Notícias

Datafolha: 69% dos brasileiros acreditam que a situação econômica do país piorou

1 Minutos de leitura

Segundo uma pesquisa realizada pelo Datafolha, 69% dos brasileiros acreditam que a situação econômica do Brasil piorou nos últimos meses. Apenas 11% acreditam que a situação melhorou, enquanto 20% acreditam que a situação permanece a mesma. 

A pesquisa foi divulgada nesta segunda-feira (20) pela Folha de São Paulo, indicando que a situação do país para a maioria dos brasileiros é desfavorável. 

Mesmo entre os que dizem ser apoiadores do governo Bolsonaro, 36% dizem que a economia piorou nos últimos meses, contra 31% que acreditam que a situação atual está mais favorável. 

74% das mulheres presentes na pesquisa dizem que a situação econômica deteriorou. No caso dos homens, esse número equivale a 62%. 

Quanto à renda dos entrevistados, 70% daqueles que ganham até dois salários mínimos acreditam que a economia piorou. Entre os que ganham acima de dez salários mínimos, esse número é de 62%. 


Saiba mais

Ministério da Economia piora projeções da inflação para 2021 e 2022


O Datafolha também realizou uma pesquisa a respeito da situação futura do país. Quanto a isso, 39% das pessoas disseram que a situação vai piorar, contra 28% que acreditam que a economia brasileira melhorará. 

Para muitos, a economia do país atinge as famílias de uma forma bem direta: a inflação. Com as últimas projeções divulgadas pelo Boletim Focus apontando para um IPCA acima de 8% em 2021, o brasileiro sente no bolso os impactos causados pela crise hídrica e os reajustes nos preços dos combustíveis. 

Enquanto a Petrobras e os governos estaduais se culpam pelo alto preço dos combustíveis, o cidadão está pagando 50% a mais na gasolina comparado com o início do ano passado. 

No caso da energia elétrica, a alta na conta de luz é consequência da seca que atinge o Sudeste e Centro-oeste do país. Para tentar suprir a demanda, o governo precisou ativar usinas termelétricas, que costumam ser mais caras. 

Foto: Agência Brasil / Divulgação

Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…