EntrevistasNotícias

“O trabalho manual praticamente sumiu”, afirma Diogo Chamun, ex-presidente do SESCON-RS, sobre a evolução da profissão contábil

3 Minutos de leitura

Os avanços tecnológicos mudaram muito a nossa vida e, também, o mercado financeiro. A maneira como nos relacionamos com os bancos, como pedimos crédito e até mesmo como declaramos o nosso Imposto de Renda à Receita Federal. No meio de todas essas mudanças do mercado financeiro, o profissional contábil, popularmente conhecido como contador, foi um dos mais impactados.

Nesta semana, a Smart Money conversou com o contador Diogo Chamun, que nos contou sobre a função de um contador, como um bom assessoramento é importante para empresas e como a tecnologia mudou a rotina dos profissionais contábeis.

Diogo Chamun atua como contador e empresário contábil desde 1995. Foi presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do RS (SESCON-RS) entre 2014 e 2018. Hoje, Diogo é diretor legislativo da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon).

Confira, a seguir, a entrevista exclusiva de Diogo Chamun para a Smart Money:


Saiba mais

Hedge: o que é e como pode ser um grande aliado de seus negócios


COMO VOCÊ RESUMIRIA A PROFISSÃO CONTÁBIL E O ESCOPO DE TRABALHO DE UM PROFISSIONAL CONTADOR?

A profissão contábil evoluiu muito nos últimos anos. O profissional, que era chamado de guarda livro, hoje tem posição fundamental nas empresas, com a geração de informações e participação nas decisões estratégicas.

Sua área de atuação é bem ampla. Podem atuar na área pública, em empresas, na docência, escritórios contábeis, perícia, auditoria, consultoria, entre tantas outras possibilidades. Certo é, que o contador, independente da área de atuação, é extremamente técnico, estudioso e pode inclusive atuar em cargos de gestão.

QUAL A IMPORTÂNCIA DE UM SETOR DE CONTABILIDADE DENTRO DE UMA EMPRESA?

O setor contábil é responsável por apurar os dados financeiros, como seus custos, despesas, receitas, lucratividades, ativos e passivos. Por concentrar tantas informações importantes para o bom desempenho de uma organização, ele é essencial para o melhor funcionamento e crescimento das empresas.

A PROFISSÃO DE CONTADOR FOI BASTANTE IMPACTADA PELA DIGITALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS FINANCEIROS, CERTO? O QUE MUDOU NO DIA A DIA DE VOCÊS NOS ÚLTIMOS ANOS?

A mudança foi bem expressiva. Se antes o contador tinha a maior parte do seu foco em gerar guias e cumprir as obrigações acessórias, agora com a evolução tecnológica, tanto do mercado, que otimiza os processos financeiros, quanto da receita federal, a qual sua interação se dá por arquivos eletrônicos, o contador atua mais como um analista e consultor, visto que o trabalho manual praticamente sumiu.


Saiba mais

25% dos motoristas de aplicativos desistiram de trabalhar por conta da alta nos combustíveis, diz associação


QUAIS OS PRINCIPAIS PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DESSA DIGITALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS FINANCEIROS?

Não há dúvida que, quando eliminamos os trabalhos manuais e repetitivos, agrega-se mais valor ao que é entregue. No caso do contador ele consegue contribuir muito mais com o gestor.

Quando se fala de tecnologia é difícil encontrar pontos negativos, mas o distanciamento das pessoas pode causar algumas perdas, uma vez que os debates, via de regra, trazem ideias e melhorias nos processos. 

COMO UM CONTADOR PODE AUXILIAR PESSOAS FÍSICAS, PRINCIPALMENTE INVESTIDORES?

A legislação tributária é muito complexa no Brasil e o investidor pode, inclusive, perder parte dos seus ganhos se não cumprir, ou cumprir de forma equivocada, com as obrigações legais.

O contador é o profissional que domina esse tema e pode assessorar na “prestação de contas” com a receita federal, bem como, com informações referentes a tributação e cálculos que auxiliam na decisão de qual investimento pode ser mais vantajoso.

Se você quer saber mais sobre como declarar as suas aplicações no Imposto de Renda, pode conferir o episódio especial do Short Squeeze sobre como declarar seus investimentos!

Guilherme Guerreiro

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1383 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…