Internacional

China passa a permitir até 3 filhos por casal; Coquetel da AstraZeneca é eficaz contra a Covid-19, aponta estudo; mercado internacional e mais

5 Minutos de leitura

CHINA PASSA A PERMITIR ATÉ 3 FILHOS POR CASAL

Nesta sexta-feira (20), a China aprovou sua nova lei de planejamento familiar. Agora, casais chineses poderão ter até três filhos sem a necessidade de pagar tributos adicionais ao governo.

O governo chinês já havia anunciado a mudança na lei nacional em maio, como medida para combater o envelhecimento da população e uma potencial escassez de mão de obra no país mais populoso do mundo.

Hoje, a aprovação da nova lei no Comitê Permanente da Assembleia Nacional do Povo, braço legislativo do Partido Comunista Chinês. formaliza a mudança nas regras do planejamento familiar chinês. A reunião do comitê teve início na terça-feira (17) e se encerrou hoje.

Esta é a segunda vez em 5 anos que a China altera a legislação de planejamento familiar. Em 2016, o país aboliu a famosa “lei do filho único”, implementada na década de 1970 e que impunha multas a casais que tivessem mais de um filho.

Segundo dados do final de 2020, a taxa de fertilidade na China é de 1,3 filhos por casal, muito abaixo dos 2,1 considerados ideais por especialistas para manter o tamanho da população estável.


Saiba mais

Renner sofre ataque cibernético, Gerdau aprova reorganização societária; saiba mais sobre Hermes Pardini, JBS, Alliar…


COQUETEL DA ASTRAZENECA É EFICAZ CONTRA COVID-19, APONTA ESTUDO

A farmacêutica AstraZeneca divulgou nesta sexta-feira que um estudo interno apontou que um coquetel de anticorpos produzido pela empresa é eficaz contra a Covid-19.


Segundo informado pela AstraZeneca, o coquetel AZD7442 reduziu o risco de internação por Covid-19 em 77%, de acordo com dados da fase final dos testes clínicos. A empresa afirma que a medicação é uma opção de imunizante para aqueles que respondem mal à aplicação de vacinas contra o novo coronavírus.

“AZD7442, uma combinação de dois anticorpos de longa ação (LAAB, da sigla em ingês), reduziu o risco de desenvolver COVID-19 sintomático em 77% (intervalo de confiança de 95% (IC): 46, 90), em comparação com o placebo. O julgamento acumulou 25 casos sintomáticos de COVID-19 na análise primária”, apontou a empresa em um comunicado em seu site oficial.

O estudo com 5.197 voluntários foi iniciado em novembro do ano passado. A AstraZeneca informa que nenhuma morte por Covid-19 foi registrada entre os participantes do ensaio clínico.

Ainda segundo a AstraZeneca, o coquetel não se mostrou eficaz quando usado em pessoas que já haviam se infectado pelo vírus SARS-CoV-2 anteriormente. O tratamento surge, portanto, como uma alternativa para aqueles que ainda não tiveram contato com o vírus.

BIDEN PROMETE RETIRAR TODO AMERICANO QUE QUISER SAIR DO AFEGANISTÃO

(Agência Brasil) O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, prometeu nesta sexta-feira que todo norte-americano que quiser será retirado do Afeganistão comandado pelo Talibã – cerca de 13 mil já foram levados para casa até agora.

Diante de uma avalanche de críticas pela saída das tropas dos EUA, Biden disse que não pode prometer qual será o desfecho no Afeganistão, onde seu país combateu a organização islâmica durante 20 anos.

“Esta é uma das maiores e mais difíceis pontes aéreas da história, e o único país do mundo capaz de projetar tanto poder do lado mais distante do mundo com este grau de precisão são os Estados Unidos da América”, afirmou Biden em um discurso na Casa Branca.

“Faremos tudo, tudo que pudermos, para proporcionar uma retirada segura para nossos aliados afegãos, parceiros e afegãos que podem ser visados por causa de sua associação com os Estados Unidos”, disse o presidente, acrescentando que o governo norte-americano buscará todo compatriota que quiser partir.

Potências estrangeiras tentam acelerar as retiradas devido aos relatos de represálias do Talibã, inclusive contra pessoas que trabalharam com as forças lideradas pelos EUA de saída ou o governo anterior apoiado pelo Ocidente.

No total, países estrangeiros já retiraram de avião mais de 18 mil pessoas desde que os militantes tomaram a capital Cabul, de acordo com a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), mas governos ocidentais estão sendo criticados por não preverem um êxodo tão caótico.

Milhares de afegãos desesperados agarrados a documentos, crianças e alguns pertences ainda lotavam o aeroporto de Cabul quando membros do Talibã munidos de armas pediram que as pessoas sem documentos de viagem voltassem para casa. Dentro e nos arredores do aeroporto, 12 pessoas foram mortas desde domingo (15), disseram autoridades da Otan e do Talibã.

O tumulto é tão grande que nenhuma nação sabe em que avião estão seus cidadãos, e algumas pessoas foram surpreendidas enquanto visitavam familiares, disse um ministro holandês.

“Aqueles que estão em perigo não têm uma saída clara”, disse Shabia Mantoo, porta-voz do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), apelando para que países vizinhos mantenham suas fronteiras abertas.

A velocidade com que o Talibã conquistou o Afeganistão enquanto tropas estrangeiras finalizavam sua retirada surpreendeu até seus próprios líderes e deixou vácuos de poder em muitos locais.

O Talibã pediu união antes das orações desta sexta-feira, solicitando aos imãs que persuadissem as pessoas a não partirem. Moradores de Cabul e de quatro outras cidades disseram que o comparecimento foi baixo, mas que as orações transcorreram sem incidentes.

Mas um civil alemão foi ferido por um tiro a caminho do aeroporto antes de ser retirado, disse um porta-voz do governo da Alemanha.

Alguns afegãos relatam ter sido espancados e sofrido operações domiciliares, enquanto outros disseram ter recebido garantias. Porta-vozes do Talibã não estavam disponíveis de imediato para comentar.


Saiba mais

Impasses e mais impasses: situação da reforma do IR já preocupa a equipe econômica


DANOS DE TERREMOTO DIFICULTAM CHEGADA DE AJUDA A ÁREAS DO HAITI

(Agência Brasil) Estradas danificadas ou intransitáveis estavam complicando nesta sexta-feira (20) os esforços para levar ajuda a partes remotas do Haiti, devastadas por um terremoto que matou mais de 2 mil pessoas na semana passada.

Na principal estrada de montanha entre Les Cayes, cidade do sudoeste, e Jeremie, no noroeste, duas das áreas urbanas mais atingidas, deslizamentos de terra e rachaduras no asfalto dificultaram a chegada de auxílio a comunidades agrícolas atualmente lutando com a insegurança alimentar e o acesso à água potável.

A rota estava repleta de rochas e do ocasional caminhão retido, de acordo com um repórter da Reuters.

País mais pobre das Américas, o Haiti ainda estava se recuperando de um terremoto de 2010, que matou mais de 200 mil pessoas.

O país se tornou ainda mais instável após o assassinato do presidente Jovenel Moise no mês passado, cometido pelo que autoridades dizem ter sido um grupo de mercenários majoritariamente colombianos.

Uma tempestade intensa que assolou o Haiti nesta semana, desencadeando deslizamentos de terra, também tornou mais difícil encontrar vítimas do tremor de sábado (14), que destruiu dezenas de milhares de casas e ceifou as vidas de ao menos 2.189 pessoas.

O terremoto também deixou 12.200 feridos, e o número de vítimas deve aumentar à medida que os esforços de resgate prosseguem, disseram autoridades.

BOLSAS E CÂMBIO

Confira os números do mercado europeu:

  • STOXX 600 (STOXX): +0,33% (468,80)
  • DAX (GDAXI): +0,27% (15.808,04)
  • FTSE 100 (FTSE): +0,41% (7.087,90)
  • CAC 40 (FCHI): +0,31% (6.626,11)
  • FTSE MIB (FTMIB): -0,04% (25.918,27)

Confira os números do mercado asiático:

  • Hang Seng (HK50): -1,84% (24.849,72)
  • KOSPI (KS11): -1,20% (3.060,51)
  • Shanghai Composto (SSEC): -1,10% (3.427,33)
  • Nikkei 225 (N225): -0,98% (27.013,25)
  • Shanghai Shenzhen CSI 300 (CSI300): -1,91% (4.769,27) 

Confira os números do mercado norte-americano:

  • Dow Jones (DJI): +0,65% (35.120,08)
  • S&P 500 (SPX): +0,81% (4.441,67)
  • Nasdaq Composto (IXIC): +1,19% (14.714,70)

Confira a cotação das principais moedas estrangeiras:

  • Dólar: -0,77% (R$ 5,38)
  • Euro: -0,55% (R$ 6,29)

Imagem em destaque: DW / divulgação

Guilherme Guerreiro

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1383 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
InternacionalNotícias

Federal Reserve mantém taxa de juros e interrompe ciclo de aperto monetário

2 Minutos de leitura
Em uma decisão que estava alinhada com as expectativas do mercado, o Comitê de Mercado Aberto (FOMC) do Federal Reserve, o Banco…
Internacional

Mercado de trabalho dos EUA surpreende mercado e gera 253 mil vagas em abril

1 Minutos de leitura
De acordo com o relatório do Payroll do Departamento do Trabalho dos Estados Unidos, a geração de emprego não-agrícola nos Estados Unidos…
Internacional

Vendas no varejo caem 1,2% na zona do euro

1 Minutos de leitura
As vendas no varejo na zona do euro recuaram 1,2% em março 2023 na série com ajuste sazonal ante fevereiro. Os dados…