Internacional

Tropas norte-americanas podem permanecer mais do que previsto no Afeganistão; Número de vítimas no Haiti passa de 2000; mercado internacional e mais

5 Minutos de leitura

TROPAS NORTE-AMERICANAS PODEM PERMANECER MAIS DO QUE PREVISTO NO AFEGANISTÃO

Em entrevista à emissora ABC nesta quarta-feira (18), o presidente norte-americano Joe Biden admitiu a possibilidade de retardar a retirada das tropas estadunidenses do Afeganistão. No mês passado, Biden havia informado que todas as tropas dos Estados Unidos seriam retiradas do país árabe até o dia 31 de agosto.

A permanência dos soldados estadunidenses no país pode acontecer para garantir a retirada em segurança de todos os cidadãos dos EUA em território afegão. Biden afirmou que a intenção é fazer a evacuação destas pessoas até o dia 31 de agosto. “Se restarem cidadãos americanos, vamos ficar para tirar todos”, acrescentou.

O presidente dos EUA ainda afirmou que não acredita que seria possível retirar as tropas norte-americanas do Afeganistão sem que o processo resultasse em um “caos”. “A ideia de que, de alguma forma, havia uma forma de ter saído sem que isso resultasse em um caos não vejo como seria possível”, apontou.

Segundo Biden, no entanto, o Talibã vem cooperando com a evacuação dos cidadão norte-americanos do Afeganistão. “Estão cooperando, permitindo que os cidadãos americanos saiam, que o pessoal americano saia, que o das embaixadas saia”, apontou. 

De acordo com ele, a maior dificuldade está sendo se ajudar aliados dos EUA, como afegãos que colaboravam com as tropas estadunidenses e agora temem sofrer represália por parte do Talibã.

Segundo informado pela Casa Branca no Twitter, o Aeroporto Internacional Hamid Karzai está “seguro e aberto”.

O Afeganistão está sob controle do Talibã desde domingo (15), quando tomou a capital do país, Cabul. O grupo extremista executou uma ofensiva relâmpago, avançando pelo território afegão e tomando controle de mais de 10 capitais provinciais do país. O Talibã assumiu o controle de Cabul após algumas horas de cerco e da fuga do presidente Ashraf Ghani, atualmente exilado nos Emirados Árabes Unidos.


Saiba mais

Sinqia fecha parceria com TechRules, Copel anuncia programa de demissões; saiba mais sobre 3R Petroleum, Vale, Ternium…


NÚMERO DE VÍTIMAS NO HAITI JÁ PASSA DE 2000, NOVO TREMOR ATINGE O PAÍS

O número de vítimas dos terremotos que atingiram o Haiti no último final de semana continua a subir. Segundo os dados mais recentes divulgados pelo governo haitiano, o número oficial de vítimas chegou a 2.189.

A situação piorou com a chegada da tempestade tropical Grace, que passou pelo país na segunda-feira (16) e paralisou os trabalhos de busca ao longo do dia. Por fim, um novo terremoto de menor intensidade foi sentido no Haiti nesta quarta-feira, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

Além dos óbitos, o terremoto de escala 7,2 do último sábado (14) deixou também 12 mil feridos e 32 pessoas ainda estão desaparecidas, segundo informações oficiais. A situação deixou no limite os hospitais haitianos, também danificados durante a tragédia, muitas estradas no país também estão bloqueadas por conta dos danos, interditando o transporte de suprimentos para ajudar as regiões mais afetadas.

Nesta quinta-feira (19), o Ministério de Relações Exteriores do Brasil anunciou que enviará bombeiros e suprimentos ao Haiti para ajudar o país a lidar com a situação. O Itamaraty enviará um cargueiro KC-390 Millenium da FAB com insumos e equipe especializada em buscas em destroços urbanos. A previsão de partida da aeronave é o próximo final de semana.

“A missão deverá ser composta por equipes de bombeiros peritos em busca e resgate em estruturas urbanas colapsadas, além de contar com ‘kits’ de medicamentos e insumos estratégicos para a assistência farmacêutica emergencial, doados pelo Ministério da Saúde”, apontou em nota o Itamaraty.

POLÍCIA DO CAPITÓLIO INVESTIGA AMEAÇA DE BOMBA

Nesta quinta-feira, a Polícia do Capitólio dos Estados Unidos (USCP) prendeu um homem que disse estar com um carregamento de explosivos nos arredores da biblioteca do Congresso norte-americano, em Washington DC.

O homem de 49, identificado pelas autoridades como Floyd Roy Roseberry, chegou a fazer uma transmissão ao vivo em seu Facebook, mas sua conta foi suspensa após menos de duas horas. Ele pede a renúncia do presidente norte-americano Joe Biden e afirmou que a caminhonete que conduzia está carregada com explosivos.

Por volta das 15h (horário de Brasília), o homem foi preso pela USCP. Segundo o chefe da polícia, Tom Manger, Roseberry se rendeu sem nenhum incidente depois de um período de negociações com a polícia.

“Usamos um robô para levar um telefone até ele. Mas ele não quis usar o telefone. Mas pouco depois, entregamos o telefone. Ele saiu do veículo e se rendeu. As unidades táticas que estavam próximas o prenderam sem incidentes”, apontou Manger.

A polícia ainda não confirmou se o homem carregava de fato explosivos em seu veículo. Manger apontou que o suspeito tem problemas problemas psiquiátricos e recentemente sofreu com a perda de um parente.


Saiba mais

Com foco na abertura comercial, Guedes quer redução de 10% na tarifa do Mercosul


FMI SUSPENDE ACESSO DO AFEGANISTÃO A RECURSOS DO FUNDO

(Agência Brasil) O Fundo Monetário Internacional (FMI) disse nesta quarta-feira (18) que o Afeganistão não terá acesso aos recursos da instituição, incluindo uma nova alocação de reservas de Direitos Especiais de Saque, devido à falta de clareza em torno do reconhecimento de seu governo após o Talibã ter assumido o controle de Cabul.

“Como sempre acontece, o FMI é guiado pelas opiniões da comunidade internacional”, disse um porta-voz do FMI em um comunicado. “Atualmente, há uma falta de clareza na comunidade internacional em relação ao reconhecimento de um governo no Afeganistão, em consequência da qual o país não pode acessar DES ou outros recursos do FMI.”

BOLSAS E CÂMBIO

Na Europa, os principais índices do continente fecharam com fortes baixas nesta quinta-feira. Os investidores europeus reagiram à divulgação da ata da reunião do Fed ontem e a baixa do mercado asiático nas sessões de hoje. O sentimento no mercado internacional é de aversão ao risco. Confira os números do mercado europeu:

  • STOXX 600 (STOXX): -1,51% (467,24)
  • DAX (GDAXI): -1,25% (15.765,81)
  • FTSE 100 (FTSE): -1,54% (7.058,86)
  • CAC 40 (FCHI): -2,43% (6.605,89)
  • FTSE MIB (FTMIB): -1,63% (25.928,78)

No mercado asiático, o dia também foi de fortes quedas. Investidores do continente reagiram mal às últimas projeções de crescimento do PIB chinês em 2021, fortemente impactadas pela nova onda de casos de Covid-19 causada pela presença da variante Delta no vírus no país. Confira os números do mercado asiático:

  • Hang Seng (HK50): -2,13% (25.316,33)
  • KOSPI (KS11): -1,93% (3.097,83)
  • Shanghai Composto (SSEC): -0,57% (3.465,55)
  • Nikkei 225 (N225): -1,10% (27.281,17)
  • Shanghai Shenzhen CSI 300 (CSI300): -0,66% (4.862,14)

Nos Estados Unidos, o dia foi de resultados mistos. O Dow Jones operou em queda hoje, ainda na esteira da divulgação da ata do Fed. O S&P 500 e a Nasdaq subiram impulsionados pelo setor de tecnologia em alta. Confira a seguir os números do mercado norte-americano:

  • Dow Jones (DJI): -0,19% (34.894)
  • S&P 500 (SPX): +0,13% (4.405)
  • Nasdaq Composto (IXIC): +0,11% (14.541)

Confira a cotação das principais moedas estrangeiras:

  • Dólar: +0,87% (R$ 5,42)
  • Euro: +0,55% (R$ 6,33)

Imagem em destaque: O Globo / divulgação

Guilherme Guerreiro

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1383 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
InternacionalNotícias

Federal Reserve mantém taxa de juros e interrompe ciclo de aperto monetário

2 Minutos de leitura
Em uma decisão que estava alinhada com as expectativas do mercado, o Comitê de Mercado Aberto (FOMC) do Federal Reserve, o Banco…
Internacional

Mercado de trabalho dos EUA surpreende mercado e gera 253 mil vagas em abril

1 Minutos de leitura
De acordo com o relatório do Payroll do Departamento do Trabalho dos Estados Unidos, a geração de emprego não-agrícola nos Estados Unidos…
Internacional

Vendas no varejo caem 1,2% na zona do euro

1 Minutos de leitura
As vendas no varejo na zona do euro recuaram 1,2% em março 2023 na série com ajuste sazonal ante fevereiro. Os dados…