados na plataforma das corretoras responsáveis pela distribuição das cotas e podem ser acessados também diretamente na página do próprio Fundo.

Para fazer uma boa escolha você deve optar para aqueles que se adequem a seu perfil de investidor e ao horizonte de tempo para suas metas. Por exemplo, se você se classifica como um investidor conservador e precisa dos seus recursos com liquidez para um curto prazo, um Fundo de Investimento em Ações (FIA) que opera alavancado, inclusive derivativos com foco no longo prazo, não é para você.

Existem diversos Fundos de Investimento com as estratégias mais variadas que se possa imaginar, então o que não falta é alternativa para encontrar aquele que seja adequado ao seu objetivo. Os Fundos também podem ser usados para se expor a um mercado específico, com mais praticidade do que fazer o investimento em ativos diretamente ligados a esse mercado. Exemplo disso são os Fundos Cambiais, Fundos compostos por BDRs (Brazilian Depositary Receipts), Criptomoedas, Ouro e até mesmo os Fundos Imobiliários, que são um tipo de fundo fechado.

Os fundos de investimentos são uma alternativa para quem busca delegar a gestão dos seus recursos a um profissional qualificado e ainda acaba sendo interessante para quem não dispõem de tempo suficiente para fazer essa gestão. Essa é a principal característica e a principal vantagem de se investir em fundos. Além disso você conta com a administração do Fundo que cuida de toda a parte burocrática, desde o recolhimento de imposto de renda até a elaboração de informes aos cotistas e comunicados ao mercado.

Você deve estar pensando então que encontrou o investimento perfeito. Porém, o que é visto como uma vantagem para alguns investidores podem ser a principal desvantagem para outros, que é o fato de não ter nas suas mãos o controle dos ativos que compõem o portfólio do Fundo. O ponto, é que você não precisa escolher entre uma carteira de investimentos, investindo diretamente nos ativos ou Fundos de investimento. O Fundo pode simplesmente compor sua carteira como uma forma de diversificar até mesmo na gestão, pois sabemos que a visão de cada investidor influencia diretamente na escolha dos seus investimentos. Sendo assim, você pode ter pontos de vistas diferentes na mesma carteira.

Kamila Alves

Postagens relacionadas
ArtigosCuriosidadesDescomplicaEducação Financeira

4 erros de investir na previdência em dezembro

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Possivelmente você já saiba que a previdência privada do tipo PGBL é o único investimento que oferece um benefício…
ArtigosEducação Financeira

Recupere seu Dinheiro Agora! A Vantagem do PGBL que Você Não Pode Ignorar!

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Não sei se você já deu conta, mas o final do ano está logo ali. E antes da chegado…
ArtigosEducação Financeira

Investir no PGBL em 2023: Reduza Seu Imposto de Renda até o Final do Ano

1 Minutos de leitura
Com o ano de 2023 em pleno andamento, é hora de considerar estratégias inteligentes para pagar menos imposto de renda e, ao…