Notícias

Campos Neto: países que mais gastaram para mitigar o impacto da pandemia tiveram um melhor desempenho econômico

2 Minutos de leitura

Segundo o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, os países que gastaram mais durante a pandemia de COVID-19 para mitigar os efeitos negativos na sociedade e economia, são os que melhor saíram da crise.

“Quando olhamos o mundo emergente, vemos que países com maiores gastos, como o Brasil, evitaram uma queda mais aprofundada e recuperação mais rápida”, disse o presidente do BC durante o Congresso Nacional Abrasel.

O presidente da entidade financeira mais importante do país destacou o desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) de países como a China e os Estados Unidos. Ambas as potências mundiais investiram de forma massiva na recuperação da própria economia.

No caso dos Estados Unidos, trilhões de dólares foram injetados para dar um suporte financeiro à população, infraestrutura e políticas públicas relacionadas à área da saúde, com a distribuição de vacinas, e educação.

O resultado disso é uma recuperação econômica robusta que marcou o primeiro semestre do ano. Segundo dados do país, os EUA tiveram crescimento de 6,5% no Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre do ano.


Saiba mais

Inflação dos EUA surpreende economistas e acelera 0,9% em junho


Tudo isso, porém, demanda a resolução de fatores internos. Por aqui, o Auxílio Emergencial, programa que paga parcelas para a população informal do país, foi responsável por uma queda menos acentuada do PIB de 2020. O programa paga menos em 2021, comparado com as parcelas de R$ 600 de 2020, mas se mostrou fundamental para manter uma base de sustento da população.

Mesmo assim, 2021 é marcado por um certo atraso na distribuição de imunizantes contra COVID-19, atrasando a retomada plena das atividades. Além disso, a alta nos combustíveis e crise hídrica vem causando pressões inflacionárias que prejudicaram a economia do país.

As boas projeções quanto a economia brasileira deterioraram nas últimas semanas. Mesmo assim, Roberto Campos enxerga a situação brasileira, e a da América Latina, com “ânimo”.

“Existe um entendimento do governo que é melhor ter energia mais cara do que enfrentar um racionamento”, disse.  “A gente teve ainda quebras de safra [por conta do frio]”.

Segundo ele, os efeitos inflacionários são de curto prazo, mas já existem sinais que indicam que a inflação pode ter efeitos mais duradouros.

Foto: Agência Brasil / Divulgação

Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…