Notícias

FGV: confiança do consumidor recua 0,4 ponto em agosto

1 Minutos de leitura

De acordo com dados divulgados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) nesta quarta-feira (25), o índice de confiança do consumidor recuou 0,4 ponto no mês de agosto, fechando em 81,8 pontos.

“Após quatro meses em alta, a confiança dos consumidores acomodou em patamar ainda baixo em termos históricos. Há maior dificuldade entre os consumidores de menor poder aquisitivo, que enfrentam uma combinação de desemprego e inflação elevados e crescimento do endividamento nos últimos meses”, afirma Viviane Seda Bittencourt, Coordenadora das Sondagens.

Em médias móveis trimestrais, o índice subiu 1,89 ponto, para 81,6 pontos, na terceira alta seguida.


Saiba mais

FGV: confiança empresarial aumenta 3,1 pontos em julho, maior nível desde 2013


A FGV também divulgou que, em agosto, houve diminuição da satisfação dos consumidores sobre a situação atual e acomodação das expectativas sobre os próximos meses.

O Índice de Situação Atual (ISA) caiu 1,1 ponto, chegando a 69,8 pontos, enquanto o Índice de Expectativas (IE) ficou praticamente estável, variando apenas 0,1 ponto, atingindo 90,9 pontos.

“A confiança dos consumidores de maior poder aquisitivo, que tem oscilado em níveis mais elevados, também recuou em agosto, possivelmente em função do aumento da incerteza em relação à pandemia com o avanço da variante Delta no país, ao adicionar dúvidas quanto ao ritmo possível de crescimento econômico nos próximos meses”, diz a Coordenadora das Sondagens.

Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…