Internacional

Bolsonaro se reúne com Boris Johnson na ONU, erupção nas Canárias; mercado internacional e mais

3 Minutos de leitura

BOLSONARO SE REÚNE COM BORIS JOHNSON ANTES DE DISCURSO NA ONU 

O presidente Jair Bolsonaro se reuniu na tarde desta segunda-feira (20) com o premiê britânico Boris Johnson, poucas horas antes de um discurso que durou cerca de 20 minutos na 76ª Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). 

O encontro aconteceu em Nova Iorque, local de realização do encontro de líderes. Entre os assuntos tratados estão a vacinação contra COVID-19 e possíveis visitas do político britânico ao Brasil. 

O encontro acontece em uma semana de relações tensas. O governo do Reino Unido anunciou que deve barrar a entrada de cidadãos sul-americanos e africanos no país, mesmo aqueles que se vacinaram contra o novo Coronavírus. 

Em um momento de descontração, o primeiro-ministro britânico elogiou a vacina da AstraZeneca, a qual ele classificou como “ótima”. 

“É uma ótima vacina. Obrigado, pessoal. Tomem vacinas da AstraZeneca”, disse ele. 

Quando perguntado sobre ter se imunizado, Bolsonaro disse que ainda não havia se vacinado contra COVID-19. O presidente brasileiro é o único líder de uma grande economia que ainda não tomou alguma dose contra o vírus. 

A 76ª Assembleia da ONU deve ter o Brasil como o país que abre a rodada de discursos de líderes, tradição que só não ocorreu em 1983 e 1984. 

O tema deste ano é: “Construindo resiliência por meio da esperança – para se recuperar de Covid-19, reconstruir a sustentabilidade, responder às necessidades do planeta, respeitar os direitos das pessoas e revitalizar as Nações Unidas”. 

VULCÃO NAS CANÁRIAS ENTRA EM ERUPÇÃO 

Um vulcão localizado na ilha espanhola de La Palma, nas ilhas Canárias, entrou em erupção neste domingo, criando uma grande coluna de fumaça e assustando moradores locais. 

Cerca de 9 mil toneladas de óxido de enxofre foram ejetadas do vulcão, e o presidente Mariano Hernández Zapata, do governo de La Palma, classificou o acontecimento, que não acontecia a mais de 50 anos, como “desolador”. 

Apesar do susto, até o momento, a erupção não deixou nenhuma vítima. Mesmo assim, a lava já atingiu mais de 100 casas e forçou a evacuação de mais de 5 mil pessoas, incluindo turistas. 

Segundo o governo local, os danos causados pelo vulcão serão meramente “materiais” e a lava se movimenta em direção à costa, com um volume de lava ficando entre 17 e 20 milhões de metros cúbicos. 

Por conta da gravidade da situação, o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, que estava marcado para aparecer na 76ª Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), cancelou sua viagem e está em La Palma para acompanhar as operações. 

EUA VÃO AUTORIZAR A ENTRADA DE BRASILEIROS VACINADOS A PARTIR DE NOVEMBRO 

O governo dos Estados Unidos anunciou que deve começar a autorizar a entrada de turistas brasileiros no país a partir de novembro. 

A vacinação completa contra COVID-19 é um pré-requisito obrigatório para brasileiros que quiserem desfrutar do país. Além disso, o turista terá que apresentar um certificado de diagnóstico negativo feito em até três dias antes do embarque. 

Segundo Jeff Zients, coordenador de resposta à pandemia da Casa Branca, a entrada de turistas de países como China, Reino Unido e Índia também deve ser permitida. O governo deve anunciar em breve as restrições e requisitos que devem ser aplicados a todos os turistas. 

Embora as restrições não tenham sido anunciadas, de acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) do país, é considerado como totalmente imunizado contra COVID-19 o cidadão que tomou uma das seguintes vacinas: 

  • Pfizer; 
  • Moderna; 
  • Janssen. 

Outra cláusula do órgão regulatório esclarece que a mesma orientação pode ser feita às vacinas que foram aprovadas de modo emergencial pela Organização Mundial de Saúde (OMS), como a CoronaVac e AstraZeneca. 


Saiba mais

Biden reúne líderes internacionais para debater clima; Itália exigirá comprovante de vacinação para trabalhadores; mercado internacional e mais


BOLSAS E CÂMBIO 

Confira os números do mercado europeu, às 19h: 

  • STOXX 600 (STOXX): -1,67%, indo a 454,12 pontos  
  • DAX (GDAXI): -2,31%, indo a 15.132,06 pontos  
  • FTSE 100 (FTSE): -0,86%, indo a 6.903,91 pontos  
  • CAC 40 (FCHI): -1,74%, indo a 6.455,81 pontos  
  • FTSE MIB (FTMIB): -2,57%, indo a 25.048,26 pontos 

Confira os números do mercado asiático, às 19h: 

  • Hang Seng (HK50): -3,30%, indo a 24.099,14 pontos  
  • KOSPI (KS11): +0,33%, indo a 3.140,51 pontos 
  • Shanghai Composto (SSEC): +0,19%, indo a 3.613,97 pontos 
  • Nikkei 225 (N225): +0,58%, indo a 30.500,05 pontos 
  • Shanghai Shenzhen CSI 300 (CSI300): +1,00%, indo a 4.855,94 pontos 

Confira os números do mercado norte-americano, às 19h:  

  • Nasdaq 100: -2,19%, indo a 14.713 pontos  
  • Dow Jones: -1,78%, indo a 33.970 pontos  
  • S&P 500: -1,70%, indo a 4.357 pontos 

Confira a cotação das principais moedas estrangeiras, às 19h:  

  • Dólar: subiu +1,23%, a R$ 5,35 
  • Euro: subiu +1,18%, a R$ 6,27 

Foto: Planalto / Reprodução

Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
InternacionalNotícias

Federal Reserve mantém taxa de juros e interrompe ciclo de aperto monetário

2 Minutos de leitura
Em uma decisão que estava alinhada com as expectativas do mercado, o Comitê de Mercado Aberto (FOMC) do Federal Reserve, o Banco…
Internacional

Mercado de trabalho dos EUA surpreende mercado e gera 253 mil vagas em abril

1 Minutos de leitura
De acordo com o relatório do Payroll do Departamento do Trabalho dos Estados Unidos, a geração de emprego não-agrícola nos Estados Unidos…
Internacional

Vendas no varejo caem 1,2% na zona do euro

1 Minutos de leitura
As vendas no varejo na zona do euro recuaram 1,2% em março 2023 na série com ajuste sazonal ante fevereiro. Os dados…