Notícias

Impasses e mais impasses: situação da reforma do IR já preocupa a equipe econômica

2 Minutos de leitura

A segunda parte da Reforma Tributária, que trata de mudanças no imposto de renda sobre pessoas físicas e jurídicas (IRPF e IRPJ) está travada na Câmara dos Deputados. A proposta já sofreu inúmeras mudanças pelo relator, o deputado Celso Sabino (PSDB-PA), e sua votação já foi adiada inúmeras vezes.

As mudanças acontecem para tentar acomodar pedidos e para não deixar os municípios muito defasados. De acordo com as últimas mudanças promovidas pelo relator, a redução no Imposto de Renda das Pessoas Jurídicas (IRPJ) será de 8,5 p.p., indo de 25% para 16,5%. No texto anterior, a redução seria de 9,5 p.p.

Além disso, empresas que pagam IR pelo regime de lucro presumido, com faturamento de até R$ 4,8 milhões, terão isenção total sobre os lucros e dividendos.

Mesmo assim, segundo apurações do Estadão, a equipe econômica de Paulo Guedes não descarta abandonar o projeto, visto que ele corre o risco de causar danos às contas públicas.

Nessa semana, a proposta chegou a ser alterada para diminuir a redução do IRPJ, medida que agrada a Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Mesmo assim, foi adiada por risco de morrer no plenário.

“Sabemos que nem sempre o melhor do ponto de vista técnico é o melhor do ponto de vista político, e isso certamente está sendo considerado nas discussões feitas em torno do projeto de lei”, disse o secretário especial da Receita, José Barroso Tostes Neto.

Mesmo com todos os dedos apontando para a direção de desastre da reforma, o ministro Guedes deve se reunir na próxima semana com deputados da bancada da oposição da Câmara. A intenção é encontrar algum tipo de denominador comum para que a proposta tenha mais respaldo dentro da Casa.


Saiba mais

Alteração na Reforma Tributária isenta FIIs e coloca o Brasil próximo da quota de um paraíso fiscal


Segundo apurações, Guedes ligou para o líder da oposição na Câmara, o deputado Alessandro Molon (PSB-RJ), e agendou a conversa para a próxima terça-feira (24). Segundo a ala da oposição, os pontos comuns são a taxação de dividendos. O foco de Molon, porém, deve ser no alívio à classe média e baixa do país.

O mal estar geral da equipe econômica quanto ao sucesso da reforma não agrada o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), que chegou a pedir que Paulo Guedes fique de fora das negociações políticas. Segundo ele, um consenso é perfeitamente possível.

O problema da reforma do IR é que ela é essencial para a aprovação de projetos como o Auxílio Brasil, programa que marca a reformulação do Bolsa Família. Esse projeto por si só também depende da aprovação de outro projeto, a PEC dos Precatórios.

Caso a reforma do IR caia no plenário, o governo teria que achar mais uma grande fonte de receita para bancar o programa.

O impasse também prejudica a Reforma Tributária como um todo, que está fatiada entre o Senado Federal e a Câmara dos Deputados. No Senado está sendo discutida a unificação dos impostos e passaporte tributário, enquanto que na Câmara está sendo analisada a proposta que unifica o PIS/Cofins.

Foto: Agência Brasil / Divulgação

Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…