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eSports: confira os números da indústria que deve passar de US$ 1 bi em receitas em 2021

4 Minutos de leitura

Não é mistério pra ninguém: o ramo de jogos é extremamente lucrativo.

A indústria do ramo de entretenimento explodiu desde os primeiros modelos de videogame na década de 90, e já passou das receitas dos cinemas e streaming. Para se ter uma ideia do tamanho da indústria, basta ver os números de 2018.

As receitas originadas pelas vendas de jogos, incluindo mídias digitais e físicas, somaram US$ 43,8 bilhões nos Estados Unidos. No mesmo ano, todas as receitas geradas por filmes no cinema e streaming somaram US$ 42 bilhões.

Embora o mundo tenha passado por uma pandemia global em 2020, no caso dos jogos, que acabam se beneficiando com um maior número de pessoas em casa, as receitas só aumentaram.

De acordo com 123scommese.it, especializada em dados sobre o setor, o setor de jogos vai gerar uma receita de US$ 146 bilhões em 2021, impulsionados pela explosão na China, a nova geração de consoles que chegou neste ano e o crescimento de 44% no mercado de jogos para celulares.

Grandes companhias e desenvolvedores de jogos perceberam que o número de compradores e o número de jogadores online atingiram recordes sucessivos em pleno ano marcado pelo isolamento social. Em dois anos, as receitas do setor cresceram em 40%, e não tem teto para bater.

Só em 2020, as receitas geradas foram de US$ 128,3 bilhões, um crescimento de 23% na comparação anual.

Todos os ramos ligados ao mercado de jogos se beneficiaram com as altas surpreendentes dos últimos anos. Streamers, que produzem horas de transmissões ao vivo em plataformas como Twitch e YouTube, também notaram um crescimento exponencial no número de espectadores.

Outro ramo que também está sentindo um impacto extremamente positivo é o de eSports, o ramo competitivo da indústria de jogos.

Foto: Vave

eSports: da garagem aos grandes estádios

O ramo de eSports é uma evolução natural da gigantesca indústria de jogos. Trata-se de um ramo competitivo, que conta com jogos específicos para esse tipo de modalidade.

Muitos desses profissionais possuem rotinas rigorosas de treinos, além de gordurosos patrocínios que podem ser vistos em suas transmissões ao vivo na Twitch e YouTube.

A indústria de eSports cresceu tanto, que não se trata mais apenas de competições de garagem, mas de jogadores que se tornam quase que celebridades, lutando por prêmios milionários em grandes estádios.

Um dos melhores exemplos do tamanho que esse tipo de evento pode trazer é o The International, evento promovido pela Valve, onde times disputam pelo grande prêmio em um dos jogos mais populares da companhia: o Dota 2.

Na competição de 2019, a OG, time que já tinha vencido o torneio em 2018, venceu a Team Liquid. O time de 5 jogadores e um treinador levou para casa o prêmio de US$ 15,5 milhões.

Mas se engana quem pensa que ficar em segundo lugar é uma coisa ruim. A Team Liquid levou US$ 4,4 milhões para casa. A PSG.LGD (patrocinada pelo Paris Saint-Germain), levou US$ 3 milhões.

O Dota 2 é apenas um exemplo na gigantesca indústria de eSports, que conta com jogos como Counter Strike, Overwatch, League of Legends, Starcraft, entre tantos outros.

O torneio de 2019 foi realizado na cidade de Shangai, na China, no Mercedes-Benz Arena.

Tirando o público do estádio, segundo o eSports Charts, o público virtual total para a grande final do evento passou de 1,9 milhão de espectadores simultâneos, um recorde até então.

No Brasil, mesmo em ano de pandemia, as transmissões virtuais de grandes torneios de eSports também bateram recordes. Segundo a Stream Hatchet, a grande final do CBLOL (Campeonato Brasileiro de League of Legends) contou com mais de 396 mil espectadores nas plataformas Twitch e Youtube.


Saiba mais

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Foto: CBLOL

A indústria em números

De acordo com dados da Newzoo, especializada em dados referentes à indústria de jogos, o ramo de eSports passará, pela primeira vez em sua história, da marca de US$ 1 bilhão em 2021. 

Conforme aponta o estudo, as receitas devem atingir US$ 1,1 bilhão, 14,5% a mais comparado com as receitas de 2020 (US$ 947,1 milhões).

Embora o setor tenha aumentado em receitas de 2020 para cá, não foi por ausência de dificuldades. As famosas arenas lotadas de fãs, desde os playoffs até as grandes finais, acabaram ficando para trás, dando lugar às transmissões ao vivo.

A grande diferença é que os volumes gastos em grandes estruturas e palcos é diferente da realização de transmissões. Mesmo assim, os lucros gerados pela venda de ingressos acabam se perdendo.

De acordo com o estudo, a audiência de torneios de eSports também deve crescer exponencialmente nos próximos anos. Em 2021, esse número chegou a 474 milhões, esperados para atingir 577,2 milhões até 2024.

Confira os números:

Imagem: esports-marketing-blog

Afinal, de onde vem todo esse dinheiro?

A pesquisa realizada pela Newzoo também nos traz dados interessantes sobre o segmento que só deve crescer nos últimos anos. Para começar, o maior fluxo das receitas, representando mais da metade delas, vem de patrocínios.

Os patrocínios devem somar mais de US$ 641 milhões em 2021, uma alta de 17,2% comparado com o ano passado. Em segundo, vem os direitos de mídia, somando US$ 192,6 milhões, representando uma alta de 17,3%.

Confira os números:

Os patrocínios nos eSports podem acontecer de diversas maneiras, e dependem do tamanho do torneio e do atleta. Algumas companhias também investem em times, como é o caso da PSG.LGD do Dota 2, que ficou em terceiro lugar no The International de 2019.

Abaixo, confira alguns torneios com seus respectivos patrocinadores:

  • Overwatch League – Jogo: Overwatch. Patrocínios: Intel, Coca-Cola, T-Mobile, HP e Toyota.
  • LCS – Jogo: League of Legends. Patrocínios: Honda, Alienware, MasterCard, Red Bull, Bud Light, State Farm e GreenPark.
  • Intel Extreme Masters – Jogo: Counter-Strike. Patrocínios: Intel, Acer, HyperX, Game Fuel e Vodafone.

É, portanto, um mercado extremamente lucrativo, que só deve crescer nos próximos anos. Com a retomada da normalidade e superação da pandemia, as expectativas apontam para mais lotações em grandes estádios, grandes torneios e grandes premiações.

Lembra do The International do Dota 2? A premiação de 2019, que contou com a vitória de OG, distribuiu US$ 34,330,068 em premiações. Para o próximo torneio, que ainda não foi realizado por conta da pandemia, a premiação será de US$ 40,018,195.

Foto: Valve / Divulgação

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