Notícias

Exportações de carne bovina para a China são suspensas

2 Minutos de leitura

Segundo informações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), foram identificados um número de casos atípicos de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), conhecido como a doença da Vaca Louca, em um frigorífico em Belo Horizonte e no Mato Grosso. 

As informações foram imediatamente enviadas à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). No caso das relações bilaterais entre a China e o Brasil, a exportação para o país asiático foi suspensa até que o país asiático consiga analisar o caso e retomar com as atividades com segurança. 

“A medida, que passa a valer a partir deste sábado (4), se dará até que as autoridades chinesas concluam a avaliação das informações já repassadas sobre os casos”, diz uma nota divulgada pelo Ministério da Agricultura. 

Ao todo, essas foram a quarta e quinta vez que casos de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB) são registrados no Brasil. A primeira aconteceu a mais de 23 anos, sem estar relacionada com qualquer tipo de alimentos usados. 

“Dessa forma, o Brasil mantém sua classificação de país de risco insignificante para a doença, não justificando qualquer impacto no comércio de animais, seus produtos e subprodutos”, diz a nota do Ministério da Agricultura. 


Saiba mais

IBGE: inflação acelera e sobe quase 1% em julho


Embora a suspensão deva durar apenas alguns dias, a situação preocupa porque a China é o principal destino das exportações bovinas do Brasil. Além de representar 59% do destino das carnes vermelhas, de acordo com dados da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), houve um crescimento de 11,2% nas exportações em julho, atingindo 91.144 toneladas. 

A situação também pode afetar o mercado interno de carnes. Atualmente, o alimento passa por altas inflacionárias consecutivas, acumulando mais de 30% de alta nos últimos 12 meses. Com a suspensão das atividades com a China, a expectativa é que o mercado brasileiro seja um pouco mais abastecido. 

O resultado disso pode vir na forma de uma redução temporária nos preços da carne, podendo se estender a depender dos dias de embargo. 

Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…