Internacional

Portugal e Brasil analisam restrições a viagens; Delta é “altamente preocupante” com avanço nas Américas; mercado internacional e mais

3 Minutos de leitura

PORTUGAL E BRASIL ANALISAM RESTRIÇÕES A VIAGENS

(Agência Brasil) Portugal e Brasil discutem a possibilidade de aliviar as restrições à entrada de passageiros provenientes do país sul-americano devido à pandemia de covid-19, anunciou hoje (04) o ministro dos Negócios Estrangeiros português.

“Iniciamos um trabalho conjunto com as autoridades brasileiras para ver em que condições e quando poderemos reduzir algumas restrições que hoje vigoram sobre passageiros que chegam a Portugal provenientes do Brasil”, disse Augusto Santos Silva.

O chefe da diplomacia portuguesa falou em entrevista coletiva, juntamente com o chanceler espanhol, José Manuel Albares, que se deslocou a Lisboa para uma reunião de trabalho.

Atualmente, os passageiros provenientes do Brasil só podem viajar para Portugal por razões familiares, profissionais, de estudo ou humanitárias, têm de apresentar teste negativo à covid-19 e cumprir um período de quarentena.

Augusto Santos Silva disse que Portugal pode “avaliar as restrições que estão hoje em curso” à medida que a situação da pandemia evoluir positivamente em cada um dos países.

“Foi esse trabalho que começou no dia 30 de julho, entre Portugal e o Brasil, e que continuará depois de férias”, afirmou o ministro, ao ser questionado sobre a diferença de critérios entre Portugal e Espanha quanto ao reconhecimento da certificação de vacinas contra a covid-19.

Portugal só reconhece a vacinação feita com imunizantes aprovados pela Agência Europeia do Medicamento, enquanto a Espanha segue o critério da Organização Mundial da Saúde, que inclui vacinas chinesas e indianas.


Saiba mais

Vale anuncia novo acordo coletivo de trabalho, Banco Pan diz que não pretende adquirir instituição financeira; saiba mais sobre Copel, Gol, Gerdau…


COM AVANÇO NAS AMÉRICAS, DELTA É “ALTAMENTE PREOCUPANTE”, DIZ OPAS

(Agência Brasil) A variante Delta do novo coronavírus é “altamente preocupante”, à medida que a mutação tem se espalhado para quase 20 países nas Américas, disseram autoridades da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).

As autoridades de saúde também estão de olho em outra variante, chamada Lambda, mas observam que a detecção irregular na região ainda não causou um grande impacto.

A crescente disseminação da variante Delta nos Estados Unidos, assim como na maior parte da América Latina e do Caribe, deve fazer com que os governos priorizem os esforços de prevenção à covid-19, como o uso de máscaras e, especialmente, uma aceleração do ritmo de vacinação, de acordo com a diretora da Opas, Carissa Etienne.

“Isso é preocupante porque os casos parecem se espalhar mais facilmente com a variante Delta e não podemos baixar a guarda”, disse.

A Opas é o escritório nas Américas da Organização Mundial da Saúde (OMS), ligada às Nações Unidas.

Etienne acrescentou que até o momento apenas 18% das pessoas na América Latina e no Caribe foram totalmente vacinadas.

A chefe da Opas também destacou o crescimento de novos casos na Guatemala, no Brasil e em Cuba.

Mesmo que outras variantes como Alfa e Gamma sejam ainda mais comuns nas Américas, a variante Lambda foi recentemente detectada em países da América do Sul duramente atingidos pelo vírus, incluindo Argentina, Peru, Chile e Equador, de acordo com o gerente de incidentes da Opas, Sylvain Aldighieri.

“A Lambda é uma variante na qual estamos interessados e a Delta é uma variante que é altamente preocupante”, disse.

“No momento, não temos evidências que nos permitam inferir um comportamento mais agressivo ou severo da variante Lambda, embora seja possível que ela tenha uma maior capacidade de transmissão”, acrescentou.


Saiba mais

Entenda como o governo federal pretende financiar o novo Bolsa Família com a PEC dos precatórios


BRASIL CONQUISTA OURO NA MARATONA AQUÁTICA

Na noite de ontem (03), o Brasil conquistou sua quarta medalha de ouro nas Olimpíadas de Tóquio. A baiana Ana Marcela Cunha venceu a maratona aquática, nadando 10km em 1h59min30s. Ana Marcela se tornou a primeira campeã olímpica da história da natação brasileira.

Nesta quarta, o Comitê Olímpico Brasileiro ainda divulgou que a ginasta Rebeca Andrade, primeira medalhista e campeã da ginástica feminina brasileira, será a porta-bandeiras do Brasil na cerimônia de encerramento dos jogos. Os Jogos Olímpicos de Tóquio se encerram no próximo domingo (08).

Com o ouro de Ana Marcela Cunha, o Brasil pulou duas posições e agora é o 16º colocado no quadro de medalhas dos jogos. Na parte de cima da tabela, a Grã-Bretanha reassumiu a quarta colocação ao ultrapassar a Austrália e o Comitê Olímpico Russo.

Confira a seguir o quadro de medalhas dos Jogos Olímpicos de Tóquio:

#PaísOuroPrataBronzeTotal
1China32221670
2Estados Unidos25312379
3Japão2171240
4Grã-Bretanha15181548
5Austrália1541736
16Brasil43815

BOLSAS E CÂMBIO

Confira os números do mercado europeu:

  • STOXX 600 (STOXX): +0,61% (468,22)
  • DAX (GDAXI): +0,88% (15.692,13)
  • FTSE 100 (FTSE): +0,26% (7.123,86)
  • CAC 40 (FCHI): +0,33% (6.746,23)
  • FTSE MIB (FTMIB): +0,53% (25.490,22)

Confira os números do mercado asiático:

  • Hang Seng (HK50): +0,88% (26.426,55)
  • KOSPI (KS11): +1,34% (3.280,38)
  • Shanghai Composto (SSEC): +0,85% (3.447,22)
  • Nikkei 225 (N225): -0,21% (27.584,08)
  • Shanghai Shenzhen CSI 300 (CSI300): +0,90% (4.978,85)

Confira os números do mercado norte-americano:

  • Dow Jones (DJI): -0,92% (34.792,67)
  • S&P 500 (SPX): -0,46% (4.402,68)
  • Nasdaq Composto (IXIC): +0,13% (14.780,50)

Confira a cotação atualizada das principais moedas estrangeiras:

  • Dólar: -0,15% (R$ 5,18)
  • Euro: -0,38% (R$ 6,13)

Imagem em destaque: Agência Brasil / divulgação

Guilherme Guerreiro

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1383 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
InternacionalNotícias

Federal Reserve mantém taxa de juros e interrompe ciclo de aperto monetário

2 Minutos de leitura
Em uma decisão que estava alinhada com as expectativas do mercado, o Comitê de Mercado Aberto (FOMC) do Federal Reserve, o Banco…
Internacional

Mercado de trabalho dos EUA surpreende mercado e gera 253 mil vagas em abril

1 Minutos de leitura
De acordo com o relatório do Payroll do Departamento do Trabalho dos Estados Unidos, a geração de emprego não-agrícola nos Estados Unidos…
Internacional

Vendas no varejo caem 1,2% na zona do euro

1 Minutos de leitura
As vendas no varejo na zona do euro recuaram 1,2% em março 2023 na série com ajuste sazonal ante fevereiro. Os dados…