Smart Tech

Shopee é notificado pelo Procon, Apple perde na justiça e deve mudar regras na AppStore; confira as novidades da Leica, Santander, Nubank…

3 Minutos de leitura
Imagem: Shopee 

Shopee 

O aplicativo chinês Shopee foi notificado nesta segunda-feira (13) pelo Procon-SP para prestar esclarecimentos quanto a autenticidade de seus produtos na plataforma. 

Segundo o órgão, a plataforma deverá demonstrar quais são os critérios quanto a qualidade dos produtos que são oferecidos para a venda no aplicativo. 

“A plataforma deverá explicar sobre eventuais produtos contrabandeados ou falsificados que foram vendidos aos consumidores. A partir dessa notificação eles ficam cientes de que é possível que eles sejam responsabilizados como participantes da venda desse tipo de produto”, disse o diretor do Procon-SP, Fernando Capez. 

Outro ponto abordado pelo órgão é a questão da transparência no caso do frete e políticas de cupons na plataforma. 

Ao G1, a Shopee disse que “cumpre as regulamentações locais em todos os mercados em que opera e exige que os vendedores estejam em conformidade com as regras brasileiras”. 

Apple 

Em uma derrota para a grande empresa do vale do Silício, a juíza norte-americana Yvonne Gonzalez Rogers determinou que a loja de aplicativos da Apple, a AppStore, deve começar a aceitar meios de pagamentos externos caso os desenvolvedores optarem. 

Esse é mais um capítulo da longa briga da Apple com a Epic Games, dona de jogos como o Fortnite. No ano passado, a Epic foi banida da AppStore após oferecer meios de pagamentos externos, o que rendeu um vídeo resposta da Epic na época. 

“Embora o Tribunal conclua que a Apple possui uma participação de mercado considerável de mais de 55% e margens de lucro extraordinariamente altas, esses fatores por si só não mostram conduta antitruste. O sucesso não é ilegal”, diz a decisão judicial. 

Foto: Leica 

Leica  

A Leica divulgou nesta semana uma câmera especial em referência aos filmes do 007. 

A Leica Q2 é uma versão limitada que conta com um design especial para fãs dos filmes de espião, inspirada especialmente no novo filme da franquia, No Time to Die, que deve ir aos cinemas ainda em setembro. 

A câmera não é só agradável aos olhos. Ela conta com um sensor full-frame de 47.3 megapixels, uma lente prime Summilux f/1.7 de 28mm e suporte para gravações em 4K. 

Se você ficou interessado, prepare a carteira: a edição especial deve sair por agradáveis £ 6,750. 

Imagem: Apê11 

Santander 

Em busca de consolidação no mercado de imóveis, o Santander anunciou a aquisição da imobiliária Apê11, e deve contar com 90% de fatia na companhia. 

“Essa plataforma digital nos permitirá acelerar o desenvolvimento de soluções integradas do mercado imobiliário”, disse o diretor de negócios imobiliários do Santander Brasil, Sandro Gamba. “A empresa experimenta forte crescimento de sua operação e tem uma tecnologia robusta o suficiente para ampliar sua oferta com serviços e produtos financeiros disponibilizados atualmente pelo banco”. 

Imagem: Nubank 

Nubank 

O Nubank anunciou nesta semana uma parceria com a Creditas, uma das maiores plataforma da América do Sul de concessão de empréstimos digitais. A intenção do Nubank é oferecer os serviços da Creditas diretamente no aplicativo do roxinho. 

“A expectativa é que as opções estejam disponíveis aos clientes até o final deste ano”, diz a nota divulgada pelo Nubank. 

A companhia ainda informou que poderá, em um período de dois anos, escolher ser sócio minoritário da Creditas com até 7,7% das ações da empresa. 

“Por meio dessa parceria, queremos que nossos clientes tenham cada vez mais uma maior diversidade de produtos. Tudo dentro do nosso app – como já é o caso das transferências internacionais com a Remessa Online, anunciadas neste ano”, disse o Nubank. 

Imagem: PicPay 

PicPay 

O PicPay anunciou que atingiu a marca de R$ 500 milhões em crédito por meio de sua nova plataforma que possui três meses de operação. 

A intenção do verdinho é lançar um serviço de oferta de crédito em um futuro próximo, pegando o impulso de um ano marcado pela explosão do número de clientes que usam a plataforma. 

O movimento acontece poucos meses após a plataforma anunciar a compra do GuiaBolso. 

Ataque hacker 

Segundo a Secretaria de Estado de Segurança Pública de São Paulo, a Polícia Civil começou a investigar um suposto vazamento de dados da Academia de Polícia Dr. Coriolano Nogueira Cobra (Acadepol), da Zona Oeste de São Paulo. 

Segundo informações do G1, um grupo de hackers disse ter tido acesso a um extenso banco de dados de policiais da Acadepol. 

Segundo os invasores, “um milhão” de dados foram vazados. 

Imagem: Reuters / Reprodução

Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Smart Tech

Demissões no setor tech em 2023 já ultrapassam as de 2022

3 Minutos de leitura
O volume de demissões no setor tech global em 2023 já ultrapassou, no início de abril, o número de cortes de funcionários…
Smart Tech

Meta anuncia mais 10 mil demissões e corte de 5 mil vagas

2 Minutos de leitura
A Meta, empresa controladora do Facebook, anunciou que cortará mais 10 mil funcionários nos próximos meses e mais de 5 mil vagas…
Smart Tech

Demissões em massa no setor tech; o que aconteceu?

4 Minutos de leitura
“Estou devastado, triste e com raiva”. Foi assim que um dos mais de 12 mil funcionários cortados pela Google na sexta-feira (24)…