Notícias

IBGE: produção industrial cai 1,3% em julho

1 Minutos de leitura

Segundo dados publicados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a produção industrial do país recuou -1,3% em julho frente ao mês imediatamente anterior. No acumulado de 12 meses, a produção industrial expandiu em 7%.

É o segundo resultado negativo consecutivo da produção industrial. No mês de junho, a atividade havia recuado -0,2%.

Na série sem ajuste sazonal, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, o total da indústria cresceu 1,2% em julho de 2021, décima primeira taxa positiva consecutiva nesse tipo de comparação, com resultados positivos em duas das quatro grandes categorias econômicas.

“Com isso, o setor industrial acumulou expansão de 11,0% nos sete primeiros meses de 2021”, diz o IBGE.

Segundo o IBGE, duas das quatro categorias estudadas apresentaram variação negativa em julho. Além disso, 19 de 26 atividades estudadas apresentaram recuo no mês.

O maior destaque negativo entre as grandes categorias econômicas ficou para os bens de consumo duráveis (-2,7%). Em seguida, vieram os bens intermediários (-0,6%).

A categoria de bens duráveis apresentou a sétima variação mensal negativa seguida, acumulando queda de -23,4% nesse período. No caso de bens intermediários, a queda é de -3,2% em quatro meses seguidos.


Saiba mais

Crise no abastecimento de insumos e crise hídrica podem impactar o setor industrial brasileiro


Entre as atividades estudadas, as influências negativas mais importantes foram assinaladas por bebidas (-10,2%) e produtos alimentícios (-1,8%). Destaques negativos também vieram de veículos automotores, reboques e carrocerias (-2,8%), máquinas e equipamentos (-4,0%), outros equipamentos de transporte (-15,6%) e indústrias extrativas (-1,2%).


“Por outro lado, entre as sete atividades que apontaram crescimento na produção, coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (2,8%) exerceu o principal impacto positivo em julho de 2021, terceiro mês seguido de avanço na produção e acumulando nesse período expansão de 10,2%”, disse o IBGE.

Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…