Notícias

IBGE: produção industrial cai 1,3% em julho

1 minuto/s de leitura

Segundo dados publicados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a produção industrial do país recuou -1,3% em julho frente ao mês imediatamente anterior. No acumulado de 12 meses, a produção industrial expandiu em 7%.

É o segundo resultado negativo consecutivo da produção industrial. No mês de junho, a atividade havia recuado -0,2%.

Na série sem ajuste sazonal, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, o total da indústria cresceu 1,2% em julho de 2021, décima primeira taxa positiva consecutiva nesse tipo de comparação, com resultados positivos em duas das quatro grandes categorias econômicas.

“Com isso, o setor industrial acumulou expansão de 11,0% nos sete primeiros meses de 2021”, diz o IBGE.

Segundo o IBGE, duas das quatro categorias estudadas apresentaram variação negativa em julho. Além disso, 19 de 26 atividades estudadas apresentaram recuo no mês.

O maior destaque negativo entre as grandes categorias econômicas ficou para os bens de consumo duráveis (-2,7%). Em seguida, vieram os bens intermediários (-0,6%).

A categoria de bens duráveis apresentou a sétima variação mensal negativa seguida, acumulando queda de -23,4% nesse período. No caso de bens intermediários, a queda é de -3,2% em quatro meses seguidos.


Saiba mais

Crise no abastecimento de insumos e crise hídrica podem impactar o setor industrial brasileiro


Entre as atividades estudadas, as influências negativas mais importantes foram assinaladas por bebidas (-10,2%) e produtos alimentícios (-1,8%). Destaques negativos também vieram de veículos automotores, reboques e carrocerias (-2,8%), máquinas e equipamentos (-4,0%), outros equipamentos de transporte (-15,6%) e indústrias extrativas (-1,2%).


“Por outro lado, entre as sete atividades que apontaram crescimento na produção, coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (2,8%) exerceu o principal impacto positivo em julho de 2021, terceiro mês seguido de avanço na produção e acumulando nesse período expansão de 10,2%”, disse o IBGE.

773 conteúdos

       
Sobre o autor
Jornalista Smart Money Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
       Conteúdos
Conteúdos relacionados
Notícias

Petrobras anuncia mais um reajuste nos combustíveis e gasolina sobe 7,04%

2 minuto/s de leitura
A Petrobras anunciou nesta segunda-feira (25) mais um reajuste nos preços dos combustíveis nas refinarias, a segunda no mês de outubro. A…
Notícias

FGV: confiança do consumidor sobe 1 ponto após dois meses de queda

1 minuto/s de leitura
Segundo dados divulgados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) na manhã desta segunda-feira (25), o índice de confiança do consumidor (ICC) subiu 1 ponto em…
Notícias

Messem Investimentos anuncia combinação de negócios com a Argos Partners, escritório da Baixada Santista com R$ 1 bi sob custódia

2 minuto/s de leitura
Em mais um passo de expansão de negócio e consolidação de mercado, a Messem Investimentos anunciou nesta semana a união de forças com…
Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e recomendar conteúdos.
Ao utiliza nossos serviços, você concarda com tal monitaramento.
Consulte a nossa Política de Privacidade

x
Aceito o uso de cookies