Notícias

Boletim Focus: inflação tem alta pela 25ª semana consecutiva e atinge 8,45%

1 minuto/s de leitura

De acordo com dados do Boletim Focus, relatório mensal do Banco Central (BC) contando com a colaboração de mais de 100 instituições financeiras, o IPCA, conhecido como a inflação oficial brasileira, deve terminar o ano em 8,45%. 

Comparado com dados da semana passada, é um aumento de 0,10% no índice, representando a 25ª variação consecutiva. No acumulado do mês, as projeções para a inflação já subiram 1,18%. 

Para 2022, 2023 e 2024, as projeções ficaram em 4,12%, 3,25% e 3,0%. 

As altas consecutivas da inflação projetada para 2021 indicam que as pressões causadas pelos aumentos nos combustíveis e crise hídrica seguem sendo um fator de preocupação para a economia brasileira. 

No caso da crise hídrica, a seca no Sudeste e Centro-oeste devem pendurar até pelo menos novembro, com expectativa de mais altas nas contas de luz promovidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). 

Até lá, o governo federal ativou usinas termelétricas, que costumam ser mais caras, para suprir a demanda energética do país, enquanto tenta barrar os efeitos que podem causar apagões em todo território brasileiro. 

Quanto ao Produto Interno Bruto (PIB), o Boletim Focus apresenta a mesma alta de 5,04% para 2021 registrada na semana passada. No acumulado de um mês, as apostas para o PIB já caíram 0,18 p.p. 


Saiba mais

Ministério da Economia piora projeções da inflação para 2021 e 2022


Selic e câmbio 

Quanto a meta Selic, taxa básica de juros brasileira, o Boletim Focus não apresenta altas nas suas projeções, e mantém as análises para 8,25% a.a. 

O Boletim desta semana é o primeiro após a alta na Selic promovida pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) na semana passada. Atualmente, a meta Selic está em 6,25%. 

Quanto ao câmbio, o Boletim Focus não apresenta variação e fixa o Dólar em R$ 5,20. 

773 conteúdos

       
Sobre o autor
Jornalista Smart Money Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
       Conteúdos
Conteúdos relacionados
Notícias

Petrobras anuncia mais um reajuste nos combustíveis e gasolina sobe 7,04%

2 minuto/s de leitura
A Petrobras anunciou nesta segunda-feira (25) mais um reajuste nos preços dos combustíveis nas refinarias, a segunda no mês de outubro. A…
Notícias

FGV: confiança do consumidor sobe 1 ponto após dois meses de queda

1 minuto/s de leitura
Segundo dados divulgados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) na manhã desta segunda-feira (25), o índice de confiança do consumidor (ICC) subiu 1 ponto em…
Notícias

Messem Investimentos anuncia combinação de negócios com a Argos Partners, escritório da Baixada Santista com R$ 1 bi sob custódia

2 minuto/s de leitura
Em mais um passo de expansão de negócio e consolidação de mercado, a Messem Investimentos anunciou nesta semana a união de forças com…
Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e recomendar conteúdos.
Ao utiliza nossos serviços, você concarda com tal monitaramento.
Consulte a nossa Política de Privacidade

x
Aceito o uso de cookies