Descomplica

Invisto em Multimercado, e agora?

2 Minutos de leitura

O mercado tem prestado bastante atenção no comportamento dos fundos multimercado em relação aos acontecimentos que vem impactando o retorno dos investimentos. Com isso, muitas notícias têm sido veiculadas nas principais mídias.

Sabemos que o grande diferencial dessa classe de ativos é a liberdade que eles têm em seus mandatos, podendo operar em diferentes cenários com diferentes estratégias. São, normalmente, produtos que possuem mais volatilidade que produtos de Renda Fixa, por exemplo, mas em contrapartida se propõe a entregar retornos superiores ao CDI, pois como sabemos a escolha por correr mais risco vale a pena se há uma perspectiva de ganho maior.

Olhar para a rentabilidade passada de fato não garantirá que os retornos no futuro replicarão a mesma performance, porém nos trás uma informação importante: como o fundo se comportou em momentos de grandes incertezas.

O entendimento desse histórico nos ajuda a entender como funciona o processo de decisão do gestor do fundo, assim como tolerâncias a riscos e veículos utilizados para proteção. Há, inclusive, uma métrica para entender isso tudo, o famoso tracking error.

E por que isso é importante? Porque em momentos como o que estamos vivendo, de muitas turbulências no cenário nacional, ocasionadas por ruídos políticos elevados, aumento expressivo da inflação e grave crise hídrica no Brasil, muitas decisões de investimento acabam sendo pressionadas para serem tomadas em um curto espaço de tempo.

Porém não é momento para se precipitar!

Fundos classificados como multimercado operam respeitando uma política de investimento bem definida, mas que envolve vários fatores de risco, o tamanho da posição em determinado risco é que pode garantir a rentabilidade mais atrativa. Isso demanda expertise do gestor para que em momento de incertezas como o que estamos passando, ele diminua certas posições e aumente a sua proteção. Essa capacidade do gestor de entender cenários complexos é que faz com que o fundo cumpra seu objetivo de retorno, sendo que uma mudança de estratégia, mesmo que entregue um retorno aquém do esperado, pode ser benéfica e representar a preservação dos ganhos até aqui.

Pelo lado do investidor, é importante parar e analisar os produtos que compõem sua carteira, ler a respeito da gestora, olhar um histórico maior do produto e na dúvida conversar com o seu assessor. Em momentos como esse, é imprescindível que o investidor saiba sua tolerância a riscos e procure produtos que estejam adequados a ele, por isso manter o perfil de investimentos atualizado é tão importante, ele traz questionamentos que nos ajudam a identificar qual nível de risco estamos dispostos a correr.

Dito tudo isso, vocês devem estar se questionando: E aí? Resgato? Mantenho meus recursos? Multimercado é mocinho ou vilão?

Não há necessidade de pânico, o que importa nesse momento é continuar investindo de forma diversificada e fazer movimentos pontuais de ajuste na carteira, a fim de aproveitar as grandes oportunidades que surgem com esses movimentos de mercado, inclusive, pode fazer sentido olhar para boas oportunidades que estão surgindo na Renda Fixa, que está em um momento favorável e existem excelentes retornos, sempre respeitando o seu perfil de investimento para que investir seja algo agradável e interessante.

Descomplica

Postagens relacionadas
ArtigosCuriosidadesDescomplicaEducação Financeira

4 erros de investir na previdência em dezembro

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Possivelmente você já saiba que a previdência privada do tipo PGBL é o único investimento que oferece um benefício…
DescomplicaEducação Financeira

Não consegui finalizar a declaração! O que fazer?

1 Minutos de leitura
O nosso colunista Rondinelli Borges, Auditor Fiscal da Receita Estadual, pós-graduado em Direito Tributário e em Finanças e Investimentos, gravou um treinamento…
DescomplicaEducação Financeira

Posso declarar CURSOS como despesas com educação?

1 Minutos de leitura
O nosso colunista Rondinelli Borges, Auditor Fiscal da Receita Estadual, pós-graduado em Direito Tributário e em Finanças e Investimentos, gravou um treinamento…