Internacional

Banco Mundial suspende envio de recursos ao Afeganistão; Biden diz que saída do Afeganistão está no prazo; mercado internacional e mais

5 Minutos de leitura

BANCO MUNDIAL SUSPENDE ENVIO DE RECURSOS AO AFEGANISTÃO

Nesta quarta-feira (25), o Banco Mundial anunciou a suspensão do envio de ajuda financeira ao Afeganistão. A instituição tinha previsão de enviar 680 milhões de euros como ajuda ao país árabe.

O Banco Mundial é a segunda instituição financeira a congelar o envio de dinheiro para o Afeganistão. Na semana passada, o Fundo Monetário Internacional (FMI), também havia anunciado a suspensão de fundos para o Afeganistão.

O Banco Mundial afirmou ter “profunda preocupação” com a situação atual do Afeganistão, sob controle do grupo extremista Talibã desde o dia 15 de agosto. “Suspendemos os reembolsos em nossas operações no país e estamos monitorando de perto a situação de acordo com nossas políticas e procedimentos internos”, afirmou um porta-voz da instituição em entrevista à BBC.

Em 2020, os recursos oriundos de ajuda financeira representaram cerca de 40% do PIB do Afeganistão, chegando a um total de 19,81 bilhões de dólares no ano. Desde 2002, o Banco Mundial sozinho destinou 5,3 bilhões de dólares para ajudar no desenvolvimento do Afeganistão.

PROTEÇÃO DE VACINAS CONTRA COVID DIMINUI APÓS 6 MESES, MOSTRA ESTUDO

(Agência Brasil) A proteção contra a covid-19 oferecida por duas doses das vacinas da Pfizer/BioNTech e da Oxford/AstraZeneca começa a diminuir dentro de seis meses, o que mostra a necessidade de doses de reforço, informa estudo feito por pesquisadores do Reino Unido.

O estudo britânico ZOE Covid apontou que, no caso da vacina Pfizer/BioNTech, a eficácia um mês após a segunda dose, que é de 88%, cai para 74% passados cinco ou seis meses. Para o imunizante da AstraZeneca, a eficácia caiu de 77%, um mês depois, para 67% após quatro ou cinco meses.

O estudo se baseou em dados de mais de 1 milhão de usuários de um aplicativo, comparando infecções relatadas pelos próprios participantes vacinados com casos em um grupo de controle não vacinado.

Dados de pessoas mais jovens, no entanto, são necessários, porque os participantes vacinados até seis meses atrás tendem a ser idosos, já que essa faixa etária foi priorizada quando as primeiras vacinas foram aprovadas, disseram os autores do estudo.

A ZOE Ltd foi fundada há três anos para oferecer orientações de nutrição personalizadas, com base em conjuntos de exames. O aplicativo ZOE Covid Symptom Study da empresa é uma iniciativa sem fins lucrativos, em colaboração com o King’s College de Londres e financiada pelo Departamento de Saúde e Assistência Social.

Em uma projeção da pior situação futura, a proteção pode cair para menos de 50% para pessoas mais velhas e profissionais de saúde até o inverno, disse Tim Spector, cofundador da ZOE Ltd e principal autor do estudo.

“Ele está chamando a atenção para a necessidade de alguma ação. Não podemos só esperar para ver a proteção diminuir lentamente, enquanto os casos ainda estão altos e a chance de infecção também ainda está alta”, disse Spector à BBC.

O Reino Unido e outras nações europeias estão planejando uma campanha de reforço de vacina contra covid-19 no final deste ano, desde que especialistas disseram que pode ser necessário administrar a terceira dose aos idosos e aos mais vulneráveis a partir de setembro.

O governo dos Estados Unidos está se preparando para oferecer terceiras doses de reforço, a partir de meados de setembro, aos norte-americanos que receberam suas doses iniciais há mais de oito meses..

“Isso é um lembrete de que não podemos contar só com as vacinas para evitar a disseminação da covid-19”, disse Simon Clarke, professor-associado de Microbiologia Celular da Universidade de Reading, que não se envolveu com o estudo.

BIDEN DIZ QUE SAÍDA DO AFEGANISTÃO ESTÁ NO PRAZO

(Agência Brasil) Países ocidentais correm para finalizar a retirada de milhares de pessoas do Afeganistão nesta quarta-feira (25), de olho na chegada do prazo final de 31 de agosto para a saída das tropas estrangeiras e sem sinal de que os novos governantes do Talibã vão permitir uma prorrogação.

Em uma das maiores pontes aéreas, os Estados Unidos (EUA) e seus aliados já retiraram mais de 70 mil pessoas, incluindo seus cidadãos, funcionários da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e afegãos em perigo, desde 14 de agosto, um dia antes de o Talibã chegar à capital Cabul para encerrar 20 anos de presença militar estrangeira.

O presidente dos EUA, Joe Biden, disse que as tropas norte-americanas no Afeganistão enfrentam um perigo crescente, e agências de auxílio alertam sobre uma crise humanitária iminente para a população que fica para trás.

Biden disse que seu país está a caminho de cumprir o prazo, acertado por meio de um acordo firmado com o grupo islâmico no ano passado, para encerrar a guerra mais longa dos EUA.

“Quanto mais cedo conseguirmos finalizar, melhor”, disse Biden na terça-feira. “Cada dia de operações traz riscos adicionais para nossas tropas.”

Duas autoridades norte-americanas, que pediram anonimato, disseram que é cada vez maior a preocupação com o risco de homens-bomba do Estado Islâmico no aeroporto.

O secretário das Relações Exteriores do Reino Unido, Dominic Raab, afirmou que o prazo final para a retirada dura até o último minuto do mês.

Dezenas de milhares de afegãos que temem perseguição se aglomeram no aeroporto de Cabul desde que o Talibã tomou o poder.

Muitas pessoas se reuniam diante do aeroporto – onde soldados dos EUA, do Reino Unido e de outras nações estavam tentando manter a ordem em meio à poeira e ao calor – nesta quarta-feira,na esperança de conseguir sair.

Elas carregavam sacolas e malas repletas de pertences e acenavam com documentos para soldados que poderia lhes franquear a passagem. Algumas seguravam crianças pequenas.

“Soube por um e-mail de Londres que os americanos estão retirando pessoas, é por isso que vim, para poder ir ao exterior”, disse um homem chamado Aizaz Ullah.

Embora o foco seja as pessoas que tentam fugir, o risco da fome, de doenças e de perseguição aumentará para o resto da população depois que o êxodo caótico do aeroporto de Cabul terminar, dizem agências humanitárias.

“Existe uma tempestade perfeita chegando por causa de vários anos de seca, conflitos, deteriorações econômica agravadas pela covid-19”, disse David Beasley, diretor executivo do Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (PMA) em Doha.


Saiba mais

FGV: confiança do consumidor recua 0,4 ponto em agosto


BOLSAS E CÂMBIO

Confira os números do mercado europeu:

  • STOXX 600 (STOXX): -0,01% (471,76)
  • DAX (GDAXI): -0,28% (15.860,66)
  • FTSE 100 (FTSE): +0,34% (7.150,12)
  • CAC 40 (FCHI): +0,18% (6.676,48)
  • FTSE MIB (FTMIB): +0,12% (26.060,27)

Confira os números do mercado asiático:

  • Hang Seng (HK50): -0,13% (25.693,95)
  • KOSPI (KS11): +0,27% (3.146,81)
  • Shanghai Composto (SSEC): +0,74% (3.540,38)
  • Nikkei 225 (N225): -0,03% (27.724,80)
  • Shanghai Shenzhen CSI 300 (CSI300): +0,20% (4.898,16 )

Confira os números do mercado norte-americano:

  • Dow Jones (DJI): +0,11% (35.405,50)
  • S&P 500 (SPX): +0,22% (4.496,19)
  • Nasdaq Composto (IXIC): +0,15% (15.041,90)

Confira a cotação das principais moedas estrangeiras:

  • Dólar: -0,96% (R$ 5,21)
  • Euro: -0,85% (R$ 6,13)

Guilherme Guerreiro

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1383 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
InternacionalNotícias

Federal Reserve mantém taxa de juros e interrompe ciclo de aperto monetário

2 Minutos de leitura
Em uma decisão que estava alinhada com as expectativas do mercado, o Comitê de Mercado Aberto (FOMC) do Federal Reserve, o Banco…
Internacional

Mercado de trabalho dos EUA surpreende mercado e gera 253 mil vagas em abril

1 Minutos de leitura
De acordo com o relatório do Payroll do Departamento do Trabalho dos Estados Unidos, a geração de emprego não-agrícola nos Estados Unidos…
Internacional

Vendas no varejo caem 1,2% na zona do euro

1 Minutos de leitura
As vendas no varejo na zona do euro recuaram 1,2% em março 2023 na série com ajuste sazonal ante fevereiro. Os dados…