ArtigosCuriosidades

1 ano de Smart Money: as histórias que marcaram o mercado financeiro em 2021

7 Minutos de leitura

Você se lembra de tudo que aconteceu em 2021? 

A Smart Money está fazendo 1 ano de vida no mês de outubro. São mais de 365 dias marcados por acontecimentos políticos e econômicos que mudaram a história do Brasil e do mundo, e tivemos o privilégio de noticiar todas as histórias e eventos que fizeram de 2021 um ano inesquecível. 

Tudo isso acompanhado de boas notícias e conteúdo de boa qualidade que sempre prezamos entregar aos nossos leitores, que carinhosamente chamamos de SmartNautas. 

  • Nesse ano, você começou as manhãs bem informado com nossos destaques do dia; 
  • Ficou sabendo das melhores novidades do mundo da tecnologia no nosso Smart Tech; 
  • Soube das novidades do mundo inteiro com o nosso giro internacional; e 
  • Conferiu os dados das bolsas na nossa editoria de fechamento

Tudo isso pelas mãos de uma equipe comprometida com a entrega de uma informação rápida, segura e bem escrita. 

Abaixo, confira os principais destaques das notícias que marcaram o primeiro ano de Smart Money, o primeiro de muitos que virão: 

Imagem: Reuters 

Eleições dos EUA 

A história da Smart Money começou em um período de bastante atenção no cenário geopolítico internacional. As eleições norte-americanas impactaram o mundo todo, não só pelos conflitos internos e acusações infundadas de fraudes, mas também pela mudança no sistema político no país, que acaba influenciando diversos mercados, inclusive o Brasil. 

A Smart Money participou da cobertura de todo esse processo. Acompanhamos o mercado quando as eleições americanas afetaram as bolsas e o Ibovespa registrou quedas em momentos de tensão (02/10/20). Também demos ênfase em como as eleições americanas estão movimentando o mercado nos seguintes meses de votação (03/11/20). 

Nós também analisamos como os setores de alumínio e aço brasileiros devem se beneficiar com vitória de Biden (10/11/20) de acordo com os planos econômicos apresentados na época, e como as Incertezas sobre pacote nos EUA impactaram os mercados internacionais (20/10/20). 

O fim dessa história a gente já sabe: Joe Biden se consolidou como o 46º presidente eleito dos Estados Unidos. No portal, enfatizamos como a mudança de poder por lá pode afetar o nosso mercado interno (09/11/20) e como o mercado de commodities reagiu à uma guinada democrata na atual maior potência do mundo (09/11/20). 

Mesmo assim, as maiores eleições presidenciais do planeta não fugiram de polêmicas, com o ex-presidente republicano Donald Trump acusando o sistema eleitoral do país de fraude. Quanto a isso, analisamos as possibilidades de uma possível reeleição de Trump (12/11/20). 

Imagem: Reuters 

Vacinas contra COVID-19 

A vacinação da população mundial contra COVID-19 também mudou o rumo do mundo no último ano. A pandemia, que passava por uma de suas piores fases no fim de 2020, obrigou que dezenas de laboratórios do mundo inteiro promovessem uma verdadeira “corrida da vacina”. 

No mercado internacional, o desenvolvimento das vacinas contra o vírus já causava um otimismo nas bolsas, inclusive no Ibovespa (09/11/20). Era consenso que a recuperação plena dos países era possível apenas com o avanço da imunização mundial. 

Foi no dia 08 de dezembro de 2020, em uma terça-feira (08), que a primeira pessoa do mundo foi imunizada contra COVID-19. A britânica Margaret Keenan, de 90 anos, tomou a primeira vacina da Pfizer (08/12/20) pelo serviço público de saúde do Reino Unido. 

No Brasil, o conturbado começo de desenvolvimento de uma vacina contra COVID-19 foi marcado pela suspensão das pesquisas da Coronavac (10/11/20). 

Mesmo assim, no dia 18 de janeiro de 2021, a enfermeira Mônica Calazans, de 54 anos, foi a primeira pessoa a ser oficialmente vacinada em solo brasileiro (18/01/21). 

A notícias de que o mundo estava finalmente começando a vacinar suas populações começava a impactar positivamente as bolsas (04/01/21). No Brasil, milhões de doses já estavam sendo aplicadas na primeira etapa (18/01/21), mas prestamos atenção nos erros que poderia colocar em xeque a vacinação por aqui (22/01/21). 

Imagem: Estadão 

Petrobras, crise hídrica e inflação 

A Petrobras foi assunto central no Brasil em 2021. A petroleira, uma das maiores do mundo, deu o que falar com seus reajustes nos preços de combustíveis, que impactaram a inflação do país e geraram discussões acerca dos impostos. A escalada atual de reajustes, pressionada pela variação no mercado internacional, já havia começado em novembro (12/11/20), seguido de sucessivos aumentos nos meses seguintes. 

Em fevereiro, as pressões do governo federal em cima da estatal culminaram na demissão do ex-presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, e a queda expressiva das ações da petroleira (22/02/21), fazendo o Ibovespa despencar (22/02/21). 

Na época, o mercado se preocupava com possíveis intervenções nas políticas de preços, o que prejudicaria a imagem do país frente aos investidores. Na época, as estatais brasileiras chegaram a perder mais de R$ 110 bilhões em valor de mercado (23/02/21).  

Mesmo com a demissão, novos reajustes, provocados pelo mercado internacional, marcaram todo o ano de 2021. O mais recente foi feito em setembro, com o aumento de 8,89% no diesel (28/09/21). A alta nos preços já fez com que 25% dos motoristas de aplicativos desistissem de trabalhar neste ano (20/08/21). 

A situação acabou provocando um verdadeiro cabo de guerra entre o governo federal, Petrobras e estados. Do lado do governo, o ICMS, imposto estadual, é o principal culpado pelo alto custo nos combustíveis (01/09/21). Em resposta, governadores assinaram uma carta conjunta rebatendo as acusações e alegando que o imposto não havia sido alterado em 12 meses (21/09/21). 

Enquanto isso, a crise hídrica começava a causar preocupações em maio. Naquele mês, os reservatórios do Sudeste e Centro-oeste estavam em 32,2% de capacidade (31/05/21), o pior volume de água em 91 anos. 

A seca começou a causar pressões na inflação brasileira em junho, quando o IPCA fechou em 0,83%, acima do esperado 8,06% em 12 meses (09/06/21). Em setembro, a sobretaxa da conta de luz sofreu reajuste de 50% (01/09/21). 

A soma das duas problemáticas gerou uma inflação acima do esperado para 2021. Atualmente, ela já acumula alta de 5,67% em 2021 (09/09/21), com previsões de um IPCA passando de 8% até o término do ano (20/09/21). 

Essas são apenas algumas das matérias que mais impactaram este último ano da Smart Money. Ao todo, são mais de 1300 notícias publicadas sobre os mais diversos assuntos que impactam, de maneira direta ou indireta, nos seus investimentos. 

Smart Money é informação e educação 

Além de entregar informações de qualidade para nossos leitores, a Smart Money também fez de 2021 um ano focado na educação financeira, extremamente importante nos dias de hoje. 

Com a gente, você aprendeu sobre como começar a investir com apenas 5 passos. Aprendeu também a descobrir qual é seu tipo de investidor, e que tipo de investimentos mais combina com você. Afinal, todos nós queremos atingir nossa liberdade financeira

Foram tantas aulas sobre o mercado econômico que fica difícil colocar em um texto só. Publicamos, por exemplo, um material complete sobre o Imposto de Renda, conteúdo de extrema relevância para quem precisa declarar para o leão todos os anos. 

Também ensinamos como funciona a inflação, a Selic e as atribuições das instituições financeiras brasileiras. Se você gosta de história, também publicamos sobre a história do dinheiro, da CVM, e de verdadeiras celebridades do mercado financeiro, como o polêmico Naji Nahas e o ambicioso Warren Buffett. 

Neste 1 ano de Smart Money, também escutamos diversos especialistas, empresários e pessoas que fazem a mudança no mercado financeiro. Em maio, entrevistamos o ex-governador do estado do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto. Em junho, conversamos com o CEO da Messem Investimentos, Mauro Silveira, sobre os grandes planos do escritório após a aquisição da GX Investimentos. 

Entre outros grandes nomes, conversamos com o William ‘Capita’ Machado, ex-jogador do Grêmio e Corinthians, além de Diego Puertageneral manager da Dell no Brasil, e Luiz Silveira, CEO da Scuadra. 

Podcast! 

Em março, demos mais um passo de consolidação como um importante portal de investimentos com o lançamento do Smart Time, nosso podcast especial da Smart Money. 

Desde o lançamento do programa, contamos como presenças ilustres como Felipe Molero, o Kid InvestorDenise Machado, head do setor de private da Messem Investimentos, Nalbert, capitão da seleção brasileira campeã nas olimpíadas de Atenas 2004, e Karen Lopes, personal banker. 

O Smart Time surgiu como uma forma de aproximar você do mercado financeiro, auxiliando em todo o processo de aprendizagem de como fazer uma gestão eficiente do seu dinheiro. 

Todos os episódios estão disponíveis no Spotify ou em qualquer plataforma de podcasts de sua preferência. 

Você conhece nossa NewsLetter? 

Nosso projeto mais novo do portal já está no ar. É a nosso newsletter oficial da Smart Money, a maneira mais rápida de se informar sobre os principais destaques da semana. 

Para conferir esse projeto super especial que preparamos para nossos SmartNautas mais bem informados, você pode clicar aqui

Por um 2022 ainda melhor 

2021 foi um ano de desafios, tanto para o mercado financeiro quanto para nós, como portal de investimentos. 

Tudo isso só foi possível com a sua presença, o nosso leitor, e da colaboração de tantas pessoas que enriqueceram o portal de uma maneira especial. 

A equipe da Smart Money agradece, do fundo de nossos corações, pela sua audiência e leitura, e espera que 2022 seja um ano marcado por mais projetos, mais notícias relevantes e muito café para acompanhar o complexo mercado financeiro brasileiro. 

Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
ArtigosCuriosidadesDescomplicaEducação Financeira

4 erros de investir na previdência em dezembro

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Possivelmente você já saiba que a previdência privada do tipo PGBL é o único investimento que oferece um benefício…
ArtigosEducação Financeira

Recupere seu Dinheiro Agora! A Vantagem do PGBL que Você Não Pode Ignorar!

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Não sei se você já deu conta, mas o final do ano está logo ali. E antes da chegado…
ArtigosEducação Financeira

Investir no PGBL em 2023: Reduza Seu Imposto de Renda até o Final do Ano

1 Minutos de leitura
Com o ano de 2023 em pleno andamento, é hora de considerar estratégias inteligentes para pagar menos imposto de renda e, ao…