Internacional

Biden reúne líderes internacionais para debater clima; Itália exigirá comprovante de vacinação para trabalhadores; mercado internacional e mais

4 Minutos de leitura

BIDEN REÚNE LÍDERES INTERNACIONAIS PARA DEBATER CLIMA 

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, se reuniu nesta sexta-feira (17) para discutir os esforços a nível global para combater a mudança climática. O Fórum das Grandes Economias sobre Energia e Clima (MEF) foi realizado de forma online como forma de criar ímpeto entre os líderes internacionais para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas deste ano. 

Um dos principais pontos levantados pelo presidente norte-americano foi a necessidade de reduzir as emissões de metano a nível global. “Temos que nos comprometer a reduzir o gás metano, reduções em 30% abaixo de 2020 em 2030. Isso vai produzir efeito colateral de melhorar saúde pública e agricultura”, afirmou Biden. 

O encontro de hoje é uma sequência do Dia da Terra, encontro realizado em abril para a apresentação de novas metas de redução na emissão de gases causadores do efeito estufa. Os Estados Unidos e a União Europeia se comprometeram a reduzir as emissões de carbono em 50% até o final desta década. 

A mudança climática tem recebido atenção redobrada das nações desenvolvidas em 2021. Ao longo do ano, diversas catástrofes e eventos atípicos, como furacões e enchentes. Nas últimas semanas, os Estados Unidos foram atingidos por enchentes e incêndios florestais em diversas regiões do país. 

O encontro não contou com a presença do presidente brasileiro Jair Bolsonaro. Entre os países da América Latina, estiveram presentes os presidentes da Argentina, Alberto Fernández, e do México, Andrés Manuel Lopez Obrador. Confira a seguir a lista de participantes da reunião de hoje do Fórum das Grandes Economias sobre Energia e Clima: 

  • Alberto Fernández (Argentina) 
  • Sheikh Hasina (Bangladesh) 
  • Charles Michel (Conselho Europeu) 
  • Ursula von der Leyen (União Europeia) 
  • Joko Widodo (Indonésia) 
  • Moon Jae-In (Coreia do Sul) 
  • Andres Manuel Lopez Obrador (México) 
  • Boris Johnson (Reino Unido) 
  • António Guterres (ONU) 

A Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26) deste ano, está marcada para acontecer entre os dias 31 de outubro e 12 de novembro. O evento será sediado na cidade de Glasgow, na Escócia. O principal objetivo do evento é avaliar os resultados previstos no Acordo de Paris, assinado em 2015. O COP26 estava marcado para 2020, porém foi adiado por conta da pandemia de Covid-19. 

ITÁLIA EXIGIRÁ COMPROVANTE DE VACINAÇÃO DE TRABALHADORES 

O governo italiano aprovou nesta quinta-feira (16) a obrigatoriedade de vacinação contra Covid-19 para trabalhadores de todos os setores. De forma alternativa, os trabalhadores poderão apresentar teste negativo para a doença ou comprovar que se curaram da mesma recentemente. 

A medida de restrição aprovada pelo Conselho de Ministros do país é uma das rígidas aprovadas no combate à pandemia no mundo. Os trabalhadores que não cumprirem as exigências sofreram punições como suspensão do salário e multas que podem variar de 600 a 1.500 euros. Para os empregadores, as multas variam de 400 a 1.000 euros. 

A decisão é mais uma investida do primeiro-ministro Mario Draghi para convencer a população italiana a se vacinar. A Itália é um dos países mais atingidos pela pandemia no mundo, com 130 mil mortes desde o ano passado, ficando atrás apenas do Reino Unido na Europa. 

O processo de vacinação da Itália está bastante avançado. Cerca de 44 milhões de italianos (73% da população) receberam ao menos uma dose de vacina contra a Covid-19. 39 milhões de pessoas na Itália já estão completamente vacinadas contra a doença, tomando duas doses de vacina ou imunizante de dose única, o equivalente a 65% da população. 

PRESIDENTE ARGENTINO PASSARÁ POR REFORMA MINISTERIAL 

Nesta sexta-feira, o presidente argentino Alberto Fernández fará uma reforma ministerial em seu governo, segundo fontes ligadas ao gabinete. A decisão é uma manobra para aliviar as tensões com a vice-presidente do país, Cristina Kirchner. 

A coligação ligada a Fernández e Cristina saiu derrotada nas primárias das eleições do legislativo argentino. Kirchner responsabilizou as políticas econômicas de Fernández. Como resposta, o presidente resolveu adiar uma viagem marcada para o México hoje para evitar que a vice assumisse o comando do Executivo. 

Cristina demandou a demissão de diversos ministros do governo, considerados por ela os principais responsáveis pela derrota da esquerda no pleito. “Não sou eu quem põe o presidente em xeque, mas o resultado eleitoral”, apontou Cristina Kirchner. 

Adicionalmente, ministros ligados à Cristina apresentaram na quarta-feira (15) pedidos de demissão, como forma de protesto pela falta de protagonismo da vice-presidente no governo. Os ministros que pediram para entregar o cargo são: Eduardo “Wado” de Pedro (Interior), Roberto Salvarezza (Ciência e Tecnologia), Juan Cabandié (Meio Ambiente), Jorge Ferrares (Desenvolvimento Territorial e Habitat) e Tristan Bauer (Cultura). 

Vilma Ibarra, secretária para assuntos legais da presidência, afirmou em entrevista coletiva na Casa Rosada que o presidente Alberto Fernández não aceitaria as renúncias apresentadas pelos ministros. “Informo que oficialmente o presidente não aceitou nenhuma das renúncias apresentadas e todas elas, assim como a composição de seu gabinete, estão sendo avaliadas. Ele (Fernández) dará alguma informação no momento certo”, apontou. 

As mudanças ministeriais ainda não foram anunciadas pelo governo argentino, mas devem vir a público nos próximos dias. Entre as cadeiras que Cristina demandou, está a chefia do gabinete presidencial, atualmente sob responsabilidade de Santiago Cafiero, um dos principais aliados políticos de Fernández. 

BOLSAS E CÂMBIO 

Confira os números do mercado europeu: 

  • STOXX 600 (STOXX): -0,88% (461,84) 
  • DAX (GDAXI): -1,03% (15.490,17) 
  • FTSE 100 (FTSE): -0,91% (6.963,64)
  • CAC 40 (FCHI): -0,79% (6.579,19) 
  • FTSE MIB (FTMIB): -0,98% (25.709,56) 

Confira os números do mercado asiático: 

  • Hang Seng (HK50): +1,03% (24.920,76)  
  • KOSPI (KS11): +0,33% (3.140,51) 
  • Shanghai Composto (SSEC): +0,19% (3.613,97)  
  • Nikkei 225 (N225): +0,58% (30.500,05)  
  • Shanghai Shenzhen CSI 300 (CSI300): +1,00% (4.855,94) 

Confira os números do mercado norte-americano: 

  • Dow Jones (DJI): -0,48% (34.584,88) 
  • S&P 500 (SPX): -0,91% (4.432,99) 
  • Nasdaq Composto (IXIC): -0,91% (15.043,00) 

Confira a cotação das principais moedas estrangeiras: 

  • Dólar: +0,41% (R$ 5,28) 
  • Euro: +0,08% (R$ 6,20) 

Imagem em destaque: Jovem Pan / divulgação 

Guilherme Guerreiro

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1383 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
InternacionalNotícias

Federal Reserve mantém taxa de juros e interrompe ciclo de aperto monetário

2 Minutos de leitura
Em uma decisão que estava alinhada com as expectativas do mercado, o Comitê de Mercado Aberto (FOMC) do Federal Reserve, o Banco…
Internacional

Mercado de trabalho dos EUA surpreende mercado e gera 253 mil vagas em abril

1 Minutos de leitura
De acordo com o relatório do Payroll do Departamento do Trabalho dos Estados Unidos, a geração de emprego não-agrícola nos Estados Unidos…
Internacional

Vendas no varejo caem 1,2% na zona do euro

1 Minutos de leitura
As vendas no varejo na zona do euro recuaram 1,2% em março 2023 na série com ajuste sazonal ante fevereiro. Os dados…