Descomplica

Um novo olhar para a sua aposentadoria

2 Minutos de leitura

Você já começou a planejar a sua aposentadoria? É fato que não é mais possível contar apenas com a Previdência Social, sendo essencial ter outros meios de garantir um futuro mais tranquilo. Os planos de Previdência são o veículo mais adequado para essa jornada, com vantagens fiscais que fazem toda a diferença no longo prazo. Diferente dos Fundos de Investimentos tradicionais, nos fundos de Previdência não é cobrado o come-cotas, imposto semestral que diminui o número de cotas do investidor, reduzindo a rentabilidade da aplicação a cada cobrança. Outra vantagem está na alíquota de imposto de renda a ser paga no resgate, que pode chegar a 10%, a menor cobrança entre os investimentos.

O mercado de previdência é hoje um dos mais populares do Brasil, com mais de 1 trilhão investidos. Porém, boa parte desses valores ainda estão aplicados em fundos com taxas altas e baixas rentabilidades. O mercado mudou muito nos últimos anos, e hoje a diversidade de produtos para aplicação é significativamente mais alta.

Os produtos disponíveis vão muito além da renda fixa e mesmo para quem gosta de investimentos mais agressivos há excelentes opções no mercado. Entre multimercados, fundos de ações e até mesmo estratégias em ativos internacionais, há opções para todos os gostos.

*Investidores qualificados: são aqueles que possuem mais de R$ 1 milhão investidos, ou possuam certificações aprovadas pela CVM como requisitos para o registro de agentes autônomos de investimento, administradores de carteira, analistas e consultores de valores mobiliários.

Veja alguns exemplos de fundos com diferentes estratégias:

  • DNA Energy Prev XP Seguros: este fundo é bastante diferenciado, pois ele tem uma estratégia chamada no mercado de “FoF” ou “fundo de fundos”. É um fundo que concentra as aplicações em outros fundos de investimento, tornando acessível aos investidores aplicarem em diferentes ativos com um valor de aplicação inicial menor. A rentabilidade acumulada desde o início do fundo está em 384% do CDI.
  • Dahlia Global 50 XP Seguros: é possível também ter exposição a ativos internacionais com a Previdência, o Dahlia Global é um multimercado com foco em ativos no exterior, nos mercados de renda fixa, renda variável, moedas e commodities. Investe também em ações e renda fixa no Brasil. A rentabilidade acumulada desde o início do fundo está em 295% do CDI.
  • Alaska 100 Icatu Seguros: este é para aqueles que têm o perfil mais arrojado. O fundo aplica majoritariamente em ações de grandes empresas no Brasil, podendo aplicar 100% do patrimônio em renda variável. A rentabilidade acumulada desde o início do fundo foi de 18,37%.

Estes exemplos deixam claro que atualmente a Previdência é muito mais do que uma aplicação em renda fixa e conservadora. Em meio a tantas opções, pode parecer difícil escolher a mais adequada para cada perfil e estratégia. A boa notícia, é que a Previdência é um investimento que possibilita migrar de um fundo para o outro, sem custo algum. Na prática, significa que se você tem hoje um fundo com baixa rentabilidade, é possível migrar para melhores opções sem precisar realizar um resgate (onde teria a cobrança de imposto de renda) e sem custos adicionais pela transação dos recursos.

Para ajudar você a entender mais sobre como conseguir uma aposentadoria tranquila e a escolher as melhores opções, sempre busque a orientação de especialistas no assunto.

Descomplica

Postagens relacionadas
ArtigosCuriosidadesDescomplicaEducação Financeira

4 erros de investir na previdência em dezembro

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Possivelmente você já saiba que a previdência privada do tipo PGBL é o único investimento que oferece um benefício…
DescomplicaEducação Financeira

Não consegui finalizar a declaração! O que fazer?

1 Minutos de leitura
O nosso colunista Rondinelli Borges, Auditor Fiscal da Receita Estadual, pós-graduado em Direito Tributário e em Finanças e Investimentos, gravou um treinamento…
DescomplicaEducação Financeira

Posso declarar CURSOS como despesas com educação?

1 Minutos de leitura
O nosso colunista Rondinelli Borges, Auditor Fiscal da Receita Estadual, pós-graduado em Direito Tributário e em Finanças e Investimentos, gravou um treinamento…