Notícias

Setor de serviços cresce 1,1% em julho, maior patamar em cinco anos

1 Minutos de leitura

De acordo com dados publicados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta manhã, o setor de serviços cresceu 1,1% no mês de julho comparado com os dados do mês imediatamente anterior. 

Assim, o setor volta aos níveis pré-pandemia e também alcança o mesmo patamar registrado em março de 2016. 

Nos últimos quatro meses, o índice acumulou alta de 5,8%. Comparado com os níveis de fevereiro de 2020, quando a pandemia estava prestes a começar, o setor já está 3,9% à frente. 

Na comparação com julho do ano passado, na série sem ajuste sazonal, o setor de serviços cresceu 17,8%. 

“No indicador acumulado de janeiro a julho de 2021, o volume de serviços avançou 10,7% frente a igual período do ano anterior”, disse o IBGE. 

 
Segundo o IBGE, apenas duas das cinco atividades estudadas apresentaram variação positiva no período, com destaque para os serviços prestados às famílias (3,8%). Em seguida, vieram profissionais, administrativos e complementares (0,6%). 

Nos destaques negativos, outros serviços (-0,5%) e serviços de informação e comunicação (-0,4%) marcaram as maiores perdas do índice em julho. 


Saiba mais

IBGE: produção industrial cai 1,3% em julho


 
Segundo o IBGE, houve crescimento em 75,9% dos 166 tipos de serviços investigados no mês de julho na comparação com o mesmo período do ano passado. O maior destaque positivo para o mês veio dos transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (21,0%). 

Esse resultado se deu principalmente pelo aumento das receitas de empresas do ramo de transporte rodoviário de cargas, aéreo de passageiros, gestão de portos e terminais, atividades marítimas e portuárias, e rodoviário coletivo de passageiros. 

Ainda entre os serviços, também são destaque os crescimentos nos serviços de informação e comunicação (11,3%), os prestados às famílias (76,3%), e os profissionais, administrativos e complementares (14,1%). 

Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…