Internacional

Coreia do Norte testa novo míssil hipersônico; Oficiais americanos apontam que sugeriram permanência no Afeganistão; mercado internacional e mais

3 Minutos de leitura

COREIA DO NORTE TESTA NOVO MÍSSIL HIPERSÔNICO 

A Coreia do Norte disparou um novo míssil hipersônico nesta terça-feira (29), conforme anunciou a agência estatal KCNA. Segundo informado pela KCNA, o novo míssil Hwasong-8 é muito mais rápido e mais difícil de ser interceptado por sistemas de segurança quando comparado a um míssil comum. 

A agência estatal informou que o desenvolvimento de um novo míssil hipersônico era parte crucial de um plano de desenvolvimento bélico norte-coreano.  

“O desenvolvimento do míssil hipersônico, uma das 5 tarefas de alta prioridade do plano de cinco anos voltado para o campo de armas estratégicas para o desenvolvimento da ciência de defesa e sistema de armas estabelecido no 8º Congresso do Partido, foi impulsionado de acordo com a um processo de desenvolvimento sequencial, científico e confiável”, aponta a nota da KCNA. 

O lançamento da nova arma, segunda fontes oficiais, foi supervisionado por Park Jeong-cheon, membro do Comitê Permanente do Politburo do Comitê Central do Partido dos Trabalhadores da Coreia e secretário do Comitê Central do Partido. Ele observou o teste do míssil Hwasong-8 ao lado de outras autoridades do Departamento de Ciência e Defesa do país. O Líder Supremo da Coreia do Norte, Kim Jong-um, não compareceu ao evento. 

“No primeiro teste de lançamento, cientistas da defesa nacional confirmaram o controle de navegação e estabilidade do míssil na seção ativa e também suas especificações técnicas, incluindo a manobrabilidade de guia e as características de voo planado da ogiva de planagem hipersônica destacada”, aponta a KCNA. “Os resultados do teste comprovaram que todas as especificações técnicas atendiam aos requisitos do projeto”. 

OFICIAIS AMERICANOS APONTAM QUE SUGERIRAM PERMANÊNCIA NO AFEGANISTÃO 

Os generais Mark Milley, chefe do Estado-Maior Conjunto, e Kenneth McKenzie, líder do Comando Central dos Estados Unidos, prestaram depoimento no Senado norte-americano nesta terça-feira (28). A pauta foi a retirada das tropas americanas do Afeganistão. 

Na Comissão das Forças Armadas do Senado, os generais apontaram que aconselharam a permanência das tropas estadunidenses no país árabe com pelo menos 2.500 soldados. Segundo Milley, a saída do Afeganistão colocou em cheque a credibilidade dos EUA com a comunidade internacional e abre espaço para o aumento da influência de grupos radicais como a al-Qaeda na região. 

“Creio que ‘prejuízo’ é uma palavra que poderia ser utilizada”, apontou Milley. “Uma rede Al-Qaeda ou um grupo Estado Islâmico reconstituídos com aspirações de atacar os Estados Unidos é uma possibilidade muito real”. 

VALE: 39 TRABALHADORES FORAM RESGATADOS EM MINA EM MINA NO CANADÁ 

A Vale (VALE3) informou nesta quarta-feira (29) que todos os 39 trabalhadores presos em uma mina subterrânea na cidade de Sudbury, no Canadá, foram resgatados em segurança. Os empregados da mineradora estavam presos há dois dias após um acidente danificar o elevador que faz o transporte no local. 

“O resgate foi concluído de forma segura e todos passam bem”, apontou comunicado divulgado pela empresa. 

Nenhum dos 39 trabalhadores envolvidos no acidente era brasileiro. O presidente da companhia, Eduardo Bartolomeo, parabenizou a equipe de resgate da Mina Totten pelo trabalho e destacou que a operação não foi simples.  

“Gostaria de parabenizar nossa equipe de resgate”, apontou. “Esta é uma grande notícia vinda de circunstâncias muito difíceis”. Eduardo Bartolomeo esteve pessoalmente na cidade de Sundbury para acompanhar o desfecho da situação e se encontrou com os trabalhadores resgatados e a equipe de resgate. 

BOLSAS E CÂMBIO 

Confira os números do mercado europeu: 

  • STOXX 600 (STOXX): +0,60% (455,02) 
  • DAX (GDAXI): +0,77% (15.365,27) 
  • FTSE 100 (FTSE): +1,14% (7.108,16) 
  • CAC 40 (FCHI): +0,84% (6.560,80) 
  • FTSE MIB (FTMIB): +0,64% (25.736,85) 

Confira os números do mercado asiático: 

  • Hang Seng (HK50): +0,67% (24.510,98)  
  • KOSPI (KS11): -1,22% (3.060,27) 
  • Shanghai Composto (SSEC): -1,82% (3.536,29)  
  • Nikkei 225 (N225): -2,12% (29.544,29) 
  • Shanghai Shenzhen CSI 300 (CSI300): -1,02% (4.833,93)   

Confira os números do mercado norte-americano: 

  • Dow Jones (DJI): +0,26% (34.390) 
  • S&P 500 (SPX): +0,16% (4.359) 
  • Nasdaq Composto (IXIC): -0,24% (14.512) 

Confira a cotação das principais moedas estrangeiras: 

  • Dólar: +0,08% (R$ 5,42) 
  • Euro: -0,73% (R$ 6,29) 

Imagem em destaque: G1 / divulgação 

Guilherme Guerreiro

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1383 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
InternacionalNotícias

Federal Reserve mantém taxa de juros e interrompe ciclo de aperto monetário

2 Minutos de leitura
Em uma decisão que estava alinhada com as expectativas do mercado, o Comitê de Mercado Aberto (FOMC) do Federal Reserve, o Banco…
Internacional

Mercado de trabalho dos EUA surpreende mercado e gera 253 mil vagas em abril

1 Minutos de leitura
De acordo com o relatório do Payroll do Departamento do Trabalho dos Estados Unidos, a geração de emprego não-agrícola nos Estados Unidos…
Internacional

Vendas no varejo caem 1,2% na zona do euro

1 Minutos de leitura
As vendas no varejo na zona do euro recuaram 1,2% em março 2023 na série com ajuste sazonal ante fevereiro. Os dados…