Notícias

IBGE: setor de serviços acelera e cresce 1,7% em junho

1 Minutos de leitura

De acordo com dados publicados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor de serviços expandiu 1,7% no mês de junho frente ao mês imediatamente anterior.

Nos últimos três meses, o índice acumula alta de 4,4%.

“Com isso, o setor de serviços não só amplia o distanciamento com relação ao nível pré-pandemia, já que se encontra 2,4% acima de fevereiro de 2020, mas também alcança o patamar mais elevado desde maio de 2016.”, diz o IBGE.

Na série sem ajuste sazonal, no confronto com o mês do ano anterior, o total do volume de serviços registrou a quarta taxa positiva consecutiva ao avançar 21,1% em junho de 2021.


Saiba mais

PIB cresce 1,2% no primeiro trimestre, ficando acima das projeções


Segundo o IBGE, no indicador acumulado de janeiro a junho de 2021, o volume de serviços avançou 9,5% frente a igual período do ano anterior.

A taxa anualizada, indicador acumulado nos últimos doze meses, ao passar de -2,1% em maio para 0,4% em junho de 2021, manteve a trajetória ascendente iniciada em fevereiro deste ano (-8,6%).

O avanço de 1,7% do volume de serviços, observado na passagem de maio para junho de 2021, foi acompanhado por todas as cinco atividades de divulgação investigadas, com destaque para as expansões vindas de serviços de informação e comunicação (2,5%), transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (1,7%) e de serviços prestados às famílias (8,1%).

Confira a avaliação das atividades estudadas pelo IBGE na comparação mensal (volume):

“Ainda na série com ajuste sazonal, a evolução do índice de média móvel trimestral para o total do volume de serviços apontou expansão de 1,5% no trimestre encerrado em junho de 2021 frente ao nível do mês anterior, mantendo, portanto, a trajetória predominantemente ascendente desde julho do ano passado”, destaca o IBGE.

Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…