Internacional

Aeroporto de Cabul é reaberto para voos domésticos; Líderes da oposição são condenados à prisão em Belarus; mercado internacional e mais

5 Minutos de leitura

AEROPORTO DE CABUL É REABERTO PARA VOOS DOMÉSTICOS 

O Aeroporto Internacional Hamid Karzai, em Cabul, foi reaberto para receber voos doméstico e ajuda humanitária neste sábado (04). 

O principal aeroporto afegão foi reaberto após passar por uma manutenção feita por uma equipe técnica vinda do Catar. Ainda operando sem radares ou sistema de navegação, estão vetados por hora os voos internacionais partindo do aeroporto. 

A reabertura do local é considerada mais um passo no caminho da consolidação do Talibã a frente do governo afegão. No dia 15 de agosto, forças do grupo extremista tomaram Cabul após uma ofensiva relâmpago de aproximadamente duas semanas. 

Os voos domésticos aconteceram entre os aeroportos de Cabul e outros três aeroportos de cidades provinciais afegãs, também reabertos neste sábado. Voos entre Cabul e Herat (ao oeste), Mazar-i Shariff (ao norte) e Kandahar (ao sul) estão sendo operados pela companhia aérea Ariana Afghan Airlines. 

O Aeroporto Internacional Hamid Karzai estava fechado desde o fim da operação de retirada das tropas norte-americanas do país. Com a tomada de Cabul e o Talibã a frente do governo afegão, os Estados Unidos assumiu o controle do aeroporto, a 16km do centro da cidade, liderando as operações de evacuação. 

Ao tomar a capital afegã, o Talibã se comprometeu a garantir passagem segura para todos os cidadãos que desejem deixar o país. Ao longo de duas semanas entre a tomada de Cabul e o fim da ocupação norte-americana, o governo dos EUA evacuou mais de 100 mil pessoas do Afeganistão, entre militares, cidadãos americanos, afegãos que trabalhavam para o governo dos EUA e outros, como dois brasileiros que pediram para deixar o país. 

A chanceler alemã, Angela Merkel, comemorou a reabertura do aeroporto. Segundo ela, a volta das operações é um bom sinal que sinaliza para uma normalização da situação no Afeganistão após semanas de turbulências. 

Merkel ainda citou que iniciará conversas com o Talibã para providenciar novas retiradas do país. “Precisamos conversar com o Talibã sobre como podemos continuar a retirar pessoas que trabalharam para a Alemanha do país e em segurança”, apontou. 

LÍDERES DA OPOSIÇÃO SÃO CONDENADOS À PRISÃO EM BELARUS 

Nesta segunda-feira (06), a música Maria Kolesnikova foi condenada a 11 anos de prisão em Belarus. Ela fez parte de um grupo de mulheres que liderou uma série de protestos contra Aleksandr Lukachenko nas últimas eleições do país em 2020. As informações foram repassadas pela ONG Anistia Internacional. 

Além dela, foi condenado também o advogado Maksim Znak. Kolesnikova e Znak faziam parte de um comitê que tentou negociar com o regime de Lukachenko a realização de novas eleições no ano passado. Considerado o “último ditador da Europa”, Lukachenko foi eleito, sob acusações de fraude no processo, para seu sexto mandato consecutivo a frente do governo bielorrusso. 

“O processo e a prisão de Maria Kolesnikova e Maksim Znak pelas autoridades têm como objetivo esmagar a esperança de milhões de pessoas por quem falaram – uma geração de bielorrussos que aspiram por uma mudança pacífica e pelo respeito aos direitos humanos”, apontou Bruce Millar, vice-diretor da Anistia Internacional para a Europa Oriental e Ásia Central. 

Centenas de milhares de pessoas foram às ruas de Belarus para protestar contra o processo eleitoral do ano passado. Lukachenko afirmou ter saído vitorioso por uma grande margem de votos, enquanto os protestantes afirmavam que a candidata Sviatlana Tsikhanouskaia havia garantido uma grande quantidade de votos. 

Kolesnikova foi presa no dia 7 de setembro de 2020 em Minsk, capital do país, por oficiais da KGB – polícia secreta bielorrussa. Ela se negou a deixar o país e então rasgou o próprio passaporte na frente dos oficiais. Maksim Znak foi preso dois dias depois. 

TALIBÃ ANUNCIA VITÓRIA NA ÚLTIMA PROVÍNCIA DE RESISTÊNCIA NO AFEGÃO 

Na manhã desta segunda-feira, o Talibã anunciou que as forças do grupo assumiram o controle da região do Vale do Panjshir. O Panjshir era a única das 34 províncias afegãs que ainda não estava sob comando do grupo extremista. 

O Talibã declarou ainda que irá anunciar em breve a composição do novo governo do Emirado Islâmico do Afeganistão, que deverá ter o mulá Abdul Ghani Baradar como líder e contar apenas com membros do movimento. 

O Vale do Panjshir é uma região remota, composta por diversas montanhas no nordeste do Afeganistão. Por conta disso, é difícil confirmar as reinvindicações do Talibã. A milícia armada que faz resistência ao grupo na região alega que ainda tem controle de posições estratégicas no Vale do Panjshir. 

“Com esta vitória e os esforços mais recentes, nosso país saiu do pântano da guerra e nosso povo viverá uma vida feliz em paz e liberdade”, afirmou Zabihullah Mujahid. Principal porta-voz do Talibã. “O ninho de terrorismo em Panjshir está sob controle”. 

O Vale do Panjshir é uma das únicas regiões majoritariamente tadjiques no Afeganistão. A etnia pachto é maioria no país. Mujiahid, no entanto, garantiu que a população da região não será descriminada pelo novo governo, e que serão considerados “irmãos e irmãs”. 

Ahmad Massud, Frente de Resistência Nacional no Afeganistão, afirmou que as forças da resitência continuaram lutando. Horas depois, ele convocou um levante nacional contra as forças do Talibã. “Onde quer que vocês estejam, dentro ou fora [do Afeganistão], convoco para que iniciem um levante nacional pela dignidade, liberdade e prosperidade de nosso país”, apontou. 


Saiba mais  

Exportações de carne bovina para a China são suspensas 


BOLSAS E CÂMBIO 

Na Europa, os índices pegaram carona no bom desempenho do mercado asiático e subiram nesta segunda-feira. Bons indicadores na Alemanha e a expectativa pela reunião do Banco Central Europeu ditaram o ritmo dos pregões. Confira os números do mercado europeu: 

  • STOXX 600 (STOXX): +0,70% (475,20) 
  • DAX (GDAXI): +0,96% (15.932,12) 
  • FTSE 100 (FTSE): +0,68% (7.187,18) 
  • CAC 40 (FCHI): +0,80% (6.743) 
  • FTSE MIB (FTMIB): +0,76% (26.263,43) 

O mercado asiático teve o melhor desempenho do dia. O continente opera com os Estados Unidos no radar, de olho em possíveis mudanças na política de compra de títulos por parte do Federal Reserve. Confira os números do mercado asiático: 

  • Hang Seng (HK50): +1,01% (26.163,63) 
  • KOSPI (KS11): +0,07% (3.203,33) 
  • Shanghai Composto (SSEC): +1,12% (3.621,86) 
  • Nikkei 225 (N225): +1,83% (29.659,89) 
  • Shanghai Shenzhen CSI 300 (CSI300): +1,87% (4.933,73) 

Nos Estados Unidos, o dia foi de comemoração do feriado de Dia do Trabalho, por isso não houve pregão nos índices de Wall Street, que se mantiveram nos níveis de sexta-feira (03). Confira os números do mercado norte-americano: 

  • Dow Jones (DJI): 0,00% (35.369,09)  
  • S&P 500 (SPX): 0,00% (4.535)  
  • Nasdaq Composto (IXIC): 0,00% (15.363)  

No câmbio, o dia foi de desvalorização das principais moedas estrangeiras ante o real brasileiro nesta terça. Confira a cotação das principais moedas estrangeiras:  

  • Dólar: -0,15% (R$ 5,17) 
  • Euro: -0,26% (R$ 6,14) 

Imagem em destaque: G1 / divulgação 

Guilherme Guerreiro

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1383 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
InternacionalNotícias

Federal Reserve mantém taxa de juros e interrompe ciclo de aperto monetário

2 Minutos de leitura
Em uma decisão que estava alinhada com as expectativas do mercado, o Comitê de Mercado Aberto (FOMC) do Federal Reserve, o Banco…
Internacional

Mercado de trabalho dos EUA surpreende mercado e gera 253 mil vagas em abril

1 Minutos de leitura
De acordo com o relatório do Payroll do Departamento do Trabalho dos Estados Unidos, a geração de emprego não-agrícola nos Estados Unidos…
Internacional

Vendas no varejo caem 1,2% na zona do euro

1 Minutos de leitura
As vendas no varejo na zona do euro recuaram 1,2% em março 2023 na série com ajuste sazonal ante fevereiro. Os dados…