ArtigosCuriosidadesEducação Financeira

As duas fases da Previdência Privada

4 Minutos de leitura

É preciso escolher os melhores fundos previdenciários de acordo com seu perfil, objetivos, estratégias e cenário econômico.”

Rondinelli borges

Já escrevemos em artigos anteriores que a Previdência Privada é um investimento como outro qualquer, porém com as suas próprias características e regras.

Uma característica exclusiva da Previdência Privada é que ela pode ter 2 momentos: a fase de acumulação e a fase de benefícios ou de renda.

FASE DE ACUMULAÇÃO:

A fase de acumulação é o período de acumular os recursos, ou seja, é o momento de realizar os aportes que podem ser mensais, esporádicos (a qualquer momento) ou até mesmo aporte único.

Para isso é preciso escolher os melhores fundos previdenciários de acordo com seu perfil, objetivos, estratégias e cenário econômico.

Opções é o que não faltam, por exemplo:

                – Fundo de renda fixa;

                – Fundo multimercado;

                – Fundo balanceado;

                – Fundo de ações;

                – Fundo de fundos;

E dentro de cada tipo de fundo existem várias subclassificações, veja o exemplo com fundo de renda fixa:

                – Fundo renda fixa de curto prazo;

                – Fundo de renda fixa de longo prazo;

                – Fundo de renda fixa de crédito privado;

                – Fundo de renda fixa de crédito soberano;

                – Fundo de renda fixa passivo;

                – Fundo de renda fixa ativo;

                – Etc.

Nessa fase também é possível solicitar o resgate total ou parcial, ou seja, a Previdência Privada pode ser utilizada como qualquer outro investimento, investindo e resgatando.

Infelizmente o nome de Previdência faz muitas pessoas a acreditarem que obrigatoriamente deve-se passar para a fase de renda, em razão de associar a Previdência privada com a Previdência Pública.

FASE DE BENEFÍCIOS:

A fase de benefícios (ou de renda) é o momento de se beneficiar dos recursos acumulados anteriormente, nessa fase pode-se optar por receber rendas mensais.

Uma informação importante é que nessa fase não é possível realizar aportes na Previdência.

Aqui deve-se tomar bastante cuidado, pois se optar pela fase de benefícios deve-se escolher um tipo de renda:

Renda Vitalícia:

O participante do plano receberá uma renda mensal até a data do seu falecimento. O pagamento desta renda cessa com sua morte. Caso o participante venha a falecer após apenas um mês de contratação da renda, todo o saldo anteriormente acumulado fica com a Seguradora. Da mesma forma, caso o investidor supere a expectativa de vida estimada pela Seguradora, esta terá de arcar com a renda mensal contratada até o falecimento do participante.

Renda Vitalícia Reversível ao Cônjuge com Continuidade aos Menores:

O participante do plano receberá uma renda mensal paga de forma vitalícia, com percentual reversível ao cônjuge após sua morte e, na ausência deste, reversível ao (s) menor (es) até que este(s) completem 18 anos, de acordo com o percentual de reversão estabelecido. Em caso de falecimento do participante, o cônjuge/companheiro (a) recebe o percentual da renda de forma vitalícia.

Renda Vitalícia com Reversão ao Beneficiário Indicado:

O participante do plano receberá uma renda mensal paga de forma vitalícia, com percentual reversível ao beneficiário de sua escolha após sua morte. O beneficiário receberá o percentual definido da renda do titular de forma vitalícia.

Renda Vitalícia com Prazo Mínimo Garantido:

O participante do plano receberá renda mensal de forma vitalícia, com garantia de pagamento de percentual da renda em caso de sua morte para o (s) beneficiário (s) por prazo mínimo anteriormente acordado. Caso o participante venha a óbito durante o prazo mínimo estabelecido de pagamento, o (s) beneficiários receberão o percentual pré-definido da renda pelo prazo restante. Caso o participante venha a óbito após o prazo mínimo de pagamento anteriormente definido, o benefício é automaticamente cancelado sem que haja nenhum tipo de devolução, indenização ou compensação de qualquer natureza para o cliente.

Renda Temporária:

Renda mensal a ser paga temporariamente e de forma exclusiva ao participante do plano (não há reversão para cônjuges, continuidade aos menores ou beneficiários indicados). O pagamento do benefício cessa com o seu falecimento, ou o término do prazo estabelecido na proposta de inscrição, qual evento ocorrer primeiro.

Renda Mensal por Prazo Certo:

Renda mensal a ser paga por um prazo pré-estabelecido, limitado ao período máximo de 240 meses. Se durante o período de pagamento do benefício, ocorrer o falecimento do participante, antes da conclusão do prazo indicado, o benefício será pago ao (s) beneficiário (s) pelo período restante do prazo determinado. O pagamento cessará com o término do prazo estabelecido.

Mas atenção: a seguradora não é obrigada a oferecer todos os tipos de renda, logo, via de regra, as previdências oferecem somente alguns tipos de renda, então antes de escolher o fundo previdenciário verifique se o tipo de renda que você deseja se está no regulamento.

Forte abraço.

Rondinelli Borges

Criador do Método IAP da Previdência Privada e do Método IRM do Tesouro Direto. Educador financeiro. Auditor Fiscal da Receita Estadual. Especialista em Finanças e Investimentos pela PUC-RS. Especialista em Direito Tributário pelo IBET-SC e pela UNIDERP. Graduado em Engenharia Elétrica pela UFU-MG. É estrategista e praticante do mercado financeiro há mais de 10 anos e tem ajudado muitas pessoas a melhorarem o resultado dos seus investimentos. Mesmo quem achava que era impossível vem tendo resultados fantásticos. Adepto da filosofia de que a maior sofisticação está na simplicidade!

135 posts

Sobre o autor
Criador do Método IAP da Previdência Privada e do Método IRM do Tesouro Direto. Educador financeiro. Auditor Fiscal da Receita Estadual. Especialista em Finanças e Investimentos pela PUC-RS. Especialista em Direito Tributário pelo IBET-SC e pela UNIDERP. Graduado em Engenharia Elétrica pela UFU-MG. É estrategista e praticante do mercado financeiro há mais de 10 anos e tem ajudado muitas pessoas a melhorarem o resultado dos seus investimentos. Mesmo quem achava que era impossível vem tendo resultados fantásticos. Adepto da filosofia de que a maior sofisticação está na simplicidade!
Conteúdos
Postagens relacionadas
ArtigosCuriosidadesDescomplicaEducação Financeira

4 erros de investir na previdência em dezembro

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Possivelmente você já saiba que a previdência privada do tipo PGBL é o único investimento que oferece um benefício…
ArtigosEducação Financeira

Recupere seu Dinheiro Agora! A Vantagem do PGBL que Você Não Pode Ignorar!

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Não sei se você já deu conta, mas o final do ano está logo ali. E antes da chegado…
ArtigosEducação Financeira

Investir no PGBL em 2023: Reduza Seu Imposto de Renda até o Final do Ano

1 Minutos de leitura
Com o ano de 2023 em pleno andamento, é hora de considerar estratégias inteligentes para pagar menos imposto de renda e, ao…