Internacional

Japão tem recorde de casos de Covi-19 pelo 12º dia consecutivo; Pico mais alto da Groenlândia registra chuva pela primeira vez na história; mercado internacional e mais

4 Minutos de leitura

JAPÃO TEM RECORDE DE CASOS DE COVI-19 PELO 12º DIA CONSECUTIVO

Neste domingo (22), o Japão registrou um novo recorde na média móvel de casos de Covid-19 pelo 12º dia consecutivo. A pior onda da pandemia do novo coronavírus se estende pelo país há quase dois meses, se estendeu por todo o período dos Jogos Olímpicos e deve continuar durante os Jogos Paralímpicos, que se iniciam amanhã (24).

O Japão registrou, em média, 22.497 mil novos casos de Covid-19 nos últimos 7 dias, com destaque para um recorde diário de 25.380 casos. A onda de casos no país é impulsionada pela presença da variante Delta no Japão.

Nesta segunda-feira (23), os governos do Japão e da capital, Tóquio, fizeram um apelo aos hospitais do país por mais leitos para tratamento da doença. Atualmente, apenas 10% dos infectados por Covid-19 no Japão estão internados.

“A transmissibilidade forte da variante Delta não é comparável às anteriores”, apontou o ministro da Saúde, Norihisa Tamura. “Gostaríamos de ter mais apoio da comunidade médica para obter leitos hospitalares para pacientes de coronavírus”, concluiu.

Na terça-feira (17) passada, o governo japonês já havia ampliado o estado de emergência em vigor no país para 7 novas regiões, com objetivo de conter o avanço da variante Delta da Covid-19. 

O aumento no número de casos, no entanto, também serve como exemplo de eficácia dos programas de imunização. Embora o Japão esteja enfrentando a fase com maior número de casos da Covid-19, o número de mortes no país não vem subindo no mesmo ritmo segundo os dados oficiais.

Desde o dia 29 de julho, o Japão aplica pelo menos 1 milhão de doses de vacina contra o novo coronavírus diariamente. O país ultrapassou recentemente a marca de 50% da população com ao menos uma dose de vacina contra o vírus. Segundo dados de ontem, 41% da população japonesa está completamente imunizada contra a doença.

Até o momento, o Japão registrou 15.649 mortes por Covid-19 desde o início da pandemia, no ano passado. O maior número de mortes em um único dia foi registrado no dia 18 de maio deste ano, com 216 vítimas.


Saiba mais

Elon Musk anuncia o androide Tesla Bot, OnlyFans anuncia proibição de pornografia e conteúdo explícito; saiba das novidades da NVidia, Xiaomi, Apple…


PICO MAIS ALTO DA GROENLÂNDIA REGISTRA CHUVA PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA

Nesta sexta-feira (20), o Centro Nacional de Dados sobre Neve e Gelo dos Estados Unidos (NSIDC) informou que choveu no ponto mais alto do manto de neve da Groenlândia. Foi a primeira vez que a região teve registro de chuva desde que há registros.

Segundo as informações, a temperatura do ar no pico mais alto da Groenlândia, na região do Ártico, ficou acima dos 0° Celsius por cerca de 9 horas. De acordo com os pesquisadores, a precipitação em forma de água na região é uma amostra preocupante dos aumentos das temperaturas na Terra.

“Água no gelo é ruim … Torna a camada de gelo mais propensa a derreter”, apontou Indrani Das, glaciologista do Observatório Terrestre Lamont-Doherty da Universidade de Columbia. 

O pico do manto de gelo da Groenlândia fica a uma altitude de 3.216 metros. A chuva foi  registrada no dia 14 de agosto e causou um volume de perda de gelo na região aproximadamente 7 vezes acima da média para um mês de agosto. Antes disto, só haviam registro de degelo dessa intensidade na região em três oportunidades, nos anos de 1995, 2012 e 2019.

A chuva é comum na região congelada da Groenlândia, mas nunca havia sido registrada no ponto mais alto da camada de gelo no país. A região do Ártico é uma das mais afetadas pelo aquecimento global, com as temperaturas na região aumentando em um ritmo duas vezes mais rápido do que a média global nos últimos anos.

Segundo Twila Moon, cientista do NSIDC, será possível evidenciar mais fenômenos desta natureza nos últimos anos. “Esta chuva preocupante no topo da Groenlândia não é um evento isolado”, apontou.


Saiba mais

Eztec anuncia recompra de até 5 milhões de ações, Movida fará recompra de até 12,3 milhões de ações; saiba mais sobre MRV, JBS, Mosaico…


FDA DOS EUA CONCEDE APROVAÇÃO TOTAL À VACINA DA PFIZER-BIONTECH

(Agência Brasil) A FDA, agência de alimentos e medicamentos dos Estados Unidos, concedeu nesta segunda-feira (23) a aprovação total à vacina contra covid-19 desenvolvida pela Pfizer e pela parceira alemã BioNTech para utilização em pessoas com mais de 16 anos de idade.

O imunizante foi autorizado para uso emergencial desde dezembro e mais de 204 milhões de pessoas nos Estados Unidos receberam essa vacina, com base nos dados de domingo. Nenhuma das três vacinas contra covid-19 autorizadas tinha recebido anteriormente a aprovação total da FDA.

As autoridades de saúde pública esperam que isso convença mais norte-americanos não vacinados de que a vacina da Pfizer é segura e eficaz. A hesitação na vacinação entre alguns norte-americanos tem atrapalhado a resposta dos Estados Unidos ao novo coronavírus.

“Embora milhões de pessoas já tenham recebido com segurança as vacinas contra Covid-19, reconhecemos que para alguns, a aprovação de uma vacina pela FDA pode agora incutir confiança adicional para se vacinarem”, disse Janet Woodcock, comissária interina da FDA.

Apenas cerca de 51% dos norte-americanos foram até agora totalmente vacinados. Um recente surto de infecções provocado pela variante contagiosa Delta assola partes do país com baixas taxas de vacinação.

BOLSAS E CÂMBIO

Confira os números do mercado europeu:

  • STOXX 600 (STOXX): +0,66% (471,88)
  • DAX (GDAXI): +0,28 (15.852,79)
  • FTSE 100 (FTSE): +0,30% (7.109,02)
  • CAC 40 (FCHI): +0,86% (6.683,10)
  • FTSE MIB (FTMIB): +0,49% (26.046,03)

Confira os números do mercado asiático:

  • Hang Seng (HK50): +1,05% (25.109,59)
  • KOSPI (KS11): +0,97% (3.090,21)
  • Shanghai Composto (SSEC): +1,45% (3.477,13)
  • Nikkei 225 (N225): +1,78% (27.494,24)
  • Shanghai Shenzhen CSI 300 (CSI300): +1,40% (4.835,88) 

Confira os números do mercado norte-americano:

  • Dow Jones (DJI): +0,61% (35.335,71)
  • S&P 500 (SPX): +0,85% (4.479,54)
  • Nasdaq Composto (IXIC): +1,55% (14.942,70)

Confira a cotação das principais moedas estrangeiras:

  • Dólar: 0,00% (R$ 5,38)
  • Euro: +0,39% (R$ 6,32)

Imagem em destaque: CNN / divulgação

Guilherme Guerreiro

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1383 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
InternacionalNotícias

Federal Reserve mantém taxa de juros e interrompe ciclo de aperto monetário

2 Minutos de leitura
Em uma decisão que estava alinhada com as expectativas do mercado, o Comitê de Mercado Aberto (FOMC) do Federal Reserve, o Banco…
Internacional

Mercado de trabalho dos EUA surpreende mercado e gera 253 mil vagas em abril

1 Minutos de leitura
De acordo com o relatório do Payroll do Departamento do Trabalho dos Estados Unidos, a geração de emprego não-agrícola nos Estados Unidos…
Internacional

Vendas no varejo caem 1,2% na zona do euro

1 Minutos de leitura
As vendas no varejo na zona do euro recuaram 1,2% em março 2023 na série com ajuste sazonal ante fevereiro. Os dados…