Internacional

Pfizer lança teste de vacina com RNA mensageiro contra gripe; Chile anuncia fim do estado de emergência para Covid-19; mercado internacional e mais

4 Minutos de leitura

PFIZER LANÇA TESTE DE VACINA COM RNA MENSAGEIRO CONTRA GRIPE 

A farmacêutica norte-americana Pfizer anunciou nesta terça-feira (28) que iniciou os testes de uma vacina com tecnologia de RNA mensageiro contra a gripe. A tecnologia é a mesma utilizada no imunizante contra Covid-19 da empresa. 

O teste está sendo conduzido nos Estados Unidos, avaliando a segurança e eficácia de uma dose da nova vacina em pessoas de idade entre 65 e 85 anos. 

Atualmente, as vacinas utilizadas contra a gripe utilizam de tecnologia de vírus inativados e oferecem de 40% a 60% de eficácia contra a gripe. Segundo a Pfizer, os imunizantes que utilizam mensageiro são mais rápidos para se produzir e podem ter uma maior capacidade de adaptação, assim facilitando o fornecimento das doses e potencializando a eficácia das vacinas. 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), até 5 milhões de casos graves de gripe são registrados por ano no mundo. Ao todo, estima-se que faça entre 290 e 650 vítimas anualmente.

CHILE ANUNCIA FIM DO ESTADO DE EMERGÊNCIA PARA COVID-19 

O governo do Chile anunciou nesta segunda-feira (27) que o estado de emergência por conta da Covid-19 será encerrado no país a partir desta quinta-feira (30). 

“Durante os últimos três meses, a situação da saúde evoluiu favoravelmente, com uma redução muito significativa nas infecções, casos ativos, hospitalizações e mortes”, apontou o presidente Sebastián Piñera em depoimento gravado 

No entanto, o presidente afirmou ainda que a população deve seguir tomando todos os cuidados possíveis contra a doença. “É de vital importância que todos tenhamos plena consciência que a pandemia do coronavírus não acabou, e por conta disso, temos que seguir cuidando da nossa saúde e nossas vidas”, afirmou. 

O Chile estava em estado de emergência desde o dia 18 de março de 2020, poucas semanas após a confirmação dos primeiros casos da doença no país. A medida, inicialmente válida por 90 dias, vinha sendo prorrogada desde então. 

Agora, com o fim do estado de emergência a nível nacional, os cidadãos chilenos não enfrentarão mais toques de recolher em nenhuma região do país, segundo foi explicado pelo porta-voz do governo Jaime Bellolio. “Retomar os espaços da vida cotidiana nos obriga a ser mais responsáveis que nunca”, apontou Bellolio, reforçando o pedido do presidente. 

Segundo o Ministério da Saúde, 88,18% da população chilena já está totalmente imunizada contra a Covid-19 – com duas doses ou com imunizante de dose. Desde o final de agosto, o Chile também entrou para a lista de países a oferecer doses de reforço para a população idosa. 

Segundo o site Our World in Data, o total de casos de Covid-19 no Chile desde o início da pandemia é de 1,65 milhão. A doença fez 34 mil vítimas no país sul-americano. 

TALIBà ADOTARÁ TEMPORARIAMENTE CONSTITUIÇÃO DA MONARQUIA AFEGà

O Talibã anunciou nesta terça-feira que adotará temporariamente a Constituição afegã de 1964, elaborada pela antiga monarquia afegã. O texto, feito por iniciativa do rei Mohammed Zaher Shah, prevê o direito de voto às mulheres. 

“O Emirado Islâmico adotará a Constituição da época do antigo rei Mohammed Zaher Shah por um período temporário”, anunciou o novo ministro da Justiça afegão, Mawlavi Abdul Hakim Sharaee. Zaher Shah foi o segundo e último rei afegão, governando entre os anos 1933 e 1973. O texto de 1964 instaurou o regime de monarquia constitucionalista no Afeganistão e foi marco inicial da conquista de direitos das mulheres no país, garantindo o direito à participação na política. 

Segundo o ministro Hakim Sharaee, os trechos da Constituição considerados em desacordo com a sharia – a lei islâmica – serão vetados. Ainda assim, a notícia foi recebida com surpresa pela comunidade internacional. 

No poder desde meados de agosto, o Talibã está na sua segunda passagem pelo governo afegão. No primeiro “mandato” do grupo extremista no comando da nação árabe, entre 1996 e 2001, as mulheres foram proibidas de estudar, trabalhar e até mesmo de sair de casa sem um familiar do sexo masculino como companhia. 

Agora, visando maior aprovação por parte da comunidade internacional, o Talibã tem reforçado o compromisso de administrar o país com uma interpretação menos radical da sharia. O grupo, no entanto, não tem cumprido as promessas feitas. 

O Talibã havia prometido, por exemplo, compor um governo mais inclusivo, mas o governo provisório anunciado até aqui não conta com nenhuma mulher e é composto majoritariamente por antigas lideranças presentes no governo afegão no final dos anos 1990. 

BOLSAS E CÂMBIO 

Confira os números do mercado europeu: 

  • STOXX 600 (STOXX): -2,18% (452,36) 
  • DAX (GDAXI): -2,09% (15.248,56) 
  • FTSE 100 (FTSE): -0,50% (7.028,10) 
  • CAC 40 (FCHI): -2,17% (6.506,50) 
  • FTSE MIB (FTMIB): -2,14% (25.573,25) 

Confira os números do mercado asiático: 

  • Hang Seng (HK50): +1,20% (24.500,39) 
  • KOSPI (KS11): -1,14% (3.097,92) 
  • Shanghai Composto (SSEC): +0,54% (3.602,22) 
  • Nikkei 225 (N225): -0,19% (30.183,96) 
  • Shanghai Shenzhen CSI 300 (CSI300): +0,13% (4.883,83) 

Confira os números do mercado norte-americano: 

  • Dow Jones (DJI): -1,63% (34.299,99) 
  • S&P 500 (SPX): -2,04% (4.352,63) 
  • Nasdaq Composto (IXIC): -2,83% (14.546,70) 

Confira a cotação das principais moedas estrangeiras: 

  • Dólar: +0,88% (R$ 5,42) 
  • Euro: +0,77% (R$ 6,33) 

Imagem em destaque: IstoÉ / divulgação 

Guilherme Guerreiro

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1383 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
InternacionalNotícias

Federal Reserve mantém taxa de juros e interrompe ciclo de aperto monetário

2 Minutos de leitura
Em uma decisão que estava alinhada com as expectativas do mercado, o Comitê de Mercado Aberto (FOMC) do Federal Reserve, o Banco…
Internacional

Mercado de trabalho dos EUA surpreende mercado e gera 253 mil vagas em abril

1 Minutos de leitura
De acordo com o relatório do Payroll do Departamento do Trabalho dos Estados Unidos, a geração de emprego não-agrícola nos Estados Unidos…
Internacional

Vendas no varejo caem 1,2% na zona do euro

1 Minutos de leitura
As vendas no varejo na zona do euro recuaram 1,2% em março 2023 na série com ajuste sazonal ante fevereiro. Os dados…