Curiosidades

Saiba quem são as pessoas mais influentes de 2021 segundo a revista Time

8 Minutos de leitura

Nesta quarta-feira (15), a revista Time publicou a sua lista anual das 100 pessoas mais influentes do mundo. Para o Brasil, a grande novidade da Time 100 deste ano é a empresária Luiza Trajano, que entrou para a categoria ‘Titãs’. 

Confira a seguir os principais destaques da Time 100 de 2021: 

LUIZA TRAJANO 

A empresária Luiza Helena Trajano, dona da varejista Magazine Luiza (MGLU3), é a única presença brasileira na lista da Time das pessoas mais influentes de 2021. O perfil da empresária para a revista foi escrito pelo ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, que destacou o trabalho de Luiza para tornar o mercado de trabalho mais acessível e diverso. 

O que poucos sabem sobre Luiza Trajano e a gigante do varejo que a cada ano ganha mais terreno no cenário comercial brasileiro é que a rede de lojas, na verdade, não foi fundada pela empresária. A Magazine Luiza começou sua história como uma pequena varejista na cidade de Franca (SP), fundada por uma tia de Luiza Helena que, por coincidência, também se chamava Luiza. 

Bacharel em Direito, Luiza Trajano trabalhou por diversos anos na Magazine Luiza até chegar à direção da empresa em 1991. Sob seu comando, a Magazine Luiza se tornou pioneira no comércio virtual brasileiro com vendas pelo telefone. Em 2000, a empresa inaugurou sua plataforma de e-commerce. 

“Em um mundo de negócios ainda dominado por homens, a brasileira Luiza Trajano conseguiu transformar o Magazine Luiza, que começou como uma loja única em 1957, em um gigante do varejo com dezenas de bilhões de dólares. É uma grande conquista – uma entre muitas”, aponta o ex-presidente Lula. 

Hoje, Luiza Trajano é a maior acionista e presidente do Conselho de Administração da Magazine Luiza. Em 2011, a empresa realizou sua oferta pública inicial (IPO) na Bolsa, com objetivo de se capitalizar e realizar novas aquisições no setor de comércio. A empresa então comprou a Netshoes, maior e-commerce esportivo da América Latina, o Baú da Felicidade, a startup Logbee a marketplace de livros Estante Virtual. 

Recentemente, a Magazine Luiza tem investido pesado no setor de tecnologia e produção de Conteúdo. A empresa criou o LuizaLabs, um laboratório dedicado ao estudo e desenvolvimento de tecnologias para projetos da companhia. As aquisições “de peso” mais recentes da Magalu incluem o Canaltech e o Jovem Nerd, plataformas de conteúdo, e a Kabum, maior e-commerce de informática do país. 

No texto que fez sobre a empresária para a Time, o ex-presidente Lula aponta que a atuação de Luiza e da Magalu durante a pandemia foi crucial para garantir o sustento de inúmeras famílias. “Ela assumiu o desafio de construir um gigante comercial e ao mesmo tempo construir um Brasil melhor”, apontou. 

“Em um mundo onde bilionários queimam fortunas em aventuras espaciais e iates, Luiza se dedica a um tipo diferente de odisseia. Ela assumiu o desafio de construir um gigante comercial e ao mesmo tempo construir um Brasil melhor”, destacou. Lula ainda citou os programas de inclusão executados pela gigante do varejo nos últimos anos, como o grupo Mulheres do Brasil e programas de trainee para profissionais negros. 

ÍCONES 

Príncipe Harry e Meghan Markle, duque e duquesa de Sussex, são os destaques na categoria ‘Ícones’ (Foto: Time / divulgação)

Na categoria ‘Ícones’, o duque e a duquesa de Sussex, Harry e Meghan, são o grande destaque da Time 100 neste ano. O texto sobre o casal foi escrito pelo chef espanhol José Andrés, amigo pessoal do casal. 

Recentemente, José Andrés e os duques de Sussex inauguraram em conjunto um novo centro de ajuda humanitária na Índia. O país foi duramente afetado pela pandemia de Covid-19, que fez o segundo país mais populoso do planeta afundar em uma grave crise econômica e sanitária desde 2020. 

“Há uma entrevista de TV famosa de Harry, o duque de Sussex, quando ele era um artilheiro de helicóptero Apache alguns anos atrás. Ele está sentado perto de um campo de aviação no Afeganistão, comentando sobre algumas notícias reais, quando há um estrondo e um grupo de soldados sobe atrás dele”, apontou o chef. “Em um movimento rápido, ele se levanta, arranca o microfone e corre em direção à ação”. 

Segundo ele, este mesmo “senso de urgência” também é uma característica muito marcante de Meghan, que há muito tempo é uma ativista humanitária e uma poderosa defensora de mulheres e meninas em todo o mundo. 

José Andrés destaca o trabalho humanitário feito pelo casal através da Fundação Archewell. “Eles dão voz aos que não têm voz por meio da produção de mídia. De mãos dadas com parceiros sem fins lucrativos, eles assumem riscos para ajudar comunidades carentes – oferecendo apoio de saúde mental para mulheres e meninas negras nos EUA e alimentando as pessoas afetadas por desastres naturais na Índia e no Caribe”. 

“Em um mundo onde todos têm uma opinião sobre pessoas que não conhecem, o duque e a duquesa têm compaixão pelas pessoas que não conhecem. Eles não apenas opinam. Eles correm em direção à luta”. 

Outros destaques da categoria ‘Ícones’ são a tenista Naomi Osaka, o ativista político Alexei Navalny e a cantora Britney Spears. 

LÍDERES 

Primeira mulher a liderar a OMC, Dra. Okonjo-Iweala é o grande destaque da categoria ‘Líderes’ (Foto: Time / divulgação)

O destaque do ano na categoria ‘Líderes’ foi a economista Ngozi Okonjo-Iweala, diretora-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC). Eleita no último dia 15 de fevereiro, a Dra. Okonjo-Iweala é primeira mulher e a primeira africana a comandar a OMC. Seu perfil para a Time 100 foi escrito pelos duques de Sussex, Harry e Meghan. 

Economista experiente, Okonjo-Iweala foi ministra das Finanças da Nigeria em duas oportunidades, de 2003 a 2006 e de 2011 a 2015. Ela foi também ministra das Relações Exteriores do país africano em 2006. 

“O que será necessário para vacinar o mundo? Unidade, cooperação – e líderes como Ngozi Okonjo-Iweala”, aponta o texto feito pelo casal. 

“Enquanto enfrentamos uma enxurrada constante de desinformação sobre vacinas, desacelerações burocráticas tanto no governo quanto na indústria e o aumento de variantes que ressaltam a urgência da situação, Okonjo-Iweala nos mostrou que, para acabar com a pandemia, devemos trabalhar juntos para equipar todos nação com acesso equitativo à vacina”. 

Outros destaques da categoria ‘Líderes’ são o presidente norte-americano Joe Biden, o presidente da China Xi Jinping e a deputada congressista norte-americana Liz Cheney. 

Presente na categoria ‘Líderes’ nos anos de 2019 e 2020, o presidente brasileiro Jair Bolsonaro ficou de fora da lista dos mais influentes do mundo este ano. Entre as novidades na categoria estão o presidente de El Salvador Nayib Bukele, o primeiro-ministro de Israel Naftali Bennett e o mulá Abdul Ghani Baradar, membro fundador do Talibã e atual vice-primeiro-ministro do Afeganistão. 

TITÃS 

Na categoria ‘Titãs’, a personalidade de destaque foi a norte-americana Simone BIles, a ginasta mais condecorada de todos os tempos com 7 medalhas olímpicas no currículo – 4 de ouro, conquistadas na Rio 2016. O texto na Time 100 foi assinado pela tenista Serena Williams. 

“Há algo de poético na forma como Simone Biles se move. Ela é uma mestra em precisão, graça e domínio, e com apenas 24 anos, ela se consolidou como uma das ginastas americanas mais decoradas de todos os tempos”, apontou Serena. Para ela, porém, Simone Biles vai muito além da excelência como uma das maiores ginastas de todos os tempos. “O que ela incorpora realmente reflete o potencial infinito das mulheres negras. Eu gostaria de ter ela para admirar quando eu era mais jovem e tentava realizar meus sonhos”. 

“O maior trabalho de Simone, no entanto, é o que está sendo feito fora da academia. Ela está usando sua voz madura e plataforma para compartilhar sua jornada pessoal de amor-próprio, respeito e aceitação – Simone é sábia além de sua idade. Vivendo sua verdade em voz alta e defendendo a saúde mental, ela está estabelecendo novos padrões de beleza, força e resiliência, quebrando os estereótipos de obsessão por imagem de hoje e incentivando outros a fazer o mesmo. Simone é um exemplo brilhante de como é o sucesso quando você deixa de lado o que o mundo pensa e recupera suas forças de si mesmo… de sua alma”. 

Outros destaques da categoria incluem o CEO da Apple Tim Cook, a roteirista Shonda Rhimes e o jogador de futebol americano Tom Brady. 

PIONEIROS 

Billie Eilish foi o grande destaque da categoria ‘Pioneiros’ (Foto: Time / divulgação)

Na categoria ‘Pioneiros’, o maior destaque foi para a cantora Billie Eilish. Com apenas 19 anos de idade, a jovem se tornou um dos maiores nomes do mundo da música ao longo dos últimos anos. Na Time 100 deste ano, o texto sobre ela foi assinado pela também cantora Megan Thee Stallion. 

“Billie Eilish é uma alma única, com uma voz, estilo e atitude todos assumidamente próprios. Conheci Billie no Grammy este ano. Ela já havia alcançado o estrelato mundial, o que pode fazer com que algumas pessoas tenham ares sobre elas, mas Billie não”, apontou Megan Thee Stallion. 

“Ela era tão real e descontraída, embora sua personalidade fosse tão grande. Ela é um espírito raro que fala com o coração sem pretensões. Eu sabia que tinha encontrado uma alma gêmea naquela noite. Aquele que é forte, mas ainda está aprendendo e crescendo. Uma mulher que se defende e defende as mulheres em todos os lugares”. 

Outros destaques da categoria incluem o advogado Bem Crump, a pesquisadora Adi Utarini e a ginasta Sunisa Lee. 

INOVADORES 

Na categoria ‘Inovadores’, o maior destaque na Time 100 ficou para o diretor executivo da Nvidia, Jensen Huang. O perfil de Huang foi feito pelo empresário Andrew Ng, que destacou o trabalho de Huang e da Nvidia no ramo de inteligência artificial. 

“A inteligência artificial está transformando nosso mundo. O software que permite aos computadores fazer coisas que antes exigiam percepção e julgamento humanos depende em grande parte do hardware tornado possível por Jensen Huang”, apontou. Ng destaca que Huang inovou a maneira como as placas de vídeo são usadas na computação, passando a ser instrumentos importantíssimos na área de computação e programação. 

“Os avanços resultantes – e chips poderosos – estabeleceram uma base que poderia acomodar redes neurais muito maiores, os programas por trás de grande parte da IA de hoje. No processo, ele ajudou a possibilitar uma revolução que permite que telefones respondam perguntas em voz alta, fazendas pulverizem ervas daninhas, mas não plantações, médicos prevejam as propriedades de novos medicamentos – com mais maravilhas por vir”, afirma o texto. 

“Ele também é um administrador compassivo de seus funcionários e um apoiador generoso da educação em ciência e tecnologia. Com as tecnologias de IA ainda emergentes criando uma fome insaciável por mais computação, a equipe de Huang está bem posicionada para continuar impulsionando os avanços tecnológicos nas próximas décadas”. 

Outros destaques da categoria ‘Inovadores’ incluem o empresário Elon Musk e o trio Adrienne Banfield Norris, Willow Smith e Jada Pinkett Smith. 

ARTISTAS 

O principal destaque na categoria ‘Artistas’ foi para a atriz Kate Winslet, estrela de filmes como ‘Titanic’, ‘O Leitor’ e o mais recente ‘Ammonite’. O perfil dela para Time foi escrito pelo ator e cineasta Kenneth Branagh. 

“Eu fiz o primeiro teste com Kate Winslet quando ela tinha 17 anos. Eu pensei que ela tinha 25 anos. Tal era seu autocontrole, presença e concentração na sala. Quando ela saiu pela porta, eu me virei para o diretor de elenco e disse com certeza: ‘Acabamos de conhecer uma estrela’”, apontou Branagh. 

Outros destaques da categoria são o cantor Bad Bunny, a diretora Chloé Zhao e o ator Jason Sudeikis. 

Imagem em destaque: Reuters / divulgação 

Guilherme Guerreiro

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1383 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
ArtigosCuriosidadesDescomplicaEducação Financeira

4 erros de investir na previdência em dezembro

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Possivelmente você já saiba que a previdência privada do tipo PGBL é o único investimento que oferece um benefício…
CuriosidadesEducação Financeira

Aluguel de ações: entenda como funciona o empréstimo de ativos

4 Minutos de leitura
Para ter sucesso no mundo da renda variável, é importante que o investidor esteja sempre atento aos movimentos do mercado e as…
Curiosidades

FGC: quais investimentos são protegidos?

2 Minutos de leitura
Fundado em 1995, o Fundo Garantidor de Créditos (FGC) é uma das instituições mais importantes do mercado financeiro brasileiro. A entidade é…